Guia de Viagem – Paris como você nunca viu antes

Guia de Viagem   Paris como você nunca viu antes
Via Destination 360

Você que já foi a Paris antes, já enfrentou as filas intermináveis da Torre Eiffel e do Louvre, já pagou caro demais para ser mal-atendido e comer mal nos restaurantes para turistas do Champs-Elysée e quer saber o que mais se pode fazer em Paris num domingo além de ver aquela feirinha cansada e cheia demais de Montmartre, este guia é para você. Um mapa da cidade e do metrô é tudo de que você precisa.

Está na hora de começar a entender o verdadeiro charme da cidade, descobrir alguns daqueles segredos que os parisienses, e aqueles que amam Paris como você, guardam a sete-chaves.  Porque o que te faz querer voltar não são as lojas de perfumes da Rue de Rivoli onde se fala português, mas sim aquele restaurantezinho charmoso, em uma rua tranqüila, onde você almoçou sem pressa e teve um prazer que não sai da sua memória.

Você sempre vai ter prazer em rever a Notre-Dame, mas ao invés de entrar junto com a multidão barulhenta nos horários de visita, você vai descobrir que tarde da noite, diante da catedral fechada, os verdadeiros apreciadores de sua arquitetura admiram em silêncio sua beleza eterna. As compras ainda serão um dos grandes prazeres que a cidade oferece, mas não só na Galeries Lafayette, mas também na sofisticada Bon Marché, que fica no metrô Sévres-Babylone, em se tratando de lojas de departamentos ela é simplesmente a melhor. Logo atrás da loja de comidas do Bon-Marché, uma espécie de paraíso-perdido do bem-comer, na rue Du Bac, fica a famosa igreja da Nossa Senhora das Graças, aquela da medalhinha milagrosa que todo mundo quer. Entre e sinta o astral maravilhoso e depois leve umas medalhinhas protetoras, que proteção nunca é demais…

Guia de Viagem   Paris como você nunca viu antes
Bon Marché, a melhor e mais antiga loja de departamento de Paris Via Sky Crapercity

Passeios

Quando o tempo estiver bom, conheça os lindos jardins públicos da cidade, sempre agradáveis e bem-cuidados, onde você pode ver obras de arte e observar pessoas.  Experimente o Jardin du Luxembourg, em St. Germain, o bairro é muito freqüentado pelos estudantes da Sorbonne e é uma delícia, perca-se pelas ruas dali. Outra opção é o exclusivo Parc Monceau, a dois quarteirões do Arco do Triunfo, cercado de mansões e freqüentado pelos bem-aventurados moradores do bairro. Se você estiver viajando com os filhos, vá direto ao Jardin des Plantes, que fica metrô Jussieu, que além de um imenso jardim florido oferece o imperdível Museu de História Natural, com uma coleção insuperável de animais, aves e tudo o mais que você possa imaginar. Tudo mostrado de forma didática e atraente para eles.

Guia de Viagem   Paris como você nunca viu antes
Jardin du Luxembourg, ótimo passeio para relaxar na capital francesa Via Brasil com Z

O bairro inteiro do Marais, no metrô Saint-Paul, é repleto de lojas bacanas, gente bonita e descolada, cafés de calçada e galerias de arte. Passeie por ali a esmo, passando pela Rua Francs-Bourgeois e siga por ela até a deliciosa Place des Vosges, a praça mais charmosa da cidade. Pare um pouco na praça e decida que na próxima vida você quer nascer parisiense.  Dali dá para ir a pé mesmo para a Île-de-Saint-Louis, que é uma pequena ilha residencial no meio do Sena, e percorrer sua ruazinha comercial, a Rue St. Louis-en-L`Ile, cheia de lojinhas divertidas e tomar o melhor sorvete de Paris, Berthillon, vendo suas vitrines.

Guia de Viagem   Paris como você nunca viu antes
Île-de-Saint-Louis, graciosa ilha no meio do Rio Sena Via Wikipedia

Se os jardins não te atraírem, se entregue à gula peregrinando pelos templos da gastronomia que fazem a fama da cidade: Visite os empórios “Fauchon” e “Hediard”, ambos atrás da igreja da Madeleine, que vendem de doces e pães a caviar e champagne, além de todos aqueles chocolates que vão te levar à loucura. Circule pelo mercado da Rue de Buci, em St. Germain, e compre frutas e quiches que podem ser comidos ali mesmo na calçada. Descubra como os parisienses levam o chocolate a sério em lojas como “Maison du Chocolat” , “Debauve et Gallais”, na sofisticada Rue des Saints-Péres  ou tomando o melhor chocolate quente do planeta no salão “Chez Angelina”, na rue de Rivoli, perto da Place de La Concorde. Outra maravilha parisiense imperdível é o salão de chá “La Durée”, na loja da rue Bonaparte com rue Jacob, pertinho do Metrô Saint-Germain-des-Près, que tem os melhores macarons ( bolachas doces com recheio cremoso) do Universo. Eles têm outros endereços, mas é neste que você quer ir.

