Satyrianas 2010 celebra os 10 anos dos Satyros na Praça Roosevelt

Satyrianas 2010 celebra os 10 anos dos Satyros na Praça Roosevelt

Parte do calendário oficial do Estado, festival terá 78 horas de atividades culturais no centro da capital, com teatro, música e literatura, entre outras atrações.

Até a meia-noite de domingo, dia 28 de novembro, a Cia Satyros celebra seus 10 anos na Praça Roosevelt em 78 horas de atividades culturais. Em sua 11ª edição, “As Satyrianas – Uma Saudação à Primavera” mantém o formato de um grande festival de artes, envolvendo teatro, cinema, música, fotografia, exposições e palestras, e faz homenagem ao crítico e ator de teatro Alberto Guzik, falecido em junho, e que teve um papel importante na história da Cia.

Satyrianas 2010 celebra os 10 anos dos Satyros na Praça Roosevelt
Alberto Guzik, o homenageado da 11ª edição de Satyrianas. Foto: iG

Com a tradição de reunir grandes nomes, principalmente do teatro, o evento contará com participações, em mais de 30 espaços culturais. Entre os artistas participantes, teremos Marcelo Rubens Paiva, Walcyr Carrasco, Lauro César Muniz, Denise Fraga, Danton Mello, Laís Bodansky, Mário Bortolotto, além de atrações internacionais como atores portugueses (Óscar Silva e Pedro Barreiro), um diretor espanhol (Pepe Nuñez) e um uruguaio (Hugo Rodas).

Sucessos das Satyrianas passadas serão novamente apresentados, como o DRAMAMIX em uma seleção especial de 50 dramaturgos, o Café Literário discutindo temas que fazem homenagem ao ator e crítico Alberto Guzik, Satyras da Dança, FOTOMIX, HQMIX, além de novidades que esta edição do evento traz.

Mais de 250 trabalhos, de teatro, música e performance, foram enviados para apresentação no evento. Os selecionados se apresentarão no Espaço dos Satyros e na nova Tenda CENAMIX. Outra novidade neste ano, o Projeto “Ouvi contar”, é uma ousada experiência de teatro em domicílio que será realizada em apartamentos da Praça Roosevelt, em uma parceria com a SP Escola de Teatro.

O CINEMIX das Satyrianas 2010 também inova: ao longo evento será gravado e produzido um longa-metragem, “Satyrianas – 78 horas em 78 minutos”, em um formato documentário-ficção. Outra iniciativa inédita desta edição das Satyrianas são parcerias com os teatros Folha e Estudio Emme que ofereceram ingressos gratuitos para espetáculos em cartaz. Nos demais espetáculos do festival, o público é que decide quanto vale o show, pagando o ingresso consciente.

Satyrianas 2010 celebra os 10 anos dos Satyros na Praça Roosevelt Satyrianas 2010 celebra os 10 anos dos Satyros na Praça Roosevelt

Satyrianas 2010 celebra os 10 anos dos Satyros na Praça Roosevelt Satyrianas 2010 celebra os 10 anos dos Satyros na Praça Roosevelt
Alguns dos artistas que vão participar do Satyrianas 2010: Walcyr Carrasco, Danton Mello, Marcelo Rubens Paiva e Denise Fraga. Fotos: R7, Alfredo Jr., Eram segredos e Catraca Livre

Calendário Cultura do Estado de São Paulo

Desde outubro do ano passado, o evento tornou-se oficialmente parte do Calendário Cultural do Estado de São Paulo. Em sua última edição reuniu mais de 50 mil pessoas em quatro dias de atividades ininterruptas. Além de promover a democratização cultural, com o acesso gratuito às atrações ou por meio do “ingresso consciente”, o evento busca discutir questões como a situação do teatro brasileiro, promover encontros entre artistas, divulgar novos trabalhos e revitalizar a área central da cidade e a Praça Roosevelt.

Devido à reforma da Praça, o festival esse ano fez uma parceria com o projeto Nova Augusta, que cedeu uma área na confluência da Rua Augusta com Caio Prado para o encontro festivo e democrático dos artistas e do público paulistano.

