Accademia di Costume e di Moda promove, em São Paulo, o Final Work Moda 2010 e a nova geração de estilistas italianos

Accademia di Costume e di Moda promove, em São Paulo, o Final Work Moda 2010 e a nova geração de estilistas italianos

Organizado pelo Istituto Italiano di Cultura de São Paulo e o ICE – Instituto Italiano para o Comércio Exterior, junto às Embaixadas Italianas do Paraguai e Chile, a Accademia di Costume e di Moda, apresenta o Final Work Moda 2010 – A Moda é um ofício, para a América do Sul. O evento, que trará as criações dos destaques da nova geração de estilistas italianos, formados pela Accademia, acontece em São Paulo, dia 22 de setembro, no Museu da Casa Brasileira, e segue, posteriormente, para Assunção e Santiago do Chile.

Numa oportunidade única para conhecer as coleções dos novos talentos e a excelência do Made in Italy, no campo da formação em moda, será realizado um desfile apresentando 54 modelos de Alta Costura, dos 15 estilistas selecionados este ano, na presença de convidados, profissionais e personalidades do setor.

O Final Work Moda 2010 – A moda é um ofício, foi apresentado em fevereiro deste ano, por ocasião dos desfiles de Alta Costura, durante o AltaRomAltaModa, evento que acontece paralelo à Fashion Week de Roma.

Accademia di Costume e di Moda promove, em São Paulo, o Final Work Moda 2010 e a nova geração de estilistas italianos Accademia di Costume e di Moda promove, em São Paulo, o Final Work Moda 2010 e a nova geração de estilistas italianos

Fortuna Briguglio e Ilaria Vallone

Final Work da Accademia

A missão da Accademia di Costume e di Moda é promover os novos estilistas no âmbito da semana de alta costura de Roma. Os estilistas são selecionados por um júri formado por especialistas do setor e idealizam uma coleção composta por cinco looks de Alta Costura, de acordo com o tema proposto, sob a orientação de Liliana Tudini, coordenadora do curso. Os melhores trabalhos são escolhidos e apresentados na semana de Alta Costura de Roma.

Os temas desenvolvidos são sugeridos e trabalhados de acordo com a formação única recebida na Accademia, que promove o estudo contemporâneo da moda e do vestuário. Cada tecido nasce de cuidadosa pesquisa e experimentação de tintas e sobreposições, trançados de fibras, colagens, estampas florais bordadas, aplicações, plissados feitos à mão e costuras que criam tramas únicas. A criatividade é aplicada no tecido e no estilo do momento da criação até o planejamento do desfile.

Final Work Moda 2010 – A moda é um ofício

As coleções apresentam cinco looks que interpretam o conceito de Alta Costura, superando a imagem tradicional da construção e do corte. O laboratório da Accademia torna-se o lugar em que a matéria prima passa pelas mais diversas transformações. Devido aos tingimentos e intervenções, os tecidos simples tornam-se únicos e preciosos, onde a requintada seda volta a ser bruta, bordados misturam materiais inusitados e o resultado traz efeitos inesperados.

Este ano o tema escolhido foi “A moda é um ofício” propondo aos alunos que abordassem trabalhos artesanais como: tecelão de tapete, bordadeira, plastic designer, pescador, marceneiro, botânico, tricoteira, marmorista, cirieiro (fabricante de velas), cesteiro, artesão de papel machê, encadernador, cozinheiro, relojoeiro e entomologista (estudo dos insetos). A proposta foi reforçar a moda como ofício, cultura e pesquisa, com raízes fundamentadas na excelência da arte milenar italiana do artesanato. Cada coleção teve como inspiração uma dessas profissões, com suas afinidades de materiais, cores ou simplesmente conceitos criativos.

Além de exporem suas criações na AltaRomAltaModa, os selecionados são contemplados com um estágio e a possibilidade de ingressar na indústria das grandes marcas italianas como Alberta Ferretti, Valentino, Fendi, Blumarine e Gucci, entre outros. Esta nova geração de estilistas entra para o mundo da moda da mesma forma com que muitos outros, antes deles, o fizeram, e hoje, representam o melhor da criatividade e inovação da moda italiana.

Os jovens estilistas da Accademia di Costume e di Moda que se apresentaram no Final Work Moda 2010 são: Chiara Aversano; Paola Balzano; Fortuna Briguglio; Gabriella Capuani; Claudio Dicorato; Antonella Geracitano; Daniele Gottastia; Laura Maria Grillo; Valentina Klanjscek; Marzio Martella; Ilaria Murrone; Ilaria Vallone; Valeria Onnis; Sara Mirabella; Chiara Zuliani.

Accademia di Costume e di Moda promove, em São Paulo, o Final Work Moda 2010 e a nova geração de estilistas italianos

Chiara Aversano – entomologista

Accademia di Costume e di Moda promove, em São Paulo, o Final Work Moda 2010 e a nova geração de estilistas italianos

Fortuna Briguglio – bordadeira

Accademia di Costume e di Moda promove, em São Paulo, o Final Work Moda 2010 e a nova geração de estilistas italianos

Valentina Klanjscek – tricotadeira

Informações à Imprensa

Instituto Italiano para o Comércio Exterior

Deptº para a Promoção de Intercâmbios da Embaixada da Itália

Publicação: 21 de setembro de 2010

AUTOR

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Florentijn Hofman
Opanka traz Florentijn Hofman para Pixel Show – O maior evento criativo no país

O artista prepara uma surpresa para sua participação no evento deste ano e 10 estudantes poderão fazer parte de sua...

Fechar