Fabricantes italianos de calçados buscam novas parcerias de negócios no Brasil

Fabricantes italianos de calçados buscam novas parcerias de negócios no Brasil

Numa promoção do Instituto Italiano de Comércio Exterior – ICE, entidade governamental ligada ao Ministério do Desenvolvimento Econômico da Itália, e da Associação Nacional dos Calçadistas Italianos – ANCI, 17 empresas italianas participam da 36ª Couromoda, que acontece de 12 a 15 de janeiro, no Anhembi, em São Paulo.

Além disso, a EMI- Ente Moda Itália organiza pela primeira vez sua participação na Couromoda 2009 onde sete empresas italianas de prêt-à-porter apresentam suas coleções no Pavilhão Italiano. A EMI – Ente Moda Itália foi criada em 1983, por iniciativa do Centro de Moda e Sistema da Itália, que promove e difunde o “Made in Italy” no exterior por meio da participação das empresas associadas em feiras internacionais de moda.

Fabricantes italianos de calçados buscam novas parcerias de negócios no Brasil

Moda Made in Italy – MARLYS

O Pavilhão Italiano conta com 200 metros quadrados, onde as empresas participantes buscam parcerias com indústrias nacionais para produzir seus produtos no Brasil e América Latina. Eles trazem o selo “Made in Italy”, de alto valor agregado e com preço final médio e alto.

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Secex-Medic, de janeiro a outubro de 2008, a Itália vendeu ao Brasil 7 milhões de dólares ou 60 mil pares. Em contrapartida, no mesmo período, 5,9 milhões de pares “Made in Brasil” foram vendidos no mercado italiano, totalizando 118,3 milhões de dólares.

O objetivo do grupo de empresas calçadistas, coordenado pela ANCI, é reforçar a presença no Brasil dos calçados com o selo “Made in Italy”, que se destacam pelo design, alta qualidade dos componentes utilizados e acabamento, buscando novas parcerias e visando incrementar o intercâmbio comercial entre os dois países. Grande parte das associadas à ANCI são empresas de pequeno e médio porte, que representam 70% do faturamento total de toda a produção italiana de calçados. A entidade, por meio da A.N.C.I. Servizi S.r.l., é organizadora do MICAM Shoevent, importante Feira Internacional de Calçado, que acontece em Milão.

Integram o Pavilhão Italiano (ICE) na Couromoda as empresas de calçados: Alberto Gozzi, Aldo Brue, Ballin, Bruno Magli, Franco Ballin, GFratelli Rossetti, Gianmarco Lorenzi, Iris, Luciano Padovan, Pakerson, Vito Artioli e o Consorzio Vigevano Export, presente com cinco de suas associadas: Brunate, Caimar – Cesare Martinoli, Speroni Renato Cenedella, Sultana e Pè Pè.

Integram o Pavilhão Italiano (ICE) na Couromoda – as empresas de vestuário: Bresciani, I Pinco Pallino, MA.AL.BI, MAC’S Cashmere, Marly’s, Sportswear Company e View di Monica Crestan.

Consorzio de Vigevano Exportação – congrega 56 empresas do setor e organiza feiras e missões. Isso permite que seus associados unam-se e fortaleçam-se para participar de eventos internacionais, o que seria inviável de modo autônoma. As empresas consorciadas produzem maquinários, calçados e acessórios. A cidade de Vigevano, conhecida mundialmente por seus famosos designers de calçados, concentrou grande parte da produção calçadista italiana, sendo considerada o berço desta indústria.

ANCI – Associação Nacional das Indústrias Italianas de Calçados
Entidade com cerca de mil associados, que representam 70% do faturamento de toda a produção italiana de calçados. Em sua maioria, trata-se de empresas de pequena e média dimensão, cada qual especializada em um elo específico da cadeia produtiva. A finalidade da A.N.C.I. é estudar, patrocinar e promover iniciativas no campo econômico, técnico e científico no interesse da indústria de calçados, representando-a em todos os níveis institucionais. Por meio de sua empresa de serviços, a A.N.C.I. Servizi S.r.l., organiza o MICAM Shoevent, importante exposição mundial do calçado.

ICE – Instituto Italiano para o Comércio Exterior

Entidade que responde pela promoção do intercâmbio comercial e tecnológico entre a Itália e os demais países, sobretudo no que tange às empresas de pequeno e médio porte e seus consórcios de exportação. Sediado em Roma, possui 17 escritórios na Itália e outros 117 espalhados em 87 países. Suas atividades são financiadas por meio de recursos provenientes do Ministério Italiano do Desenvolvimento Econômico e, em menor grau, pelas empresas italianas que utilizam seus serviços promocionais e de consultoria.

Com sua rede de escritórios, garante apoio às empresas italianas que desejam atuar no mercado global, fornecendo informações a nível econômico, legal e técnico, bem como desenvolvendo estudos setoriais e análises personalizadas da concorrência e de viabilidade de mercado, auxiliando-as no fechamento de contratos de venda, estabelecimento de joint-ventures, concessão de licenças e instituição das demais formas de cooperação. Através da realização de Pavilhões Oficiais Italianos em exposições internacionais e de missões comerciais de empresários à Itália, bem como de italianos ao exterior, de cursos e convenções, de campanhas publicitárias e outras iniciativas de seu Programa Promocional, o ICE intensifica as oportunidades de negócios, reforça a imagem da marca Made in Italy e promove a cooperação industrial e o investimento de capital estrangeiro na Itália.

Pavilhão Italiano – Made in Italy – Calçados e Confecções na Couromoda 2009
Rua B/C 35/38

Couromoda 2009
Data: 12 à 15 de janeiro
Horário: de 12 a 14 de janeiro de 2009 – das 10h às 20h e dia 15 das 10h às 17h.
Local do evento: Pavilhão do Anhembi, Av. Olavo Fontoura, 1.209 – SP________________________________________

Regina Di Marco
Assessoria de Comunicação
ICE – Instituto Italiano para o Comércio Exterior
www.ice-sanpaolo.com.br
( 11 2950-4820 * rdimarco@uol.com.br
________________________________________

Publicação: 12 de janeiro de 2009

AUTOR

Queila Ferraz, Coordenadora Geral do Curso de Design de Moda da UNIP, foi professora da Universidade Anhembi Morumbi e dos cursos de pós-graduação de Moda do Senac. É historiadora de moda, especialista em processos tecnológicos para confecção e consultora de implantação para modelos industriais para a área de vestuário.

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
950397-3860-ga
Fashion Rio Inverno 2009 – Lilica Ripilica

"Com uma personalidade única e encantadora, a Lilica Ripilica é uma coala charmosa, alegre e romântica, que adora estar na...

Fechar