Ermenegildo Zegna no Brasil – Confira os melhores momentos da palestra no Fórum HSM Family Business 2014

“Busque sempre pela excelência, na tentativa de melhorar algo. Lembre-se de suas histórias, mas viva intensamente o presente mantendo os olhos no futuro.” Ermenegildo Zegna apresentando o aprendizado de três gerações na família Zegna.

Ermenegildo Zegna no Brasil   Confira os melhores momentos da palestra no Fórum HSM Family Business 2014

Grupo HSM apresentou de forma inédita o case de sucesso de Ermenegildo Zegna, trazendo o aprendizado da família Zegna nas últimas três gerações. A palestra foi realizada no Fórum HSM Family Business 2014, que aconteceu nos dias 6 e 7 de maio, em São Paulo. O  Fórum HSM tem objetivo de maximizar o bem-estar geral de negócios familiares, através da experiência dos principais experts internacionais e nacionais.

A marca Ermenegildo Zegna está entre as grifes mais desejadas do universo masculino, um símbolo de sofisticação e poder. Fundada em 1910 e hoje com faturamento superior a 1,2 bilhões de euros; o grupo conta com 543 lojas espalhadas em mais de cem países e é líder mundial em roupas masculinas de luxo.

Chamou atenção a simplicidade e elegância do Sr. Zegna, que deu início a sua palestra lembrando da grande empreendedora brasileira que foi a Eliana Tranchesi da Daslu. Falou ainda como o luxo vem sofrendo com a crise mundial e de como esta desacelerou esse tipo de mercado.

Destacou ainda que a China é o principal mercado e o chinês o principal consumidor. “É preciso estar no lugar certo na hora certa”, falando sobre este grande fenômeno na área de consumo que é esse país asiático. Também é necessário estar atento a fenômenos como o câmbio e levar em consideração suas flutuações, que interferem diretamente nos negócios.

O Brasil vem crescendo ao longo dos anos e chamando atenção do grupo. No futuro, o Brasil vai ser ainda mais representativo no mercado de luxo e ele acredita no crescimento da marca em terras brasileiras.

Para Ermenegildo Zegna, “ o grande segredo é buscar o crescimento e manter os valores”.

Os jovens estão redescobrindo materiais como a lã, que vem sendo muito trabalhada pela marca por suas características térmicas, conforto etc.

A palavra da moda é a personalização. Também destacou a questão digital, onde a marca precisa aumentar sua presença. Ele acredita no filho, como a quarta geração, que vai dar continuidade ao processo digital, pois ele já teve uma experiência bem sucedida com uma startup.

Ermenegildo Zegna no Brasil   Confira os melhores momentos da palestra no Fórum HSM Family Business 2014

Para Zegna, licenciamentos e parcerias são outras formas de alcançar crescimento, pois não dá para fazer tudo sozinho. Também é preciso ter uma boa equipe.

O principal ativo da empresa é a marca, então é necessário que se tenha muito cuidado com a marca. Quando se busca um parceiro, por exemplo, a Maserati, é preciso questionar se esta empresa tem um conceito que case com o conceito da marca.

Ermenegildo Zegna destaca, a todo momento, a questão dos valores e da construção de um legado.

A família atualmente tem uns 20 membros e ele fala da importância de encontrar a posição adequada de cada um deles dentro da estrutura, uma posição especial que destaque seus talentos.

Entre os valores da família Zegna estão a sustentabilidade e a arte, por isso projetos como o ZegArt que tem ações até aqui na grande cidade de São Paulo.

Zegna tem uma atenção especial com projetos que unam as diferentes gerações. A governança do grupo pela família é levada como se fosse uma empresa de capital aberto. Há um Conselho formado por metade de membros da família e metade de executivos de fora.

É preciso levantar questões como:

– Em que condições o legado da família pode continuar?

– Como sermos bem sucedidos e ter um negócio duradouro?

– Questões sobre como equilibrar os interesses de curto prazo, mantendo o legado a longo prazo.

Nunca o nepotismo, ressaltando que é um comportamento muito comum na Itália. É preciso meritocracia – montar uma boa equipe é essencial e compartilhar com ela os valores da família.

Já para os pequenos empreendedores, na percepção dele, conseguir fornecer a um grande distrito pode ser uma oportunidade de crescimento, mas é necessário se manter competitivo.

Outro ponto importante na Itália, é dar importância aos trabalhos artesanais. A tecnologia vem agregar e não substituir.

