ComKids discute e promove a produção audiovisual para o público infanto-juvenil

ComKids discute e promove a produção audiovisual para o público infanto juvenil

Programação inclui a segunda edição brasileira do Festival Prix Jeunesse Iberoamericano, que está com inscrições abertas, além de Mostra, Jornada de Negócios e Workshops

Já estão abertas as inscrições de conteúdos para a segunda edição brasileira do Festival Prix Jeunesse  Iberoamericano. O prazo vai até o dia 08 de abril e o festival acontece de 14 a 16 de junho de 2011. Este ano, a premiação passará a fazer parte de um novo evento sobre o mesmo tema: o ComKids. Além do já conceituado prêmio, a iniciativa será composta por mais três eixos: Mostra aberta ao público com peças premiadas, Jornada de Negócios para o mercado audiovisual dentro do Fórum Brasil de TV, e Workshops com profissionais especializados. Tudo isso, de 11 a 19 de junho, em São Paulo.

O selo ComKids é uma iniciativa do Midiativa (Centro Brasileiro de Mídia para Criança e Adolescente, fundado em 2002) responsável por promover o Prix Jeunesse ao Brasil. Ele nasce com a proposta de discutir e promover a produção audiovisual voltada ao público infanto-juvenil. A produtora e especialista em mídia infantil Beth Carmona, diretora-presidente do Midiativa e sócia da empresa Singular, Arquitetura de Mídia começou a conceber o ComKids no ano passado:  “Quando trouxemos o Prix Jeunesse Iberoamericano para o Brasil em 2009 pudemos perceber que o mercado brasileiro e latinoamericano estava carente de iniciativas que não apenas premiassem, mas discutissem, capacitassem e facilitassem os negócios no mercado de entretenimento audiovisual infantil”. Nos Estados Unidos, por exemplo, a Kidscreen (http://www.kidscreen.com/) faz este papel.

Por meio de parcerias com a Fundação Prix Jeunesse Internacional, SESC-SP, Goethe-Institut, Espaço Unibanco de Cinema\Clube do professor, Converge Comunicações e Latin American Training Center, o ComKids pretende difundir produções audiovisuais de qualidade a partir de pressupostos de responsabilidade social e desenvolvimento cultural. O projeto visa atingir diversos públicos como pais, crianças, professores, estudantes, profissionais de audiovisual, produtores, representantes de emissoras de TV, publicitários e anunciantes.

A versão iberoamericana do Festival Prix Jeunesse, que acontecerá no SESC Consolação, abre inscrições para produções e co-produções de canais de televisão, de web e de produtores independentes da América Latina e Península para as diversas faixas etárias, nas categorias audiovisuais: até 6 anos – ficção, até 6 anos e não-ficção, 7 a 11 anos – ficção, 7 a 11 anos – não-ficção e 12 a 15 anos – ficção e não-ficção. Além destas, há a nova categoria Conteúdos Digitais e Interativos, que visa atender ao crescente e já expressivo panorama de produções digitais para o público infanto-juvenil, na qual podem concorrer redes sociais, games, rádios online, vídeos interativos, aplicativos e conteúdos para celulares, simulações, etc, produzidos por canais de TV, portais, agências e produtoras. As inscrições dos conteúdos serão feitas através do site

http://www.prixjeunesseiberoamericano.com.br/.

Confira abaixo a programação do ComKids:

Mostra ComKids - 11, 12, 17, 18 e 19 de junho

Onde: Unidades do SESC e Espaço Unibanco de Cinema/ Clube do Professor

Ao longo de cinco dias será organizada uma exibição de peças audiovisuais premiadas e produzidas em todo mundo, oferecendo ao público brasileiro a oportunidade de entrar em contato com obras que normalmente não integram o circuito televisivo nacional. As exibições acontecerão em salas de cinema e em salas de projeção de espaços culturais e escolas de São Paulo. Haverá sessões especiais para educadores.

Classificação livre

Público: família, crianças, professores

5º. Festival Prix Jeunesse Iberoamericano – 14, 15 e 16 de junho

Onde: SESC Consolação

Exibição e competição de conteúdos audiovisuais e digitais inéditos organizados por categorias: audiovisuais (até 6 anos – ficção, até 6 anos – não-ficção, de 7 a 11 anos – ficção , de 7 a 11 anos – não-ficção,  de 12 a 15 anos – ficção e não-ficção) e da nova categoria de conteúdos digitais e interativos para crianças e jovens (portais, redes sociais, games, rádios online, etc).