O festival “Satyrianas” é um evento realizado pela Cia. de Teatro Os Satyros junto à Associação Amigos da Praça, com o apoio do Departamento de Expansão Cultural da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura do Município de São Paulo e da Secretaria Estadual de Cultura.

Confira abaixo destaques da programação em cada uma das áreas:

Teatro e música

Na programação geral de teatro, há destaques como: espetáculos dos Satyros – “Roberto Zucco”, “Hipóteses Para o Amor e a Verdade”, “Justine”, “Filosofia da Alcova”, “Liz”; Festival de Peças de Um Minuto, do Parlapatões; “BOI”, do diretor uruguaio Hugo Rodas; “A Angústia desse Argumento”, dos atores portugueses Óscar Silva e Pedro Barreiro; “Lá Fora, Algum Pássaro dá Bom Dia”, de Marcelo Rubens Paiva;  “Como ser uma Pessoa Pior”, de Mário Bortolotto, entre outros.

Em sua 4ª edição, o projeto DramaMix, destaque da Satyrianas, reunirá cerca de 50 dramaturgos, tais como Lauro César Muniz, Sergio Roveri, Marici Salomão, Otávio Martins, Cláudia Vasconcelos, Laís Bodansky, Walcyr Carrasco, Paulo Cesar Pereio, Hugo Possolo, Paulo Goulart Filho, Gustavo Goulart, Rogério Toscano, Roberto Alvim, Erika Riedel, Vera de Sá apresentando textos inéditos de até 20 minutos. Denise Fraga, Danton Mello, Mario Viana, Paula Cohen e Bruno Fagundes, dentre outros, estarão no elenco das peças.

A Tenda CenaMix também é uma novidade na programação deste ano. Ela visa atender à grande procura de artistas por um espaço para apresentar os seus trabalhos nesta grande Festa do Teatro paulistano. A produção da Satyrianas 2010 recebeu mais de 250 inscrições, de artistas das mais variadas vertentes do teatro e música. Destaque na tenda para o Concurso Garotas Satyrianas 2010; o espetáculo Teatro Quase Mudo (do diretor espanhol Pepe Nuñez); Cansei de Tomar Fanta, com texto do homenageado Alberto Guzik e as apresentações musicais de Filipe Catto e Vanessa Bugmany.

Outra atração que vai trazer o teatro para uma interação direta com o público é o TEATRO DA VERTIGEM: uma intervenção performática nas ruas da Bela Vista, durante o evento a partir do texto Mauismo, de Fernando Bonassi. Mauismo é um exercício de investigação artística com caráter performático e de intervenção, que convida o público para o reconhecimento do espaço da cidade, e o diálogo direto com o contexto urbano, a partir da escolha precisa do espaço da encenação. Esse espaço será a rua onde o público poderá redescobrir a dramaturgia da cidade.

Em Diálogos, a Cia de Teatro Antro Exposto reúne uma jovem equipe de resenhistas com linguagens e olhares muito particulares. Cada espetáculo apresentado na Praça Roosevelt será acompanhando por uma resenha crítica escrita e divulgada no site oficial do evento, nos blogs pessoais e impressas para leitura do público no local imediatamente após sua apresentação.

Uma parceria entre a Cia. de Teatro Os Satyros e a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco resultou no projeto inédito “Ouvi Contar”, idealizado pelo fundador d’Os Satyros, Ivam Cabral, e pela dramaturga e também coordenadora do curso de dramaturgia da SP Escola de Teatro, Marici Salomão. Trata-se da leitura dramática – Teatro de Poltrona – de textos teatrais em domicílio. Onze moradores da Praça Roosevelt receberão em suas residências, durante a Satyrianas, atores iniciantes, consagrados ou até mesmo moradores da própria praça para a leitura dramática de textos teatrais de jovens dramaturgos. Os textos foram selecionados pela dramaturga Marici Salomão.

O Grupos Sensus, do Rio de Janeiro, participará novamente da Tenda Residência fazendo a performance “ambulante” Kinema, que será apresentada nos quatro dias do evento. O público é convidado a entrar numa instalação e percorrer um trajeto conduzido pelos atores que, além de guiá-los, interpretam textos e o estimulam sensorialmente através do tato, olfato, audição e paladar. Como é característico do Grupo Sensus em seus cinco anos de atuação, o espectador é vendado na entrada.

