Personal stylist: ganhe mais clientes e saiba como fidelizá-los

Personal stylist: ganhe mais clientes e saiba como fidelizá los
O estilo está cada vez mais democratizado, fazendo com que os serviços de personal stylist deixem de ser um luxo para se tornar cada vez mais importantes na vida de qualquer pessoa. As vitrines mostram opções tão variadas que é comum ter muitas roupas no armário e não se sentir bem com nada. E é esse o principal desafio da consultoria de imagem: fazer diferença em longo prazo na vida do cliente.

Ao mesmo tempo, a profusão de cursos nesta área tem feito o trabalho de consultoria ser mais acessível e, muitas vezes, assustado os profissionais do ramo com a dificuldade de conseguir os primeiros clientes e fidelizá-los.

Veja dicas para quem está começando como consultor de estilo ou imagem:

Formação diferenciada – por mais que no Brasil não existam cursos de graduação na área, não conte só com seus conhecimentos adquiridos sozinha para fazer uma carreira. Existem muitos cursos livres de consultoria de estilo, além de cursos como marketing pessoal, etiqueta, organização de guarda-roupa, análise cromática e visagismo que podem turbinar sua formação.

Diversifique seu ramo de atuação – não dependa apenas da consultoria particular e individual, que é o serviço mais tradicional. Estude como se atualizar para oferecer serviços a empresas, dando palestras e mini-cursos, ou para lojas, seja ensinando as vendedoras, ou trabalhando com os clientes ou até para academias e salões de beleza.

Seja visto – assim, invista em propaganda em todos esses lugares, deixando folhetos ou combinando parcerias como promoções ou brindes. Não se esqueça também que o principal cartão de visitas é o virtual, portanto, invista no seu site pessoal. Use também o poder do boca a boca a seu favor na Internet, se preocupando sempre em manter boas indicações. No Indike (www.indike.com.br), você pode ter um perfil profissional gratuito, onde quem conhece seu trabalho pode demonstrar satisfação, ampliando oportunidades.

Novos mercados – já pensou em fazer promoções em sites de compras coletivas? É uma forma de trazer mais clientes e impulsionar os serviços mais básicos que você oferece. Outra tendência são os serviços de personal shopper independentes, ou seja, não atrelados a uma loja específica, que têm a tarefa de acompanhar nas compras e até mesmo fazer as compras pelo cliente.

Especialize-se – ter conhecimentos mais profundos sobre um determinado tipo de público também é um ponto positivo. Muitas áreas da consultoria de moda ainda estão pouco exploradas, como a masculina, a adolescente, para noivas ou para idosos. No entanto, como cada grupo tem suas especificidades, estude através de cursos específicos ou livros.

Diversifique preços – ter pacotes com preços flexíveis é essencial, tendo em vista que as classes C e D estão de olho nos serviços de consultoria. Saiba seu preço, seja para atendimentos de algumas horas, mais direcionados ou uma consultoria completa, pois os clientes exigirão versatilidade.

Foto de abertura: Oficina de Estilo

Via Indike

Publicação: 19 de janeiro de 2012

COMENTÁRIOS

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

Leia o post anterior:
rosie-huntington-whiteley12
GNT desembarca na Bienal paulistana para mostrar o melhor do SPFW

Julia Petit estará na ‘Liga de Estilo’ O time de especialistas do GNT chega a São Paulo para a cobertura...

Fechar