SPFW começa hoje, sob o impacto da aquisição de grifes por investidores

A moda brasileira vive um momento histórico. Investidores começaram a adquirir no final do ano passado algumas das principais grifes do país, a fim de formarem grupos de gestão de marcas, nos moldes dos que existem na Europa e nos EUA.

Com isso, empresas de moda que muitas vezes eram negócios quase familiares passaram para as mãos de gestores profissionais, com objetivos capitalistas ambiciosos.

A temporada do inverno-2008 da São Paulo Fashion Week, que começa hoje e vai até a próxima segunda, acontece sob o impacto do novo poder desses grupos recém-surgidos e de suas aquisições bombásticas –como a da holding I’M Identidade Moda, que comprou a Zoomp e arrematou neste mês as grifes Herchcovitch; Alexandre e Fause Haten.

Para discutir a situação atual da moda no país, a Folha convidou dois dos principais estilistas do país, Alexandre Herchcovitch e Marcelo Sommer. O primeiro, após vender a sua marca, agora exerce três funções na I’M: diretor de criação da Herchcovitch; Alexandre e da Zoomp e curador geral das demais marcas da holding.

Sommer é dono da marca Do Estilista e atua como diretor de criação da Cavalera. Em 2004, ele vendeu a grife Sommer para o grupo catarinense AMC Têxtil, passou a atuar como diretor criativo da marca, mas, após uma série de mal-entendidos, saiu da empresa em 2006.

Hoje, ele está impedido de usar o nome Sommer em seus produtos. “Foi muito ruim que tivesse ocorrido esse problema, mas, por outro lado, foi bom para o aprendizado geral do que não se deve fazer com uma grife”, afirma Herchcovitch.

Leia o artigo completo e a entrevista na Folha Online.

Publicação: 16 de janeiro de 2008

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
we-mix
we-mix.br = revista virtual de estampa

A Patrícia de Miranda, do Santa Mistura, está coordenando o lançamento da revista virtual de estampas, a We-Mix.Br. Já são mais de 20...

Fechar