Zegna destaca ainda, que não se deve permanecer muito pequeno e que se deve diversificar seu negócio, sem perder o foco. Seja negócio de família ou não, não terá futuro sem os jovens talentos e a tecnologia.

Ermenegildo Zegna no Brasil   Confira os melhores momentos da palestra no Fórum HSM Family Business 2014 Ermenegildo Zegna no Brasil   Confira os melhores momentos da palestra no Fórum HSM Family Business 2014

Sobre sua juventude, Zegna revela que ele próprio foi um menino muito difícil – quando jovem, foi muito encrenqueiro. Hoje ele entende que tudo isso faz parte do processo. É preciso errar para aprender. O que não pode é chegar aos 60 e permanecer encrenqueiro. Sobre idade, para ele o grande marco são os quarenta anos.

Já em relação a gestão da família, eles tem por exemplo, um comitê da nova geração que é acompanhado por um mentor e um gestor mais antigo da empresa. Em relação aos membros mais difíceis, tem encontros com eles, principalmente para tentar entender porque estão assim.

Ermenegildo Zegna revela ainda que para se tornar o que é atualmente foi essencial a estadia dele nos Estados Unidos, aos 27 anos, a milhares de quilômetros de casa. Foi lá que ele aprendeu a “nadar”, pois não é fácil sobreviver no mercado americano.

Sobre seu filho, contou:  – “Você será responsável pelo digital, ou você, ou alguém que você indicar.” Zegna não esperava que fosse ele, mas o filho respondeu:-  “ Vai ser eu, desde que eu possa escolher a cidade, pois esta tem que ter um espírito da tecnologia.”

Zegna também revela que um jovem da família Zegna não será admitido se não for melhor que um jovem talento de fora. E que a Apple é a marca mais sexy do planeta.

Para finalizar, explica que cada geração precisa trazer uma contribuição única e especial. “Não tente ser como seu avô.”

Viva o presente, o que está acontecendo agora. Para fazer isso construa em cima do passado. Viva intensamente o presente, mas sempre com o olho voltado para o futuro.

Um dos segredos do sucesso da família é buscar excelência sempre. Se você encontrar alguém melhor que você, tente melhorar! Faça pesquisa de campo, aprenda com quem sabe mais. É preciso ter paixão!

Sobre o evento

O  Fórum HSM tem objetivo de maximizar o bem-estar geral de negócios familiares, através da experiência dos principais experts internacionais e nacionais. No Fórum o participante é levado a vivenciar um ambiente de reflexão, troca de experiências e desenvolvimento, projetado exclusivamente para atender empresas de controle familiar.

Durante os dois dias do evento foram apresentados  uma pauta de conceitos fundamentais para criação de riqueza, planejamento sucessório, empreendedorismo, mercados emergentes e capital, entre outros.

Os palestrantes desta edição foram John Davis, Douglas Stone, Cecília Russo e Jaime Troiano, Michael Roberts, Eduardo Gentil, Vikram Bhalla, Joachim Schwass e Ermenegildo Zegna.

Conversando com alguns dos participantes, empresários do Brasil inteiro, dos mais diversos ramos, percebi que além das palestras, os almoços e intervalos também foram imensamente valiosos pela questão do network e pela possibilidade de troca de experiências com grandes líderes e famílias empreendedoras do país.

Para mim, Denise Pitta, a palestra proporcionou uma certa libertação do “carpe diem”, para viver com menos ansiedade e ter mais tranquilidade na construção do meu legado, o que possibilita ter mais cuidado com as escolhas, sem esquecer dos valores. Nossa geração, impressionada com a velocidade da tecnologia, esquece que é preciso tempo para a construção de um legado!

Ermenegildo Zegna no Brasil   Confira os melhores momentos da palestra no Fórum HSM Family Business 2014

Ermenegildo Zegna no Brasil   Confira os melhores momentos da palestra no Fórum HSM Family Business 2014

Ermenegildo Zegna no Brasil   Confira os melhores momentos da palestra no Fórum HSM Family Business 2014

Ermenegildo Zegna no Brasil   Confira os melhores momentos da palestra no Fórum HSM Family Business 2014

Por Denise Pitta

 

Publicação: 7 de maio de 2014

Tudo sobre:

AUTOR

Denise Pitta é digital Influencer e é editora do Fashion Bubbles. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em 2006 e está entre as primeiras blogueiras brasileiras da moda. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Met Ball 2014 – Confira os vestidos de festa das celebridades

De todos os tapetes vermelhos internacionais, talvez o do Met Ball seja o que mais causa frisson – pelo menos...

Fechar