SICC fecha com saldo positivo para o setor calçadista nacional

SICC fecha com saldo positivo para o setor calçadista nacional

A maior feira calçadista do sul do país mostra que mercado aposta cada vez mais em inovação e prevê novidades para próxima edição. Evento já tem data marcada para 2013: de 27 a 29/05, novamente no Serra Park, em Gramado/RS.

O SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado registrou saldo positivo para os fabricantes do setor, que a partir de agora começam a produção do segundo semestre de 2012. Em balanço divulgado durante coletiva de imprensa com o Diretor da Merkator Feiras e Eventos, promotora do SICC, Frederico Pletsch revela que a feira está se tornando um espaço estratégico para o setor. Além disso, nos próximos dias, a promotora anunciará novidades em relação ao próximo ano. De acordo com ele, está sendo estudada a expansão da carga horária do evento, um pedido ressaltado por diversos expositores pelo aumento no número de visitantes interessados em comprar. Já em relação à edição de 2012, Pletsch revela um crescimento em torno de 35 e 40%.

Pletsch também afirma que foi possível perceber um fenômeno positivo entre os fabricantes de calçados e acessórios. Segundo ele, as indústrias estão apostando mais em inovação, principalmente em relação à criação de uma identidade brasileira. O interessante, de acordo com ele, é que a mudança está sendo vista em empresas de todos os portes. “O SICC é um termômetro do mercado calçadista. Estamos vendo um fenômeno muito importante, em que as empresas de médio e pequeno porte também estão investindo em moda, em uma identidade própria. O papel do SICC e das entidades parceiras é este, mostrar que é necessário se diferenciar”, completa.

As entidades também confirmam o grande sucesso do evento como lançador das coleções de primavera-verão e como plataforma de negócios. Destacam também que o evento está se transformando em um centro de discussão do mercado calçadista nacional. O Presidente do Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas, Rogério Darci Müller, ressalta que o SICC é referência para os lojistas de todo o Brasil, para ele, a feira é de abrangência nacional e internacional. “Os negócios fechados e alinhavados durante o SICC são consequência do crescimento e da qualidade do evento e dos produtos apresentados”, descreve.

Já o Presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados de Igrejinha (Sindigrejinha), Renato Klein, diz que o mix é cada vez mais atrativo para todas as pontas da cadeia calçadista. “No SICC, o lojista encontra um mix variado e pode suprir toda a sua loja com os produtos que encontra no salão. Outro fator positivo é a possibilidade de fazer turismo e negócios em um mesmo local”, enfatiza Klein.

SICC fecha com saldo positivo para o setor calçadista nacional

SICC – O Salão Internacional do Couro e do Calçado é um evento focado em moda, de formato inovador, promovido pela Merkator Feiras e Eventos, e com um esquema inédito de parcerias junto a entidades setoriais. Esta união faz do SICC uma feira moderna, que agiliza a produção de calçados e de acessórios para o segundo semestre do ano, temporada mais importante para a indústria e para o varejo. O SICC é um referencial do setor coureiro-calçadista brasileiro. Os lançamentos em calçados, novas tecnologias em materiais e processos produtivos, rodadas de negócios e discussões setoriais fazem parte da rotina do salão.

ENTIDADES PARCEIRAS – Entre os parceiros do SICC estão o Sindicato das Indústrias de Calçados de Igrejinha (Sindigrejinha), Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo (SIC-NH), Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga (SICS) e o Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas. A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI-NH/CB/EV) e o Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC) também apoiam o evento.

PRODUÇÃO NACIONAL DE CALÇADOS – Segundo dados divulgados no dia 24 de maio pelo Brasil Calçados 2012 – Relatório Setorial da Indústria de Calçados do Brasil, realizado pelo Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI) e Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçado), as indústrias brasileiras produziram 819 milhões de pares em 2011. Além disso, o setor gerou divisas em torno de R$ 21,8 bilhões e cerca de R$ 521 milhões foram investidos em modernização dos parques industriais e Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

SICC fecha com saldo positivo para o setor calçadista nacional SICC fecha com saldo positivo para o setor calçadista nacional

SICC fecha com saldo positivo para o setor calçadista nacional

SICC fecha com saldo positivo para o setor calçadista nacional

SICC fecha com saldo positivo para o setor calçadista nacional

Publicação: 4 de junho de 2012

AUTOR

Paulistana formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e com curso técnico de locução pela Rádioficina. Atuou como redatora e locutora no Grupo Bandeirantes de Rádio e também como repórter para um telejornal segmentado.

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
159988_243014_capa
Ana Beatriz Barros morena na capa da ELLE de junho

 Edição traz preview de oito estilistas para o verão 2013, guia de estilo e especial perfumes A edição de junho...

Fechar