Gosta de antiguidades? Então fuja das lojas caríssimas ao redor do Museu do Louvre e siga para o “Mercado das pulgas” de Clignancourt, metrô Porte de Clignancourt, que se espalha por um bairro inteiro, aos sábados, domingos e segundas. Entre nas vielas e descubra lojas e mais lojas vendendo absolutamente tudo, de botões a camas, de brincos a estátuas de bronze, por preços bem negociáveis. Programa para muitas horas!

Guia de Viagem   Paris como você nunca viu antes
Feira de rua de Clignancourt, uma charme Via Mood Board

Museus

Você já viu, ao menos em parte, o Musée D’Orsay e o Louvre ? Então é hora de descobrir o Jacquemart-André, uma mansão do século 19, com sua coleção de arte italiana e mobília francesa, além de um excelente café, no Boulevard Hausmann, perto do Arco do Triunfo. Prefere arte mais moderna? Então o Museu Picasso, na rue de Thorigny, no metrô St. Paul, é o ideal, com uma extensa coleção do artista espanhol ocupando uma linda mansão do século 18. Se preferir arte medieval, vá direto ao Musée des Thermes de Cluny, no Boulevard St. Michel, onde verá a melhor arte medieval da cidade, em um edifício da época.
Para passear numa mansão de uma família de banqueiros, ainda com toda a decoração original de móveis de época e obras de arte incríveis, vá ao Museu Nissim de Camondo, ao lado do delicioso Parc Monceau e passe momentos de puro prazer.

Guia de Viagem   Paris como você nunca viu antes
Museu Jacquemart-André, arte italiana e mobília francesa em um castelo do século XIXVia Museé Jacquemart

Hotéis

Imagino que você já tem um bom hotel reservado, e eu espero que seu orçamento permita que ele seja ou o Plaza-Athenée, ou o Lutèce, que é ao lado do Bon-Marché, ou o Meurice. Mas bom mesmo seria você ficar no Hotêl-Costes, que além de ser lindo e bem-frequentado é o melhor localizado: Essa rua é a Oscar-Freire de Paris.

Guia de Viagem   Paris como você nunca viu antes
Vista do Plaza-Athenée, de tirar o fôlego Via The Top Ten

Restaurantes

Qualquer um desses bons hotéis tem Concièrges bem eficientes que falam inglês e podem te reservar os restaurantes bacanas da cidade :

-Sanderens: Altíssima gastronomia, mas sem ser pedante. Chique, com iluminação design e absolutamente delicioso. Fica no canto Place de La Madeleine. Jante lá pelo menos uma vez.

-George: Hiper bem-localizado, com a melhor vista noturna de Paris, ambiente moderno e boa comida. Fica no topo do centro Georges Pompidou.

-Asian: O oriental mais bonito da cidade. A decoração é o máximo e a comida é melhor ainda. Almoço ou jantar, é o restaurante asiático perfeito e fica a poucos quarteirões dos Champs-Elysées.

-Café Marly: Na praça da pirâmide do Louvre, descolado e cheio de comidinhas gostosas. Vá várias vezes, nem que seja para um café e um doce.

-Le Train Bleu: Restaurante à moda antiga, com a decoração palaciana original do século dezenove. Comida clássica. No mezzanino da estação de trens Gare de Lyon. Requer um mínimo de bem-vestir, para não destoar do ambiente.

Guia de Viagem   Paris como você nunca viu antes
Le Train Bleu, clássico restaurante parisiense Via Morrison World

Cafés

Uma instituição da vida em Paris é sentar num café de calçada e observar o mundo passar. Experimente o super-famoso Deux-Magots, no Boulevard Saint-Germain, ao lado do metrô de mesmo nome, ou o Café Beaubourg, em frente ao próprio, onde se vê passar a fauna mais exótica que se possa imaginar. Com um capuccino e um croissant você passa a tarde inteira.

Guia de Viagem   Paris como você nunca viu antes
O famoso e chasmoro Les Deus Magots Via Paris a la Carte

 

Por Eduardo Lourenço

Publicação: 15 de maio de 2013

AUTOR

Existencialista inveterado, publicitário por formação e sinófilo por opção.

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
vestido de festa plus size 000
Vestidos plus size para festas de 15 anos – Plus Glamour!

A festa de 15 anos é, provavelmente, a primeira ocasião especial na vida de uma menina. Só acontece uma vez...

Fechar