UNIP promove desfile dos alunos de Design de Moda

UNIP promove desfile dos alunos de Design de Moda

A noite foi especial! Todos deram o melhor de si! Era o primeiro desfile da vida dos nossos alunos de 1º e 2º semestre de Design de Moda da UNIP. Resolvi registrar tudo, desde os preparativos até a passarela.

No decorrer da semana esses “novos” estilistas não pensaram noutra coisa. As aulas adjacentes acabavam sempre passando pelas questões do desfile que estava por vir. A escola toda exalava um entusiasmo juvenil, próprio de quem acredita num futuro promissor.

Uns vieram mostrar-me seus croquis que, ainda com um traço primário arriscavam algumas cores ou dedicados detalhes; outros me descreviam com destreza suas roupas e o processo de construção das mesmas e outros ainda expunham os looks já prontos, com o olhar vibrante, em busca da aprovação dos colegas e do professor!

Independente das emoções individuais, havia uma sensação contagiante de ansiedade e insegurança mista com determinação e prazer! Nos bastidores todos colaboravam mutuamente, não havia mais diferenças entre colegas, o clima era de completa união. O importante era que todos atingissem seus máximos e a passarela que os esperava seria o veículo da exposição do resultado de um trabalho intenso. Entre sombras e laquês pairava a responsabilidade da finalização do look como planejado no projeto.

Lá fora, familiares e amigos aguardavam atentos. O horário, não por acaso, estava marcado para o intervalo das aulas da universidade. Todos seriam testemunhas. Alunos e professores de cursos diversos sabiam do evento e correram para o local cuidadosamente preparado!

Enquanto nossos alunos-estilistas formavam a fila atrás da passarela, o DJ preparava o ambiente com uma música contagiante! Todos os corações pulsavam mais fortes!

Mary, a coordenadora toma frente do evento e abre o desfile! A sorte está lançada! Não há mais como retroceder! Alunos lançam-se na passarela sem titubear! Neste momento ficou claro que alguns vieram pra ficar! Mostram-se seguros e brilham como merecem! A platéia se delicia com o inusitado evento no térreo do “Prédio da Gazeta”.

Eu buscava ângulos na câmera que revelassem o sucesso de um trabalho interdisciplinar, onde a história da moda e do Design se uniram ao desenho, modelagem, composição e criação para realizar um desfile abrangendo referências desde a década de 10 até a atualidade.

Acredito que esse tipo de iniciativa dentro de uma escola de Design de Moda vem a enriquecer muito o repertório de seus alunos. Primeiro porque eles percebem na prática o quão importante é a mescla das disciplinas do curso. O que a princípio é fragmentado faz todo o sentido quando unido num projeto deste tipo, é necessário o apoio de diversas áreas para a construção  individual de cada look, que, ao mesmo tempo faz parte de um projeto maior que também inclui todos os alunos, visto que busca narrar a história da moda num único desfile.

Segundo porque para a realização do desfile eles têm um contato direto com o backstage, preocupações com cabelo, maquiagem, acessórios e até sonorização; sem falar no contato direto com o público e o feedback do resultado deste esforço. A adrenalina de um desfile mesmo que acadêmico é primordial como experiência primeira para o futuro designer de moda.

UNIP promove desfile dos alunos de Design de Moda UNIP promove desfile dos alunos de Design de Moda UNIP promove desfile dos alunos de Design de Moda UNIP promove desfile dos alunos de Design de Moda UNIP promove desfile dos alunos de Design de Moda UNIP promove desfile dos alunos de Design de Moda

Por Cristina Ecker Amaral

Formada em Arquitetura e mestre pela FAU/USP na área de edifício teatral, possui experiência em cenografia e figurinos. Especializada em arte-educação é professora do curso de Design de Moda na UNIP e também coordena do curso de Cenografia e Figurinos do Centro Universitário Belas Artes.

Publicação: 5 de novembro de 2010

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
olho maquiado neon
Sombras neon – as cores que invadiram o verão!

O verão 2011 está aí e promete chegar cheio de vida, cores e neon. Neon? Isso mesmo! Verão e neon...

Fechar