Filosofia in the City

Filosofia in the City

Reflexões sobre a matéria Será uma questão de desejar??? do Vinícius Moura.

Pois não é que o Fashion Bubbles endoidou de vez? Veja você: logo o Vinícius Moura, o mais centrado dos autores deste site de moda – e a moda não é justamente o monumento ao efêmero? – resolve dar uma de Sócrates, Platão, Aristóteles e outros habitantes da acrópole e se esquece da gestão, do pé no chão e se volta para o ego interior e lá do fundo desse poço sem fundo vem com um questionamento acerca do desejo? Mas não qualquer desejo, alguma coisinha reles, barata e fácil, como ter um carro do ano ou uma coberturazinha com vista deslumbrante. Não! Esses são desejos factíveis (olha o vocabulário), possíveis (em tese), portanto num momento de revelação transcendental desses, são colocados na coluna dos desejinhos.

O verdadeiro desejo com D maiúsculo é outra coisa, é aquela ânsia por algo maior, desconhecido, pleno, algo realmente grande e arrebatador, que vai preencher totalmente o coração humano, que sacode a plenitude do dia a dia e faz a alma se tornar inquieta, na busca desse algo fascinante e fugidio, que se entremostra, mas não se revela plenamente e nos faz continuar buscando-o em vão, nos faz tremer quando nos julgamos prestes a alcançá-lo e, mesmo sem o poder tocar, ter alento para continuar buscando.

É isso aí, Vinícius, mas que outra coisa o Fashion Bubbles é, para vocês, jovens que o fazem, senão esse lugar privilegiado de reflexão – seja sobre a moda, a administração, os costumes, acontecimentos etc. – que, aos poucos vai levando-os à interiorização, ao mergulho no próprio eu! Nosso mundo trepidante não convida à reflexão, mas vocês estão fazendo justamente isso, e logo você, tão centrado, tão conhecedor das técnicas administrativas, não mais que de repente, sem perceber fez a passagem e se viu em outro território, muito mais complexo e misterioso, questionando a essência do desejo.

Na verdade, Vinícius, questionado a essência do homem. Sim, porque a ânsia por algo mais, pela superação, pela transcendência é o que nos diferencia dos animais, é a nossa glória e a nossa desgraça. É o que origina o progresso, a cura das doenças, a escalada do monte Everest… Pense em seu conterrâneo, o paulista Santos Dumont, inventando o avião: primeiro, claro, surgiu em sua mente o desejo, e logo ele foi lançado à realização, que lhe consumiu estudos, projetos, organização muito dinheiro, até chegar a se concretizar. Pode haver um feito maior?! Mas… Por que mesmo Santos Dumont se suicidou?

É o mistério, profundo mistério do ser humano, que muitos, principalmente no nosso tempo confundem com a busca apenas do dinheiro, do poder, da fama, da velocidade, da criação de algo inédito… Ou, desgraça suprema, tantos vivem num turbilhão tão vertiginoso que nem chegam a buscar alguma coisa. Pois o homem precisa de uns minutos por dia de solidão e de silêncio para buscar algo, o que, no fundo mesmo é a busca de si próprio, podendo chegar a vislumbrar esse abismo incompreensível, esse vazio existencial, esse desejo de algo desconhecido.

Você chegou, via Fashion Bubbles, ao início e ao fim da magia, do encantamento, da angústia e da plenitude de ser humano: quem sabe essa busca é uma centelha do divino que faiscou diante de seus olhos?

E como dizia Lacan: “O desejo é sempre de outra coisa”.

Filosofia in the City

Tudo de bom.
Ignez Pitta

Publicação: 15 de julho de 2008

AUTOR

Ignez é historiadora. Contato: http://www.myfashionbubbles.com/profile/IgnezPittadeAlmeida

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
TeenVogue_ReportedePrimavera001_
Verão 2009 – Teen Vogue

O Blog Laboratório de Moda é ótimo para fazer pesquisa de tendências, nele você encontra ótimas imagens e editoriais. Veja...

Fechar