Pitti Filati N69 – Balanço Final das tendências mundiais em fiação para tricô e malharia

Pitti Filati N69 – Balanço Final das tendências mundiais em fiação para tricô e malharia

A última edição da Pitti Filati, encontro internacional do setor de fios para tricô e malharia que apresentou tendências mundiais em fiação outono-inverno 2012-13, registrou bons resultados e números em crescimento: corredores cheios, presença internacional de peso e uma intensa atividade de negócios e contatos durante os três dias da manifestação, que aconteceu de 05 a 07 de julho de 2011, em Firenze – Itália.

A edição N69 da Pitti Filati terminou com uma atmosfera de otimismo, com claros sinais que, para a indústria italiana e internacional de fiação, o mercado está em recuperação. Com área expositiva de 20 mil m2, contou com a participação de 110 marcas (30 expositores dentro da área Fashion At Work), e 23 marcas provenientes do exterior. Os números finais mostram que a participação alcançou um total de 5.250 compradores (vs. 5.100 em julho de 2010), com um aumento significativo de compradores estrangeiros (+ 7,4%, num total de mais de 2.350), e o número de compradores italianos igualado aos níveis registados na edição passada (cerca de 2.900).

Com relação aos mercados estrangeiros, houve excelentes performances dos principais polos internacionais de moda como o Japão (+ 31%), Estados Unidos (+ 15%), Rússia (+ 14%), Reino Unido (+13,5%), Espanha (+ 11% ), Holanda (+ 8%) e Hong Kong (+ 6,7%). O top 15 países foram, mais uma vez, liderados pela Alemanha, com 396 compradores, seguidos pelo Reino Unido (343), os Estados Unidos (240), França (203), Japão (148), Espanha (128), Hong Kong (111), Suíça (99), Holanda (84), Rússia (73), Suécia (72), Turquia (63), China (41), Áustria (33) e Dinamarca (29).

Pitti Filati N69 – Balanço Final das tendências mundiais em fiação para tricô e malharia

“Esta foi uma das melhores edições da Pitti Filati nos últimos anos”, afirma Raffaello Napoleone, CEO da Pitti Immagine. “Todos os fabricantes de fios confirmaram o excelente desempenho registrado pela indústria em 2010 e os primeiros meses deste ano: aumentos nos pedidos e volumes de vendas, um sinal de que, apesar dos aumentos nos custos de matéria-prima, o tricô e a malharia retornaram como grande tendência na moda, juntamente com a excelente produção das fábricas de fiação italianas e internacionais, para o qual temos grandes expectativas para as próximas temporadas. Eu gostaria de concluir, apontando o sucesso de foco desta edição sobre o desenvolvimento sustentável e uma abordagem eco ética de moda, interpretada no Spazio Ricerca Recyclethic, e na área dedicada ao Tessile Sostenibile [Têxtil Sustentável].

Tendências Pitti Filati N69 para a temporada outono-inverno 2012/2013

A Pitti Filati, referência nas tendências de fios, trouxe a ecologia como tema principal fazendo ressurgir os materiais naturais. Fios coloridos, padrões combinados, encontro de tons ousados com as cores limpas e discretas, fibras inovadoras e tratamentos especiais. Forte presença das malhas, descoberta para todos os tipos de roupa, de pulôveres a sobretudos e os efeitos softs/espumantes, uma sensação no evento.

Pitti Filati N69 – Balanço Final das tendências mundiais em fiação para tricô e malharia

Temas

Abraço da Natureza:  As propostas dos fios e das coleções desvendam um abraço super-soft da natureza, o fascínio e a evolução de materiais macios e aconchegantes. Tendência fortemente ligada à qualidade dos materiais: lãs finas e sofisticadas, caxemira, alpaca, mohair, angorá e mesclas que garantem proteção e conforto. Quando se fala de fios naturais, refere-se às sensações táteis extremamente macias e fios cardados especiais, fofos e arejados que compõem looks artesanais. Os grandes clássicos estão reaparecendo e trazendo as transparências luminosas, parecendo pelos de camelo, gazes e bouclês volumosos e super leves.

Inspirações que nascem nas montanhas: As montanhas solenes e misteriosas, locais sombrios  que abrigam  animais ferozes, são grande fonte de inspiração: peles luxuosas em mohair, alpaca em fios  fantasia, fios que se parecem com couro desgastado e as estruturas que recriam o aspecto das superfícies rochosas . Estruturas transformadas com técnicas aperfeiçoadas que criam um novo brilho em misturas de lãs finas e viscoses, efeitos ópticos bicolores e as lãs stretch com visual nude evidenciando uma beleza surreal. Ainda as montanhas no inverno, o calor dos chalés de madeira, sensação de intimidade e proximidade: mohair, acetato, viscose e os toques de gliter que dão às lãs um aspecto discreto e metálico.

Pitti Filati N69 – Balanço Final das tendências mundiais em fiação para tricô e malharia

Alma “eco”: Terra, raízes, folhas, cascas, fibras vegetais, ressoam como ecos de conscientização ambiental.  Linho e cânhamo, fibras naturais por excelência, mostram seu lado rústico. Ponto alto de importantes desenvolvimentos no processo produtivo: os bio-fios, desde os 100% naturais aos fios coerentes ao tema da reciclagem (artesanato, feito à mão, reciclados).

Alpaca rouba a cena: Cores queimadas e oxidadas, em versões de tons que mostram as estruturas que a alpaca tem para oferecer. Tecidos puros ou mistos, tal como o jogo com o linho, a amplas ofertas de fios naturais. Temas: sustentável, renovável, biodegradável e com conteúdo ético.

Inverno em tons naturais com toques de brilho: Paisagens de outono, misturas de beges e cinzas, claros e escuros,  expressam um desejo da natureza.  É inverno: tons de gelo e de água, encontros de tons de azuis e verdes com os rosas. Foco especial na animada paleta outono inverno 2013, tons pastéis em cinza, opacos naturais em tons brilhantes de ouro e prata.

Fonte: RM Press

Pitti Filati N69 – Balanço Final das tendências mundiais em fiação para tricô e malharia

Publicação: 6 de setembro de 2011

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
lingerie victoria 2
Newcolor Etiquetas promete muitas Sensações com sua coleção durante o 38º Senac Moda Informação

Gosta de sentir sensações? A Newcolor Etiquetas convida você a comparecerem ao 38º Senac Moda Informação, no dia 29 de...

Fechar