China procura soluções

China procura soluções

A ITV chinesa está a perder competitividade. Para fazer face a esta situação, o governo decidiu aumentar a bonificação fiscal para um número restrito de artigos. Mas com os custos de mão-de-obra em escalada, será esta medida uma solução para o longo prazo?

O Governo chinês decidiu aumentar a bonificação fiscal para alguns tipos de produtos têxteis e de vestuário, com o objectivo de aliviar as preocupações dos exportadores. As reduções fiscais para a exportação de seda, fios de lã, fibras artificiais e produtos de algodão foram aumentadas em 2 pontos percentuais, para os 13% no dia 1 de Agosto.

Desde 2007 que o sector têxtil do país se encontra numa posição delicada. Ao longo do primeiro semestre do corrente ano o sector assistiu ao encerramento de mais de 10.000 empresas, enquanto que a margem de lucro média das restantes desceu para os 0,62%, segundo dados da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China.

Os fabricantes localizados em alguns dos tradicionais focos têxteis do país estão gradualmente a perder a confiança. Um relatório emitido pelo China National Textile and Apparel Council (CNTAC) refere que 60 dos 600 fabricantes têxteis em Jiangyin, no litoral leste da província de Jiangsu, encerraram a sua actividade. Mais de 3.000 empresas têxteis em Zibo na província de Shandong, perderam cerca de 30% das suas encomendas para países vizinhos.

Leia matéria completa no site Portugal Têxtil.

Publicação: 15 de outubro de 2008

AUTOR

Queila Ferraz, Coordenadora Geral do Curso de Design de Moda da UNIP, foi professora da Universidade Anhembi Morumbi e dos cursos de pós-graduação de Moda do Senac. É historiadora de moda, especialista em processos tecnológicos para confecção e consultora de implantação para modelos industriais para a área de vestuário.

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
mg__opt
Madonna e Guy Ritchie oficializam divórcio

Sim, é verdade. Madonna e Guy Ritchie estão se divorciando. A informação chega através do site PerezHilton, famoso por cobrir...

Fechar