Senac Moda Informação Inverno 2015 – Confira as principais tendências em cores, tecidos e padronagens

Senac Moda Informação Inverno 2015   Confira as principais tendências em cores, tecidos e padronagens

O Senac Moda informação está entre os principais eventos de inspiração no desenvolvimento de coleções aqui Brasil, trazendo as principais tendências em um estudo cuidadoso de peças-chaves, cores, tecidos e padronagens que vão marcar a estação.

Confira o que promete virar hit e esquentar o Inverno 2015 em quatro temas:

  • Mix Decor
  • #StreetStyle
  • Zona de Conforto
  • Sessentinha

O evento começou nesta edição falando  de inovação, com a palestra de Martha Gabriel. Veja como foi em Inovação como caminho para o sucesso.

Resumão: O destaque entre os tecidos fica por conta das Rendas, do Jacquard, Neoprene, Couro, Peles e Pelos, Mix e Patchworks de materiais. Os rosas, kamels e off-whites também aparecem com força. Entre as estampas: flores, étnicos e referências dos esportes, como números e estampas de escritos. Já entre as peças, o kimono, o moletom, moletinho, vestidos e as calças joggers. Os bordados e texturas prometem ser o hit da estação, além blusas com gola rolê. As franjas permanecem.

Mix Decor – Extravagância sofisticada

A ornamentação decorativa é a palavra-chave que permeia o tema Decor Mix, que busca no ecletismo histórico e cultural, ligados ao universo folk, sua fonte de inspiração. O naturalismo casual dos anos 1970 marca presença em looks de aspecto artesanal, mas sempre ricos em detalhes preciosos. Silhuetas desestruturadas em saias e vestidos fluidos harmonizam-se com casacos mais pesados e estruturados. Os comprimentos são alongados e servem de base para uma gama enorme de estampas inspiradas na natureza em formas orgânicas ou geométricas.

Tecidos: Diferenciados e decorativos para peças de impacto.

Com ricos trabalhos de superfície: Devoré, gouffre, bordados, aplicações, pedrarias, rendas, jacquards, brocados, brilhos metálicos. Peles, plumas, franjas, couros, lãs e sedas, crepes, mix de materiais e muitas estampas.

Cores: Luxuosas e exóticas. Neutras sofisticadas, coloridas étnicas e inspiradas na natureza. As cores em destaque são beterraba, caramelo, cereja, abóbora, magenta, cacau, berinjela, verde garrafa e preto.

Padronagens: Motivos de influências asiáticas, oriental e boho. Florais, ramos, paisleys e cashmeres, mosaicos, tapeçarias, seres da floresta, étnicos africanos, animal prints e efeitos de colagem.

Senac Moda Informação Inverno 2015   Confira as principais tendências em cores, tecidos e padronagensEstampas, texturas, rendas, misturas de tecidos, 3D, tecidos artesanais e bordados são destaque deste tema, que é o mais extravagante e luxuoso de todos. Florais, étnicos, xadrezes e animal print estão entre os destaques em estamparia – Senac Moda Informação Inverno 2015

Senac Moda Informação Inverno 2015   Confira as principais tendências em cores, tecidos e padronagensCampanha de Fall/Winter 2015 da Burberry. Mistura de estampas e texturas, a tendência também vem forte nos acessórios como bolsas e sapatos. A Burberry está entre as referências deste tema – Senac Moda Informação Inverno 2015

Marcas Balmain, Valentino e Dolce & Gabbana também apostaram no luxo e na extravagancia. Veja mais refências deste tema em #Tendencias e Reflexões: Texturas + Estampas – Dramaticidade, conflito e delicadeza 

 

 #Streetstyle – Urbano Esportivo

Já no #StreetStyle, o efervescente e veloz mundo das redes sociais provoca misturas de influências relativas às múltiplas expressões culturais do mundo urbano atual, criando moda e modismos que falam diretamente ao universo jovem. Anos 1990, hip hop, rappers, logos e marcas aparentes, esportes radicais, boy bands, bling ring, celebridades instantâneas, colagem digital, grunge cibernético, surf punk, faça você mesmo e outras manifestações da cultura jovem são as palavras deste tema. Entre as peças que se destacam com esta influência estão a calça jogger, suéter de moletom, jaquetas, calças justas, camisetas com mensagens de humor, política ou sexo.

Tecidos: Práticos e tecnológicos para peças casuais e performáticas.

Algodões em peso nas calças, lãs com texturas e acabamentos diferenciados, denim e sarjas, malharia circular, matelassês, nylon, rendas, paetês e acabamentos hi-tech

Cores: Neutras urbanas e utilitárias em contrastes com pastéis ingênuos ou cores vivas e divertidas. As cores, sempre fortes e vibrantes, como: laranja, verde, rosa, azul bic, pink, azul claro e preto.

Padronagens: listras, dizeres, tipologia, letras e números dos esportes norte-americanos, art prints, camuflagens, figurativos ingênuos, ilustrações, mini florais simples.