Satyrianas 2010 celebra os 10 anos dos Satyros na Praça Roosevelt Satyrianas 2010 celebra os 10 anos dos Satyros na Praça Roosevelt
Os grupos Parlapatões e Cia de Teatro Antro Exposto. Fotos: Escafandro e O Globo

Cinema

O CINEMIX, braço cinematográfico da SATYRIANAS, que, até o ano passado, dedicava-se exclusivamente à difusão de filmes brasileiros, terá um novo formato nesta edição. Os atores e produtores Daniel Gaggini e Flávia Tonalezi, junto com a MUKE, NA LAJE FILMES e SATYROS CINEMA idealizaram o CINEMIX EM PROCESSO, um projeto que resultará no longametragem SATYRIANAS 78 HORAS EM 78 MINUTOS.

Apesar do CINEMIX não exibir filmes nessa edição das Satyrianas, haverá na Tenda Residência, exibição de filmes do 18 Festival MixBrasil de Cinema da Diversidade Sexual e o VISUMIX, um espaço para projeções de filmes de arte e exposição do artista Fábio Delduque, no Restaurante Rose Velt.

Exposição e Fotografia

Pelo quarto ano consecutivo o projeto FOTOMIX, sob curadoria da fotógrafa Luciana Camargo, participa do evento com cerca de 40 fotógrafos para registrar e exibir em tempo real todas as atividades da Satyrianas. Para esta edição, a abertura exibirá as fotos colhidas em 2009, aproximadamente 120 mil, e, no curso do evento, haverá projeção de imagens, um círculo de palestras, e exibição do curta produzido, em 2009, pelo Coletivo Nossa Tela, que integrou-se ao FOTOMIX no ano passado. O círculo de palestras é organizado pelas fotógrafas Inês Correa e Luciana Camargo e ocorre na Tenda Residência.

No Espaço Feminix, espaço dedicadom a discussões do ser feminino, acontecem exibições de fotografias de mulheres dos Satyros e Bukavu (Congo), além  de instalação, rodas de conversas e peças voltadas ao universo feminino.

Dança

Na programação geral do evento, o Ballet Stagium se apresenta no Teatro de Dança. Já o projeto Satyras da Dança, criado e coordenado na última edição do evento por Helena Bastos e Rosa Hércoles, está agora sob a coordenação de Andrez Ghizze e Caio César de Andrade Costa, alunos do curso de performance da PUC – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. O projeto tem por objetivo reunir num mesmo espaço estudantes e profissionais da dança criando um ambiente para reflexões e apresentações de espetáculos sobre a atual produção de dança em São Paulo. A programação é no domingo.

Literatura

O Café Literário será dividido em três dias de debates com os seguintes temas: Trânsito e Transitoriedade no Teatro, Trânsito e Transitoriedade no jornalismo/critica, Trânsito e Transitoriedade na Literatura. Em cada debate, personalidades de destaque nas áreas dos temas. Marcelo Rubens Paiva, Lauro César Muniz, Jefferson Del Rios e Marici Salomão são alguns dos nomes que estarão presentes.

A Livraria HQMIX, em sua quarta participação nas Satyrianas, mostrará o resultado do projeto Os Satyros em Quadrinhos: cerca de 60 cartunistas elaboraram uma HQ colaborativa a partir de roteiros escritos por cerca de 60 dramaturgos tendo por base o livro “Cia. de Teatro Os Satyros: um Palco Visceral, de Alberto Guzik”. Outra ação da HQMIX é a continuação do projeto Jam Session com a história “O Crime do Teishouko Preto”, por onde passaram 356 artistas. A ideia do projeto Jam Session é realizar uma única obra em que toda uma geração de desenhistas brasileiros participe, criando um importante registro dos grandes artistas da área. Uma história em quadrinhos coletiva e sem fim.

Publicação: 26 de novembro de 2010

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
2010-11-23_154530
Nas luzes do verão: Aprenda tudo sobre as ombré highlights

O verão se aproxima e seus cabelos devem ficar prontos para brilhar como o sol. As celebridades já estão em...

Fechar