Prime Rib Roast com Batatas e Cebolas de forno

Prime Rib Roast com Batatas e Cebolas de fornoEra sexta-feira, feriado. Um dia lindo de sol pela frente, mil planos do que fazer, mas… Não fizemos nada. Ciro não estava passando muito bem. Nem comeu. Só tomou chá de boldo (mil ecas, tadinho!) e hortelã. Nunca o vi dormir tanto. Um sono febril, silencioso, pesado.

Mas, como dizem por aí, nada melhor que um dia após o outro e com uma noite no meio. O sábado chegou e, ufa, Ciro acordou melhor. Aproveitamos pra fazer uma coisa que queríamos há algum tempo: ir à Prime Cut.

Adoramos carne. Toda vez que vamos ao mercado, três sessões que nunca deixamos de passar são a de utensílios pra cozinha, a de temperos e a de carne. Às vezes não compramos nada nelas, mas ficamos fuçando, vendo as novidades, os rótulos, fazendo planos de receitas futuras. O St Marche, mercado que fica perto de casa, tem uns cortes lindos. Eu falo que é a joalheria do Ciro porque ele sempre para e fica admirando as peças. Os olhos dele até brilham.

A Prime Cut é tipo a Tiffany das carnes! Cortes especialíssimos, um mais lindo (e apetitoso) que o outro. A variedade de opções é tanta que Ciro levou um bom tempo pra decidir o que levar. Flávio, um dos donos do lugar, é mega expert. Explica cada corte, dá sugestões de como fazer… O tipo de atendimento que a gente sempre elogia aqui: atencioso, especializado e que faz a gente voltar sempre.

O sócio do Flávio é o Alexandre – Magninho para os amigos de longa data, como eu. Magninho estudou com o meu irmão mais velho no colegial e acabou virando meu amigo e do meu irmão mais novo também. Um gourmand desde sempre. Sempre viajava com a gente – muitos churrascos na casa que meus pais tinham em Serra Negra.

Na volta pra casa, lembrei que o Magninho tinha uma locadora de filmes e jogos, a Magno Laser, e uma loja de discos, a Magno Music. Na avenida Angélica, em Higienópolis, ao lado da antiga La Villette, lanchonete que bombava quando eu era adolescente. Eu morava superperto, comi muito waffle com sorvete lá.

Pra minha surpresa, o Ciro ia direto à Magno Laser. Alugava jogos de Nintendo (meninos…). Engraçado como a gente frequentava os mesmos lugares, ouvia as mesmas músicas… Assistimos aos mesmos filmes, aos mesmos seriados na TV. Fomos aos mesmos shows… Nunca vou esquecer: logo que começamos a sair, tocou Tesla no carro do Ciro – e não era no rádio. Tirando meus irmãos e alguns amigos, ninguém que eu conheço curtiu (ou ainda curte) Tesla. E o Ciro tem mais de um CD deles.

Fico imaginando se a gente já tinha se cruzado em algum momento antes. Às vezes tenho a sensação de que sim. Mas, definitivamente, algumas coisas acontecem no tempo certo. Porque eu não vejo qual outro momento poderia ter sido melhor pra gente ter se conhecido. Se a gente se cruzou antes, não se notou. Tinha que ser depois. Nem muito cedo, nem muito tarde. Mas vários dias após outros dias. Com noites no meio.

Prime Rib Roast com Batatas e Cebolas de forno

O que usamos
1 ½ cebola
Cebola “red pearl”
4 dentes de alho
Ciboulette
Tomilho seco e fresco
Azeite
Mistura de “herbs de Provance”
1 xícara de vinho tinto (usamos um resto de cabernet sauvignon)
Manteiga sem sal
Flor de sal
4 cortes de prime rib com osso

Como fizemos

Prime rib
Em uma fôrma refratária, fizemos uma cama com algumas fatias de cebola, ciboulette e tomilho (seco e fresco). Colocamos um pouco de azeite. Reservamos.
Em uma frigideira, selamos a prime rib no azeite em fogo alto. Passamos para uma fôrma refratária e levamos ao forno em temperatura alta.
Em uma panela, misturamos vinho, manteiga, cebola picada e os dentes de alho inteiros. Temperamos com pimenta do reino e flor de sal e refogamos.

Batatas
Fizemos uma cama com tomilho fresco, sal, pimenta-do-reino, mistura de “herbs de Provance”. Colocamos as batatas e as cebolas “red pearl” (ambas com casca). Salpicamos um pouco mais desses temperos e azeite. Levamos ao forno pré-aquecido em temperatura alta.

O que bebemos
Malbec Rosé (enquanto cozinhávamos)
Tempranillo (pra acompanhar a carne)
Obs: ambos, indicações do Renê, da Enoteca Cavatappi

Na cozinha tocou
ZZ Top

Vai lá

Prime Cut
Rua Gabrielle D’Annunzio, 1267
Campo Belo – SP
Tel: (11) 5531-7878 / (11) 5531-7979

Enoteca Cavatappi
Rua Carlos Weber, 1476
Vl Leopoldina – SP
Tel: (11) 2337-4138

Publicação: 11 de abril de 2012

AUTOR

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
salao moda brasil 2012
Salão Moda Brasil acontecerá de 3 a 5 junho de 2012 em São Paulo

Entre os dias 03 a 05 de junho, os principais confeccionista femininos, masculinos, lingerie, moda praia, fitness, tecidos e aviamentos apresentarão...

Fechar