Identidade Brasileira na Moda – Ministério do Desenvolvimento Agrário Lança Moda

Identidade Brasileira na Moda   Ministério do Desenvolvimento Agrário Lança Moda

Em meio à beleza da Marina da Glória, no Rio de Janeiro, o Fashion Bubbles percorreu a imensa, muito profissional e organizadíssima exposição Brasil Rural Contemporâneo, (08 a 12/10/2009), experimentando sabores e aromas das comidas e bebidas típicas originárias do Oiapoque ao Chuí, ouvindo músicas de raiz de todo o Brasil, tocando texturas de artesanatos idem, mas maravilhou-se mesmo com o Projeto Talentos do Brasil: Mãos que (Re)fazem o Mundo.

Ninguém melhor que os próprios autores do projeto para descrevê-lo e assim reproduziremos alguns textos do catálogo da moda exposta, vinda também de todas as regiões do Brasil: “É inevitável admirar a beleza das peças que trazem a marca “Talentos do Brasil”. Entretanto a beleza é ainda mais profunda, quando vista desde sua origem: Criada pelas mãos habilidosas de artesãs e artesãos que vivem no interior do Brasil, que unem técnicas e experiências  – muitas delas milenares – repassadas de geração para geração, com o saber de renomados profissionais de moda, design e arquitetura.

Identidade Brasileira na Moda   Ministério do Desenvolvimento Agrário Lança Moda
Imagem do site Moda Brasil Tour

Identidade Brasileira na Moda   Ministério do Desenvolvimento Agrário Lança Moda
Imagem do site Ronaldo Fraga

Palha de buriti, coco de babaçu, fibra de tururi, couro de peixe, juta, sementes diversas, sisal… algodão orgânico, lã de carneiro, crina de cavalo e pedras preciosas são algumas das matérias-primas encontradas abundantemente na biodiversidade local que, retiradas de forma sustentável, são utilizadas na confecção das peças. Materiais que ganham o mundo da moda, com criatividade, sensibilidade e alto índice de brasilidade.

O resgate de antigas técnicas manuais, forte traço da identidade brasileira, muitas delas ameaçadas de desaparecer, formam a concepção do Programa Talentos do Brasil. A isso se junta uma poção de renovação e contemporaneidade, vinda da troca de saberes estimulada nas oficinas coordenadas por profissionais de moda, design, e arquitetura. O resultado são peças que renascem e chegam ao mercado sem perder a alma. A cada nova coleção, peças ricas em simbologias encontradas no entorno das regiões de onde vêem. Dessa forma, as tipologias são também tessituras de aspectos históricos, sociais, econômicos e culturais do Brasil.

Identidade Brasileira na Moda   Ministério do Desenvolvimento Agrário Lança Moda Identidade Brasileira na Moda   Ministério do Desenvolvimento Agrário Lança Moda Identidade Brasileira na Moda   Ministério do Desenvolvimento Agrário Lança Moda Identidade Brasileira na Moda   Ministério do Desenvolvimento Agrário Lança Moda Identidade Brasileira na Moda   Ministério do Desenvolvimento Agrário Lança Moda Identidade Brasileira na Moda   Ministério do Desenvolvimento Agrário Lança Moda
Da esuqerda superior à direita inferior:

Imagens do site Cooperunica

Assim, as artesãs que integram o programa seguem (re)fazendo o mundo à sua volta, conquistam mais qualidade de vida para si e suas famílias, melhoram sua auto-estima, perpetuam culturas e saberes e utilizam recursos naturais de maneira sustentável. Enquanto isso, as peças que trazem a marca Talentos do Brasil enchem os olhos de quem admira a beleza que expressam.

Criado em 2005, o Programa Talentos do Brasil é uma iniciativa do Governo Federal, executado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, conta com a parceria do SEBRAE e do Ministério do Turismo, e com o apoio da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural, do Programa Tex-Brasil e da Agência de Cooperação Alemã.”

Veja o Vídeo Talentos do Brasil

Identidade Brasileira na Moda   Ministério do Desenvolvimento Agrário Lança Moda
Imagem do site Cooperunica

Identidade Brasileira na Moda   Ministério do Desenvolvimento Agrário Lança Moda
Imagem do site Finíssimo

Veja mais em:

Portal do Desenvolvimento Agrário

Brasil Rural Contemporâneo

Mãos que (Re)fazem o Mundo

Publicação: 21 de outubro de 2009

AUTOR

Ignez é historiadora. Contato: http://www.myfashionbubbles.com/profile/IgnezPittadeAlmeida

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
consumo-passeio
As gerações e o consumo tangível: idosos, adolescentes e os impactos no mercado

A análise das gerações e os estudos das faixas etárias estão mudando muito. O sexo e a idade não ajudam...

Fechar