Prêmio Rio Moda Hype abre o Fashion Rio 2012

Prêmio Rio Moda Hype abre o Fashion Rio 2012

Dez estilistas novos talentos levarão 100 looks para as passarelas do maior evento de moda no Rio

A 14° edição do PRÊMIO RIO MODA HYPE abre a temporada de verão do Fashion Rio 2012, no dia 29 de maio, no Píer Mauá. Desta vez, quatro novos talentos do Rio de Janeiro vão apresentar os seus looks no maior evento de moda na Cidade Maravilhosa: Branchée, Dobra, André Lucian e Velt.  Também desfilam nesta edição, Akihito Hira e Sann Marcuccy, do Distrito Federal, Lucas Magalhães, de Minas Gerais, Soddi, da Bahia, Martins Paulo, do Piauí, e Janiero, de São Paulo.

O Prêmio Rio Moda Hype acontecerá em dois blocos de desfiles, no mesmo dia, cada um com a participação de cinco estilistas, que vão levar para as passarelas um total de 100 looks, criados especialmente para o evento. Dos dez estilistas selecionados para esta edição, três deles produzem moda masculina (Akihito Hira, Soddi e Velt), outros seis moda feminina (Martins Paulo, Lucas Magalhães, Branchée, André Lucian e Janiero) e dois criam peças unissex (Sann Marcuccy e Dobra).

Prêmio Rio Moda Hype abre o Fashion Rio 2012 Prêmio Rio Moda Hype abre o Fashion Rio 2012 Prêmio Rio Moda Hype abre o Fashion Rio 2012

Festa das Cores

No que depender dos estilistas participantes da 14ª edição do Prêmio Rio Moda Hype, esta temporada de desfiles da coleção Primavera-Verão 2012 será uma espécie de “homenagem” às cores. O primeiro bloco de desfiles será embalado pelos tons mais neutros, discretos, com as coleções de Akihito Hira, Velt e André Lucian, com destaque para o negro dos estilistas Janiero e Sann Marcuccy.

Já no segundo bloco, uma explosão de cores invade a passarela, homenageando a chegada das estações que mais combinam com o Rio de Janeiro. Os cinco novos talentos que vão colorir o primeiro dia do Fashion Rio se inspiraram em diferentes referências culturais: Martins Paulo tomou como base os círculos de Beatriz Milhazes, o bahiano Soddi o Festival de Holi, Lucas Magalhães explorou o grafismo de Roy Lichtenstein, Branchée aproveitou o universo sacro e barroco, e a Dobra usou referências artsy-urbanas, abusando das estampas.

Nesta edição, uma verdadeira Festa das Cores se fará na passarela de mais uma edição do PRMH no Fashion Rio.

Prêmio Rio Moda Hype abre o Fashion Rio 2012 Prêmio Rio Moda Hype abre o Fashion Rio 2012

Prêmio Rio Moda Hype

Lançado em 2004, o projeto Prêmio Rio Moda Hype é um evento em formato de concurso, dedicado a lançar os novos estilistas da moda nacional. O objetivo é descobrir e estimular novos talentos, proporcionando, por meio da premiação, a entrada no mercado. Esta iniciativa foi apontada como a mais importante de inclusão de novos talentos do Brasil, segundo a revista italiana Collezioni.

O Prêmio Rio Moda Hype tem paralelo somente com o London Fringe – evento que seleciona Novos Talentos na Inglaterra para desfilar no London Fashion Week, também lançado em 2004.

O Prêmio Rio Moda Hype é o único projeto para Novos Talentos com seleção democrática e inclusiva, uma vez que é feita com inscrições pela internet, com abrangência nacional, realizado numa semana de moda oficial. Hoje, o PRMH conta com representantes de diversas regiões do país, como: RJ, SP, ES, PR, BA, DF, PI, CE, PE, BH, SC, RS, RN e MG.

A realização do PRMH no calendário da moda brasileira no Rio de Janeiro é resultado das ações do Inbracultmode – Instituto Brasileiro de Cultura, Moda e Design, cuja missão é descobrir e incubar novos talentos.  Nos últimos 14 anos de trabalho voltados para o segmento de novos talentos, os empresários Robert Guimarães e Fernando Molinari promoveram iniciativas como a Babilônia Feira Hype (1996), ponto de partida de mais de quatro mil novas marcas e mais de 300 empresas implantadas, como o PRMH (2004), com 70 novos talentos apresentados nas passarelas e o Portal Roda da Moda (2007).

O site www.rodadamoda.com apresenta vídeos, fotos e web docs com mais de 300 mini documentário sobre arte, moda e processos criativos de estilistas e artistas plásticos. Entrevistas e filmagens também estão no portal, como a cobertura do Inhotim e imagens das principais exposições de arte da cidade. No Roda da Moda, encontram-se todos os vídeos dos desfiles e os mini-documentários com os estilistas das edições anteriores do Prêmio Rio Moda Hype.

Prêmio Rio Moda Hype abre o Fashion Rio 2012

Fonte: Approach

Publicação: 14 de maio de 2011

COMENTÁRIOS

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

Leia o post anterior:
Arthur Caliman teens
Tecnoblu apresenta Book de Tags e marca ampliação de parque fabril

BLUMENAU (SC) - A Tecnoblu expande os negócios. Fez investimento pesado em tecnologia de ponta para crescer a participação no...

Fechar