Como Conseguir um trabalho na área de moda em São Paulo?

Como Conseguir um trabalho na área de moda em São Paulo?

Recebi um e-mail de uma leitora perguntando como conseguir um trabalho na área de moda em São Paulo, a jovem cita que estudou moda em Paris, mas mora no interior do estado e não sabe por onde começar.

Fiquei feliz de ver que hoje, o resultado do meu trabalho, encoraja as pessoas a me perguntarem exatamente as mesmas coisas que eu queria saber há 12 anos atrás.

A pergunta simples me fez voltar no tempo quando cheguei a SP em um domingo de 1997, sem conhecer ninguém, na véspera do dia em que começavam minhas aulas no curso de moda, e eu ainda tinha que achar um lugar para morar naquele mesmo dia.

Perdida, com vários endereços recortados do Jornal Estadão, sem ter noção de que direção tomar, minha aventura daria um livro. Fui morar no Jabaquara em uma pensão. Como foram difíceis aqueles primeiros dias, sem saber as direções.  Quem me dera se eu tivesse alguém para perguntar onde morar, onde e como conseguir um emprego, onde pesquisar moda, onde comprar, como, quando, por quê.

Como Conseguir um trabalho na área de moda em São Paulo?

Hoje, é tudo muito mais simples, com as facilidades da Internet, Google, Facebook, Orkut, ferramentas preciosas, parece é até injusto como as coisas ficaram fáceis.

A informação existe e está disponível em um clique, mas é preciso saber buscar, a informação não vem para você.  Centenas de sites, revistas, jornais e faculdades de moda disponibilizam todos os dias informações atualizadas sobre moda, notícias, endereços. Essas possibilidades não existiam em 1997.

Lembro do dia em que criei meu primeiro e-mail no Zipmail ainda na sala de computadores da Faculdade, poucas empresas tinham um site naquela época. Hoje quem não está na Internet é porque não existe.

Pensei em tudo que aconteceu nesses últimos 12 anos e na mudança revolucionária na área das comunicações. Eu fiz um curso pra aprender o DOS. Alguém se lembra do DOS? Eu viajava todo sábado pra Tatuí pra fazer o curso de computação (isso foi em 1993-1994). O primeiro computador que usei era um 386 verde de tela preta, enorme, com uma impressora matricial!

E o celular? Em 1997 era um tijolo de luxo, caríssimo e pesado pra carregar na bolsa. Hoje o celular é uma pequena máquina que desliza para dentro do bolso da calça jeans, e como num passe de mágica oferece jogos, música, fotos, vídeos, GPS, acesso a Internet, agenda, calendário, e por último a mais básica das funções: também funciona como um telefone sem fio de longa distância.

Isso não é fantástico? Uma maravilha! Mas talvez você esteja se perguntando o que isso tem a ver com conseguir um trabalho na área de moda hoje. Tem tudo a ver. Se você tem um celular, um computador com acesso a Internet e um e-mail, você já está vários passos a frente de quem não tem essas ferramentas. Você pode pesquisar informações sobre a empresa na Internet, enviar seu currículo por e-mail e receber uma ligação em seu celular onde quer que você esteja. Viu como uma coisa está ligada a outra?

Como Conseguir um trabalho na área de moda em São Paulo?

Imagem Wine Diver Girl

Quando você conhece muitas pessoas, basta ligar e falar com alguns amigos, alguém sempre sabe de alguma coisa, mas quando você vem de outra cidade, não conhece ninguém, não sabe se locomover em São Paulo, carregando uma mala de sonhos e um livro cheio de perguntas, a realidade não é tão simples assim, então por onde começar?

Minha resposta hoje é: Comece pela Internet, pelo Google, pela Catho, pelo Carreira Fashion que são sites com oferta de trabalho. Visite o Bom Retiro, vá ate a Rua Cesário Lombroso, José Paulino, olhe as vitrines, entre pergunte, deixe seu currículo, pegue um cartão da loja e escreva o nome da pessoa com quem você falou, anote coisas importantes sobre aquela loja, anote o nome do dono caso a vendedora lhe de essa informação.

Visite lojas de aviamentos, de tecidos, de acessórios, de peças de máquinas de costura, pegue um exemplar da revista da Cavemac. Visite o site do Bom Retiro, anote o nome das lojas e veja se elas têm site na Internet. Ligue para cada uma das lojas e pergunte pelo número do fax ou peça o e-mail de contato e envie seu currículo.

Visite o Brás, pegue uma revista das lojas de atacado do Brás, onde estão listadas as confecções com endereço e número de telefone. Visite o Polo Moda, o Brás Fashion, olhe as vitrines, sempre tem alguma oferta de trabalho. Conheça o SENAI, o SENAC e a Sigbol, em geral essas instituições possuem um painel de vagas de trabalho com endereço, e-mail e requisitos básicos para cada vaga. Use os nomes de ruas ou de locais acima para pesquisar na Internet.

Como Conseguir um trabalho na área de moda em São Paulo?

Participe de eventos, vá a feiras de moda, feiras de artes, exposições, tudo aquilo que for relacionado a decoração, moda, artes e acima de tudo visite museus, feiras de artesanato e feiras de antiguidades. Esteja informada e use seu tempo livre para buscar inspiração para os futuros trabalhos que irão aparecer. Tudo isso gera assunto, inspiração e conecta você a novas pessoas, novos materiais e abre portas.

Esteja aberta para novos desafios, todo mundo quer desenhar roupa feminina, mas existe um bom mercado para noivas, homens, gordos, crianças, calçados, bolsas e agora jóias que estão em alta, tudo isso faz parte do mundo fashion.

Quando for contratada, crie amizades com fornecedores, representantes e vendedores em geral. Todas essas pessoas serão importantes para sua carreira e farão parte das suas conexões para futuros trabalhos. Tenha um cartão com seu nome, telefone, e-mail e o que você faz, (não precisa ter endereço).

Por último, crie um e-mail que seja fácil de digitar e de ser lembrado e reveja sua mensagem no seu celular, crie uma mensagem curta e simples, não invente com mensagens longas ou com música de fundo, porque quando a “empresa” interessada te ligar e você não atender ao telefone, a mensagem no seu celular vai dizer muito sobre você.

Por Sueli Schmitt

Como Conseguir um trabalho na área de moda em São Paulo?
Imagem Ephesto

Como Conseguir um trabalho na área de moda em São Paulo?
Imagem Retail Pro

Publicação: 26 de novembro de 2009

AUTOR

Sueli é estilista formada em Negócios da Moda pela Universidade Anhembi-Morumbi. Trabalhou como Estilista e Gerente de Produto em diversas empresas em São Paulo desenvolvendo Private Label. Atualmente mora em NY e é estilista free-lancer e Consultora de Moda para confecções de Jeans em SP, colaboradora do Jornal Brazilian Sun e do Fashion Bubbles. Desenvolve a marca própria Sueli Schmitt comercializada em feiras de novos designers em NY. Contato: Sueli1100@hotmail.com

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Dog3
Crianças e animais – uma amizade saudável e divertida

   Crianças e animais de estimação, vale o bom ditado popular, “o cão é o melhor amigo do homem”. Ter...

Fechar