Entendendo a Vitrine

Entendendo a Vitrine

Loja Mitsukoshi – Foto: WG

Por Rogério Wolf

Vitrina – (do francês vitrine) Substantivo feminino
Vidraça atrás do qual ficam expostos objetos destinados à venda.
(Fonte: Dicionário Aurélio)

A vitrine é um dos componentes mais importantes de uma loja, ela funciona como elemento de ligação entre o cliente e o vendedor.

A vitrine, reiteremos esse fundamental suporte para o sucesso de uma loja, tem acompanhado a evolução do comércio. Inicialmente, produzíamos apenas para satisfazer nossas necessidades, agora produzimos além delas, estamos na era das necessidades criadas. Nesta nova era, esse componente impreterível, passa a ser uma estratégia de marketing.

É na vitrine que visualizamos muito mais do que produtos, nela identificamos o conceito e a identidade de uma marca.

Entendendo a Vitrine

Loja Dior – Foto: W.G.
Mal executada, por melhor que seja o produto, não despertará a atenção do cliente. Devemos imaginar a vitrine como um palco e nesse palco, o cenário deve ter ritmo cromático, equilíbrio estético e um ambiente de surpresa.

Dispor produtos em uma vitrine requer técnicas que estejam em conexão com tendências artísticas e de vanguarda, além de uma dose de psicologia calculada.

Entendendo a Vitrine

Loja Anna Pegova – Foto: Rogério Wolf

Além de atrair a ATENÇÃO do consumidor para o produto, devemos engendrar uma atenção para a empresa (loja) de maneira geral, criando na esteira desse artifício um vínculo.

Sua renovação constante com troca de produtos e de cenografia busca renovar a atenção do cliente sempre. A efemeridade da vitrine nos permite isso, uma vez que o consumidor se cansa rapidamente do que vê por muito tempo.

Abaixo fotos da Loja Louis Vuitton e sua inquietante dose de mudança:

Entendendo a Vitrine

Entendendo a Vitrine

Entendendo a Vitrine

Entendendo a Vitrine

Imagens W.G.

O planejamento é a única fórmula para o sucesso, e é com ele que se apreende como, no decorrer do ano, a criação de uma identidade para a loja se materializa.

A vitrine, por conseguinte, é uma ferramenta democrática que está disponível a todos os comerciantes.

Por Rogério Wolf

*****

Visite o perfil de Rogério no My Fashion Bubbles.

Conheça o Vitrine RG –  Rogério Wolf é um curioso e aficionado pelo mundo das  vitrines. Seu blog é riquíssimo de informações sobre esse tema, com muitas dicas , vitrines temáticas e referências. Ele posta imagens do que está acontecendo no Visual Merchandising.

Rogério pretende levar a um passeio pelas ruas e cidades por onde passa, dando algumas dicas e escrevendo matérias sobre o assunto.

Publicação: 13 de janeiro de 2009

AUTOR

Rogério é especialista em vitrinismo. Tem executado trabalhos de vitrine nos setores de moda, joalheria e cosmética.

COMENTÁRIOS

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

Leia o post anterior:
image00119
Fabricantes italianos de calçados buscam novas parcerias de negócios no Brasil

Numa promoção do Instituto Italiano de Comércio Exterior - ICE, entidade governamental ligada ao Ministério do Desenvolvimento Econômico da Itália,...

Fechar