Disney: personagens femininas dão mais trabalho porque precisam estar sempre bonitas

A Disney está trabalhando em “Frozen”, mais uma de suas animações, e que por aqui deve se chamar “Uma Aventura Congelante”. Ela é baseada no conto “A Rainha de Gelo”, de Hans Christian Andersen, e terá (como em grande parte das histórias contadas pela empresa) uma garota no papel principal, chamada Anna. Sua nêmese é também feminina, Elsa, a Rainha de Gelo.

Disney: personagens femininas dão mais trabalho porque precisam estar sempre bonitasAnna é a personagem principal de Frozen, novo longa da Disney

O filme poderia seguir seu curso natural, como os outros, se não envolvesse o megaestúdio em mais uma polêmica. Lino Disalvo, o chefe de animação designado para o longa disse que é bem mais complicado fazer personagens femininas. Até aí, tudo bem, pode ser algo técnico. Porém, o problema é o motivo que ele deu: “Historicamente, animar personagens femininos é muito, muito difícil, porque elas têm que passar por muitas emoções, mas você tem que mantê-las bonitas e sensíveis – você pode fazê-las sair do modelo muito rápido”.

Disney: personagens femininas dão mais trabalho porque precisam estar sempre bonitasO chefe de animação de Frozen deu uma declaração polêmica, revelando que personagens femininas devem ser perfeitas

Disney: personagens femininas dão mais trabalho porque precisam estar sempre bonitas
Elsa será a vilã de Frozen, responsável pelo congelamento da cidade

Machista? Personagens femininas precisam, ainda hoje, parecerem sempre bonitas e frágeis? Ou não seria suficiente o simples fato de optarem por uma princesa “guerreira” no último filme, que foi o caso da arqueira Merida em “Valente”, com seus cabelos cacheados e volumosos simbolizando a rebeldia da personagem?

Disney: personagens femininas dão mais trabalho porque precisam estar sempre bonitasSeria Merida, de Valente, a tentativa do estúdio de uma protagonista mais real?

A questão é que, em 2013, depois de toda emancipação feminina do século passado, todo o processo de “correr atrás do prejuízo” das mulheres pode não significa nada para o maior estúdio de animação infantil do mundo – e que, por tabela, molda a personalidade dos futuros adultos do planeta. A declaração foi ouvida por Janna Busch, uma jornalista que visitou o estúdio para saber mais sobre a animação. Ela não deu tanta atenção para o depoimento, mas muitos internautas que leram acharam absurdo.

Até mesmo ilustradores profissionais. Um deles disse, no Twitter: “Não sei, eu tenho desenhado mulheres emotivas em páginas de quadrinhos há 14 anos e nunca me preocupei sobre elas parecerem bonitas. Eu quero que elas pareçam humanas”.

Disney: personagens femininas dão mais trabalho porque precisam estar sempre bonitasIlustrador revela no Twitter que há 14 anos se preocupa que suas personagens
se pareçam humanas

Todo tipo de rede social foi usada para manifestar a indignação. Tumblr, inclusive. Como nesta imagem, que critica à diversidade que a empresa tentou emplacar, com personagens como Mulan, Tiana, Pocahontas e Jasmine, mas sempre as colocando em segundo plano.

Disney: personagens femininas dão mais trabalho porque precisam estar sempre bonitasAlgumas pessoas creêm que personagens de outras etnias, como Mulan, Tiana, Jasmine e
Pocahontas, ficam em segundo plano

Além disso, a personagem principal de “Frozen” lembra muito a protagonista de “Enrolados”. Algo que também foi bem criticado na web. Tanta polêmica e trabalho para ‘isso’? Detalhe: o novo longa é dos mesmos criadores de “Enrolados”…

Disney: personagens femininas dão mais trabalho porque precisam estar sempre bonitasQualquer semelhança não é pura coincidência, os mesmo criadores de “Frozen” trabalharam
em “Enrolados”

Enfim, Frozen será a aposta da Disney para o Natal nos EUA (deve sair por lá no final deste ano) e conta com Kristen Bell como voz de Anna, a protagonista. Por enquanto, a expectativa é que só seja lançado no Brasil em janeiro de 2014. Confira o trailer:

Imagens: reprodução

Por Marcela Leone

 

 

 

Publicação: 10 de outubro de 2013

AUTOR

Graduada em jornalismo e moda, Marcela é apaixonada por tudo que envolva os universos da moda, beleza, comportamento e cinema. Adora cultura geek, mas só quando o assunto é tecnologia. Já atuou na Revista Estilo, Guia Jeanswear e All Lingeriea, além de coloborar com o Blog do Pro e revista World Fashion.

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
SONHO_GRANDE-1024-1024
Frases Famosas – Sonho Grande, um livro inspirador!

As pessoas que me conhecem, que conhecem meus negócios, sabem que eu sempre digo que ' ter um sonho grande...

Fechar