Senac Moda Informação Inverno 2015   Confira as principais tendências em cores, tecidos e padronagensAqui a grande influência são os esportes, o grafite e movimentos como o Ostentação, destaque para estampas de correntes, números, zíperes e cartum – Senac Moda Informação Inverno 2015

Senac Moda Informação Inverno 2015   Confira as principais tendências em cores, tecidos e padronagensVeja vídeo do Making of the CHANEL Fall-Winter 2014

Zona de Conforto – Elegância Descomplicada

O Zona de Conforto traz influência do mundo ameaçado constantemente por diversos conflitos e por procura de segurança, tranquilidade e simplicidade. As formas volumosas, arredondadas e aconchegantes abraçam o corpo e proporcionam calor e aconchego. O jogo de proporções entre volumes e comprimentos leva a sobreposições elegantes, com ênfase em calças confortáveis, associadas a agasalhos oversized em tricô.

Palavras-chave: luxo simples, prático, utilitário, minimalismo e desconstrutivismo e as cores: leite, cogumelo, violeta, nude, base, cortiça, rosê, verde militar e marinho.

Tecidos: Sofisticados e confortáveis para peças atemporais.Toques macios e caimento natural. Tricôs, pelicas, lãs, sedas, veludos, peles, alfaiatarias e tecidos e malhas duplos.

Cores: sóbrias e discretas, beges,acinzentadas, cosméticas e masculinas

Padronagens: Texturas, padrões de alfaiataria, xadrezes discretos, grafismos, florais chapados e estilizados, ombrês, patchworks de materiais.

Senac Moda Informação Inverno 2015   Confira as principais tendências em cores, tecidos e padronagens

Aqui o que vale é uma elegância clean e sofisticada, que une conforto ao mesmo tempo

Senac Moda Informação Inverno 2015   Confira as principais tendências em cores, tecidos e padronagens

A Ralph Lauren é a grande referência deste tema. Destaques para cores como Off-white e acizentados. Os tons de rosa também aparecem – Senac Moda Informação Inverno 2015

Senac Moda Informação Inverno 2015   Confira as principais tendências em cores, tecidos e padronagens

Sessentinha – Retrô Futurista

No Sessentinha, as formas estruturadas dos meados dos anos 1960 chegam causando rompimento com as peças soltas presentes na moda nos últimos tempos. A alfaiataria e toques andrógenos nos looks são o destaque desse tema sempre associado à modernidade. A nostalgia é anulada pela tecnologia dos materiais e reinvenção de detalhes geométricos e esportivos, com influência também dos anos 1990. Vestidos curtos em linha A são as estrelas. Gola alta, bloco de cores, casacos ou detalhes em pele sintética colorida e materiais metalizados e furta-cor dão o toque de futurismo retrô.

Tecidos: Encorpados para formas estruturadas. Materiais sintéticos que evocam a modernidade da época como vinil, plásticos, cirés, brocados, jacquards, piquês, couros coloridos e metalizados, jerseys e peles.

Cores: Pastéis empoeirados, metálicas e psicodélicas. Entre as cores estão: blush, mel, azul, couro, vermelho, bordô, violeta, ultramar e tons adocicados.

Padronagens: Bolas, listras, blocos de cores, geométricos, pied-de-coq, estrelas, ondulações, grafismos, animal prints, psicodélicos.

Sobre Retrofuturismo

O Retrofuturismo consiste em um movimento das artes plásticas que trazia influência das representações do futuro produzidas antes de 1960. Eram caracterizada por uma mistura de estilos “retrô” à moda antiga com tecnologia futurística.

O estilo incorpora duas tendências sobrepostas que podem ser resumidas como “o futuro visto a partir do passado” ou “o passado visto a partir do futuro”. O  movimento explora temas de tensão entre o passado e o futuro, e entre os efeitos de alienação e fortalecimento advindos da tecnologia. Paradoxo que reflete em criações artísticas e tecnologias modificadas que pretendem transformar em realidade os artefatos imaginados em uma realidade paralela.

Senac Moda Informação Inverno 2015   Confira as principais tendências em cores, tecidos e padronagensO retrofuturismo dos anos 60, são a grande inspiração – Senac Moda Informação Inverno 2015

Senac Moda Informação Inverno 2015   Confira as principais tendências em cores, tecidos e padronagensA Gucci investiu nas referências dos anos 60, mesclando com toque de natureza. Entre os destaques da estação, as estampas de serpente prometem estar entre os principais hits – Senac Moda Informação Inverno 2015

 Veja mais fotos do evento com peças-chaves, cores e tecidos

Separei 12 tendências que tiveram muito destaque durante as palestras:

  • Kimonos
  • Rendas
  • Mistura de materiais
  • Pelos
  • Jacquards
  • Rosas (cor)
  • Off Withe
  • Couro
  • Estampas (Flores, Étnico, Serpente)
  • Texturas
  • Zíperes
  • Vestidos
  • Gola Rolê
  • Kamel
  • Bordados
  • Patchworks
  • Moletom, Moletinho
  • Calças joggers
  • Franjas

Veja também:

 

Por Denise Pitta

Publicação: 4 de setembro de 2014

AUTOR

Denise Pitta é digital Influencer e é editora do Fashion Bubbles. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em 2006 e está entre as primeiras blogueiras brasileiras da moda. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial

COMENTÁRIOS

DESCONTOS EXCLUSIVOS FASHION BUBBLES

Leia o post anterior:
Nova parceria da C&A traz coleção de roupas inédita da Swarovski

Confirmando a onda de fast-fashion que ronda o mercado nacional, a C&A lança mais uma coleção especial, agora com a...

Fechar