Estocolmo, a capital da Escandinávia – Dicas de Roteiro e Viagem

Estocolmo, a capital da Escandinávia   Dicas de Roteiro e Viagem

Estocolmo é uma das cidades mais lindas da Europa! Combinação da arquitetura de Paris com a geografia de Veneza, a capital da Suécia está localizada em 14 ilhas e ilhotas, unidas por 53 pontes, na região onde o lago Mälaren encontra o mar Báltico.

São tantos os atrativos que fica difícil decidir o que escolher – afinal só de museus, são mais de 80! A dica é adquirir o Stockholm Card, cartão que dá acesso à maioria dos museus, palácios, transporte público, passeios de barco, e tem um custo benefício excelente. Válido por 1, 2, 3 ou 5 dias, o cartão pode ser adquirido em vários pontos turísticos da cidade.

Veja a seguir nossas dicas para aproveitar os lugares mais lindos da cidade:

Comece sua visita por Gamla Stan, onde ficam o Palácio Real e a Cidade Velha, conjunto de casas do século 17. O Palácio Real de Estocolmo é a residência oficial e o maior de todos os palácios do rei Carlos XVI Gustavo (sua esposa, a Rainha Silvia, é filha de uma brasileira). Um dos maiores palácios da Europa (com mais de 600 cômodos) ainda é utilizado para fins oficiais, mas várias áreas podem ser visitadas, como a Capela, a Sala do Trono, os apartamentos dos Hóspedes Oficiais, suítes dos reis e rainhas e vários salões de baile lindamente decorados. Não deixe de ver também a Troca da Guarda, solenidade que acontece diariamente às 12:00, entre os meses de junho a agosto.

Estocolmo, a capital da Escandinávia   Dicas de Roteiro e Viagem Palácio Real

Depois de visitar o Palácio, perambule pelas ruas e becos estreitos da Cidade Velha, um dos mais antigos locais habitados da cidade, com traçado que lembra uma cidade medieval. Entre prédios coloridos e fontes maravilhosas, é o local ideal para uma parada em algum dos seus muitos cafés ou restaurantes (e lojas de suvenirs, porque ninguém é de ferro!).

Estocolmo, a capital da Escandinávia   Dicas de Roteiro e Viagem Gamla Stan

O Stadshuset, ou Torre da Prefeitura, é onde se reúne o parlamento da cidade. Nos seus lindos salões são realizados vários eventos oficiais da cidade, sendo o mais famoso deles o jantar de entrega dos Prêmios Nobel, para 1300 convidados. O jantar é realizado no imponente Salão Azul, que ao contrário do que indica o nome, não tem nada nesta cor. No projeto original as paredes seriam pintadas de azul, mas quando o arquiteto viu o lindo efeito dos tijolos avermelhados, conservou-os sem reboco. Também veja o Salão Dourado, todo recoberto de mosaicos e vitrais magníficos.

Estocolmo, a capital da Escandinávia   Dicas de Roteiro e Viagem Estocolmo, a capital da Escandinávia   Dicas de Roteiro e Viagem

Stadshuset

A parte mais difícil é escolher quais museus visitar, diante da quantidade de opções… Não deixe de visitar a Galeria Nacional (Nationalmuseum) e o Museu de Arte Moderna (Moderna Museet). Na Galeria Nacional você poderá admirar pinturas de Rembrandt, Rubens, Goya, Renoir, Degas, além de conhecer mais sobre o pintores suecos clássicos. Já o Museu de Arte Moderna tem uma importante coleção de arte do século 20 em diante, com destaque para Picasso, Dali, Wharhol e Matisse. O Museu da Arquitetura, que fica no mesmo prédio do de Arte Moderna, também vale a visita.

Mas o museu realmente imperdível é o Vasa Museum (Vasamuseet), que funciona num prédio construído especialmente para abrigar um navio de guerra do século 17. O navio foi mandado construir por Gustavo Adolfo II, rei da Suécia, e demorou dois anos para ser terminado. Com três mastros e dez velas, media 52 metros da cabeça do mastro à quilha e 69 metros da proa à popa e pesava 1200 toneladas. Depois de terminado, tornou-se num dos barcos mais poderosos jamais construído, além de ricamente decorado com entalhes. O Vasa, porém, afundou na sua viagem inaugural e ficou submerso por mais de 300 anos, até ser resgatado em meados do século 20… Para saber de toda a história, não deixe de visitá-lo!

Estocolmo, a capital da Escandinávia   Dicas de Roteiro e Viagem Estocolmo, a capital da Escandinávia   Dicas de Roteiro e Viagem
Vasa Museum

Quase em frente ao Vasamuseet, na ilha de  Djurgården, você pode optar pelo Museu Nórdico (Nordiska museet), para conhecer mais a história do povo sueco e a sua cultura desde finais da Idade Média até à época contemporânea, ou por uns bons drinques no Josefina, misto de lounge e restaurante ao ar livre com uma vista fabulosa da cidade.

Finalmente, numa cidade cuja paisagem é dominada pela água, não deixe de fazer um dos passeios de barco pelos canais. Há várias opções como “Under the Bridges of Stockholm” e  “Good Morning Stockholm Tour“, mas o “Royal Canal Tour” é o único incluído no Stockholm Card.

Estocolmo, a capital da Escandinávia   Dicas de Roteiro e Viagem

Alguns comentários de ordem prática:

  • Prefira visitar a cidade no Verão, quando as temperaturas ficam entre 16 e 22 graus (praticamente o inverno brasileiro!)
  • Para fazer o trajeto do aeroporto para a cidade , vá de trem. É rápido (uns 20 minutos), barato e a estação final é bastante central.
  • Há hotéis para todos os bolsos, mas se o seu orçamento permitir fique no centro da cidade. Recomendo o Grand Hotel, de frente para Gamla Stan; o Berns, voltado para o Berzili Park; ou o Nobis, um charmoso hotel butique recém-inaugurado.
  • É uma cidade cara. Não tão estupidamente cara como Oslo, mas não espere preços de Miami!

Para mais informações:

Publicação: 29 de agosto de 2012

COMENTÁRIOS

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

Leia o post anterior:
1029_262716_campanha_lanca_perfume___verao_2013___04_web_
Moda Praia Verão 2013 – Lança Perfume arrasa em sua nova coleção de biquínis e maiôs

O verão 2013 Lança Perfume é tão intenso e inesperado quanto as mulheres que personificam a marca. A nova campanha...

Fechar