Alto Verão 2009 – Confirmação de tendências e cartela de cores

Alto Verão 2009   Confirmação de tendências e cartela de cores

A Moda tem várias peculiaridades e no próprio conceito da palavra moda, elas estão implícitas:

Moda = 1- Voga, uso. 2- Maneira de vestir, uso ou costume de uma época. 3-Artigos de vestuário.

Sabe-se que a moda brasileira é baseada nas coleções internacionais. Marcas famosas como D&G, Marc Jacobs, Gucci, Versace, Louis Vuitton, Prada, Armani, etc.

Após viagens aos grandes pólos de moda e pesquisas de profissionais do setor têxtil, são realizados estudos dessas tendências, que vão desde os fios para a confecção dos tecidos até as cores, estampas, modelagens, aviamentos e tudo o que compõe um look.

A partir disso, a indústria da moda movimenta-se freneticamente para que todas essas tendências cheguem até o consumidor final, tendo passado por algumas adaptações, devido ás mudanças climáticas e aspectos como modelagens e cores. E é ele, o consumidor final, que dará a direção correta a ser seguida.

Estamos atravessando um período ou ciclo em que o tecido plano ameaça a malha. Já é perceptível nas vitrines das lojas vários looks maravilhosos confeccionados em tecidos 100% algodão, seda, linho e outros tecidos com misturas interessantíssimas, tais como; algodão/seda e algodão/poliamida/elastano, além dos acabamentos em resina, que dão um aspecto de encerado aos tecidos.

Toda essa tecnologia empregada na matéria-prima sem dúvida deixará as mulheres ainda mais glamorosas, principalmente porque os conceitos de modelagem com referências dos anos 20,30,40,50,60 e 70 pedem elegância acima de tudo. O Verão 2009 está absolutamente lindo de viver!

Porém já há rumores de que a procura pela velha e boa malha está intensificando-se, para a alegria do público que gosta de praticidade aliada ao conforto. Não que o tecido plano não transmita essas qualidades, tampouco que com roupas de malha uma mulher não possa ser elegante. Mas, sem dúvida, a liberdade de movimentos proporcionada pela malha, combina muito com a mulher brasileira e seu estilo de vida, não é verdade?

Fornecedores de malha, afirmam que a procura pelo produto vem sendo surpreendente. Cores? Preto e Branco (sempre), Bege, Amarelo, Verde Malva, Pink, Lilás, Violeta ou Lilás, Vermelho, Coral, Laranja, Marinho e Caribe (lembrando que cada tonalidade da cor deverá ser adaptada ao público-alvo).

A viscolycra é a campeã: estampada, lisa e principalmente listrada.

Portanto, preparem-se no Alto Verão as malhas estarão de volta às vitrines! Vai sobrepor ao tecido plano? Não sei. Como eu disse, a moda é imprevisível e o consumidor final continuará ditando as regras.

Quanto às peças eleitas? Ainda é cedo para afirmar, mas a procura por vestidos está imensa!

Saiba mais sobre tecido plano e malharia – http://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%AAxtil

Alto Verão 2009   Confirmação de tendências e cartela de cores

Por Leonize Maurílio

Publicação: 12 de agosto de 2008

AUTOR

Leonize Maurílio é formada em moda pela UNIP (Universidade Paulista) desde 2004, atua como compradora de confecção e desenvolve coleções como estilista free-lancer. E.mail: leonize_maurilio@yahoo.com.br

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Petrobrás cria crédito destinado à cultura digital

A Petrobras abrirá no próximo dia 15 de outubro as inscrições para a edição 2008/2009 do Programa Petrobras Cultural (PPC),...

Fechar