Público: Diretores, roteiristas, escritores, webdesigners, editores, produtores e programadores de TV, web, games, entre outros.

Jornada de Negócios  ComKids Fórum Brasil – 16 e 17 de junho

Onde: Fórum Brasil de Televisão

A Jornada de Negócios promove a difusão de novos produtos culturais entre os principais atores envolvidos nos processos de desenvolvimento, produção, distribuição e licenciamento. O eixo Jornada de Negócios terá conferências, debates e apresentação de cases, buscando promover contatos e facilitar a circulação de conteúdos audiovisuais ancorados em valores como qualidade, criatividade, inovação e responsabilidade social.

Público: produtores independentes, produtores executivos, representantes de canais e portais

Workshops – 15, 16 e 17 de junho

Onde: a confirmar.

Uma série de atividades voltadas para produtores, diretores, roteiristas, designers, educadores e estudantes de cinema, produção cultural e áreas afins. As palestras e workshops serão realizados por profissionais especializados do Brasil e do exterior com foco na especialização profissional para área de mídia e infância. Oferecerá também um panorama do audiovisual infanto-juvenil, dos novos modelos de negócio e experiências em mídias digitais, dos mecanismos de financiamento e as possibilidades de co-produção internacional.

Público: Estudantes de audiovisual, produção cultural, pedagogia e áreas afins; produtores, diretores, roteiristas, educadores, executivos e outros profissionais do mercado audiovisual.

Sobre o Midiativa

Centro Brasileiro de Mídia para Criança e Adolescente, a OSCIP Midiativa foi fundada em 2002 com o objetivo de promover a qualidade de produções audiovisuais para jovens e crianças. Em 2009, o Midiativa trouxe para o Brasil a quarta edição do Festival Prix Jeunesse Iberoamericano. Com o sucesso do evento (cerca de 151 produções infanto-juvenis de mais de 12 países de língua espanhola e portuguesa fora exibidas), o Midiativa e o SESC SP realizam em 2011 a segunda edição do Festival no Brasil dentro da programação do novo ComKids.

Os principais parceiros do Midiativa para realização deste grande movimento são: SESC SP, Goethe-Institut, Fundação Prix Jeunesse Internacional, Fórum Brasil de Televisão, Espaço Unibanco de Cinema/Clube do Professor, LATC – Latin American Training Center, Instituto Paulo Montenegro, Centro Cultural da Espanha em SP/AECID, SENAC e Estação Ciência.

Sobre o Prix Jeunesse

Fundação Prix Jeunesse foi criada em 1964 na Bavária (Alemanha) com o objetivo de promover produções audiovisuais de qualidade para crianças e jovens. A principal atividade da Fundação é o Festival Prix Jeunesse Internacional, que acontece a cada dois anos. A ideia da realização de uma versão iberoamericana do Festival Prix Jeunesse começou a ser desenhada no início de 2001, pelo dinâmico e barulhento grupo de latinos que se conheceu em Munique, a fim de aumentar a participação de seus países num festival mais próximo a sua realidade, e de alcançar uma melhora gradual e sustentável na qualidade das produções audiovisuais infanto-juvenis da região. Até hoje, o Festival Prix Jeunesse Iberoamericano teve quatro edições. As três primeiras foram realizadas em Santiago (Chile), pela UNIACC (Universidad de Artes, Ciencias y Comunicación), e pela CNTV (Consejo Nacional de Televisión), e Goethe-Institut, e a quarta em São Paulo (2009), realizada pelo Midiativa (Centro de Mídia para Crianças e Adolescentes), e pelo SESC SP, em parceria com a Fundação Prix Jeunesse Internacional, Goethe-Institut São Paulo, Centro Cultural da Espanha em SP/AECID, UNICEF, UNESCO, Instituto Paulo Montenegro e Estação Ciência.

 

http://www.ComKids.com.br

http://www.midiativa.tv/blog/

Publicação: 14 de março de 2011

AUTOR

Denise é editora do Fashion Bubbles. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas empresas de moda e teve marca própria de lingeries, a Lility. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
dior autumn winter 2011 05
Sem Galliano, Dior apresenta coleção em Paris

Depois do escândalo da demissão de John Galliano, a Dior apresentou em Paris a coleção para o Outono-Inverno 2011 do...

Fechar