Inverno 2013 – O roxo está de volta!

Inverno 2013 – O roxo está de volta!

A cor continua sendo um desafio na composição de looks, mas com um pouco de ousadia  o resultado pode ser uma bela produção.  Sim, o roxo está de volta na moda, pelo menos essa foi uma das propostas do Fall Collection 2012  nas passarelas internacionais.  Marcas como Christian Dior, Christopher Kane e Alberta Ferretti apostaram em diversos tons de roxo –  lavanda, ameixa e violeta.

Apesar de já existir uma pequena mostra em algumas marcas nacionais que resolveram seguir o mesmo time das coleções internacionais, a cor deverá ganhar mais destaque no cenário fashion no inverno 2013.

A cor ganhou um tom mais encorpado sendo o look total (incluindo jóias, bolsa, cinto), segundo alguns consultores de moda, a forma mais fácil de acertar na produção. Mas é preciso muita atenção na escolha das peças para não exagerar na dose. Combinado ao preto é uma ótima alternativa para um look de alta costura ou uma produção com pegada rock. Nesse caso esqueça os tons mais fracos de roxo, pois eles  podem comprometer a produção deixando-a  quase fúnebre.

Para as mais ousadas e de personalidade forte  o duo roxo e vermelho pode causar impacto.  Já para quem não pretende se arriscar tanto o trio roxo, marrom e uma pitada de laranja (ou de mostarda) é uma excelente pedida, lembrando que a intensidade das cores deve ser a mesma. Já os acessórios como calçados, bolsas, cintos, bijouterias e lenços são sempre bem-vindos, principalmente para aquelas que realmente querem arriscar pouco ou quase nada.

 O roxo é a cor do luxo e da paixão! Na Antiguidade – período marcado pelo surgimento das primeiras civilizações até 476 d.C. – onde o corante era produzido a partir de espécies de um molusco do gênero Murex, o uso da cor era restrito aos imperadores, principalmente em Roma. Conta-se que o imperador Nero chegou a punir com a morte o seu uso.

Conhecida também como púrpura, que compreende o leque de tons entre o vermelho e o azul no círculo cromático, durante muito tempo a cor foi usada apenas pela elite.  E ainda bem que estamos em tempos modernos  – “No outono / inverno 2012-13,  o roxo será para todos”!,  anunciou Francesca Burns, editora chefe da Vogue inglesa. Vamos ousar?

 

Imagens – Style.com e Elle.com

Publicação: 27 de julho de 2012

AUTOR

Leonize Maurílio é formada em moda pela UNIP (Universidade Paulista) desde 2004, atua como compradora de confecção e desenvolve coleções como estilista free-lancer. E.mail: leonize_maurilio@yahoo.com.br

COMENTÁRIOS

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

Leia o post anterior:
Fashion-Icon-IrisApfelThumb-300x261
Ícones da moda viram ilustrações

A ilustradora Joana Avillez em parceria com o site americano Refinery 29 desenvolveu ilustrações com as personalidades mais influentes e estilosas...

Fechar