Logo

A História do Ovo e Outros Símbolos da Páscoa

A História do Ovo e Outros Símbolos da Páscoa

O hábito de dar ovos de verdade vem da tradição pagã. O hábito de trocar ovos de chocolate surgiu na França. Antes disso, eram usados ovos de galinha para celebrar a data.

A tradição de presentear com ovos – de verdade mesmo – é muito, muito antiga. Na Ucrânia, por exemplo, centenas de anos antes de era cristã já se trocavam ovos pintados com motivos de natureza – lá eles têm até nome, pêssanka – em celebração à chegada da primavera.

A História do Ovo e Outros Símbolos da Páscoa

Os chineses e os povos do Mediterrâneo também tinham como hábito dar ovos uns aos outros para comemorar a estação do ano. Para deixá-los coloridos, cozinhavam-nos com beterrabas.

Mas os ovos não eram para ser comidos. Eram apenas um presente que simbolizava o início da vida. A tradição de homenagear essa estação do ano continuou durante a Idade Média entre os povos pagãos da Europa.

Eles celebravam Ostera, a deusa da primavera, simbolizada por uma mulher que segurava um ovo em sua mão e observava um coelho, representante da fertilidade, pulando alegremente ao redor de seus pés.

Os cristãos se apropriaram da imagem do ovo para festejar a Páscoa, que celebra a ressurreição de Jesus – o Concílio de Nicéia, realizado em 325, estabeleceu o culto à data. Na época, pintavam os ovos (geralmente de galinha, gansa ou codorna) com imagens de figuras religiosas, como o próprio Jesus e sua mãe, Maria.

A História do Ovo e Outros Símbolos da Páscoa

Na Inglaterra do século X, os ovos ficaram ainda mais sofisticados. O rei Eduardo I (900-924) costumava presentear a realeza e seus súditos com ovos banhados em ouro ou decorados com pedras preciosas na Páscoa. Não é difícil imaginar por que esse hábito não teve muito futuro.

A História do Ovo e Outros Símbolos da Páscoa

Foram necessários mais 800 anos para que, no século XVIII, confeiteiros franceses tivessem a idéia de fazer os ovos com chocolate – iguaria que aparecera apenas dois séculos antes na Europa, vinda da então recém-descoberta América. Surgido por volta de 1500 a.C., na região do golfo do México, o chocolate era considerado sagrado pelas civilizações Maia e Asteca. A imagem do coelho apareceu na mesma época, associada à criação por causa de sua grande prole.

Na antigüidade os egípcios e persas costumavam tingir ovos com cores da primavera e presentear os amigos. Para os povos antigos o ovo simbolizava o nascimento. Por isso, os persas acreditavam que a Terra nascera de um ovo gigante.

A História do Ovo e Outros Símbolos da Páscoa

Em alguns lugares as crianças montam seus próprios ninhos e acreditam que o coelhinho da Páscoa coloca seus ovinhos. Em outros, as crianças procuram os ovinhos escondidos pela casa, como acontece nos Estados Unidos.

O chocolate

A História do Ovo e Outros Símbolos da Páscoa

Essa história tem seu início com as civilizações dos Maias e Astecas, que consideravam o chocolate como algo sagrado, tal qual o ouro. Os astecas usavam-no como moeda.

Na Europa aparece a partir do século XVI, tornando-se popular rapidamente. Era uma mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, depois juntada com água, mel e farinha. O chocolate, na história, foi consumido como bebida. Era considerado como alimento afrodisíaco e dava vigor. Por isso, era reservado, em muitos lugares, aos governantes e soldados. Os bombons e ovos, como conhecemos, surgem no século XX.

O Coelho da Páscoa

A História do Ovo e Outros Símbolos da Páscoa

A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.

Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.

A História do Ovo e Outros Símbolos da Páscoa

A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.

Curiosidades

A História do Ovo e Outros Símbolos da Páscoa

Os ovos de Páscoa mais famosos do mundo nem são ovos de comer: um joalheiro russo, Carl Fabergé, fez seus ovos de ouro, prata e pedras preciosas. Abertos, revelavam pequenas imagens de pessoas, animais, plantas ou prédios, e eram dados como presentes pelo imperador russo aos amigos.

Leia esta matéria completa no Novo Milênio.

A História do Ovo e Outros Símbolos da Páscoa A História do Ovo e Outros Símbolos da Páscoa

A História do Ovo e Outros Símbolos da Páscoa A História do Ovo e Outros Símbolos da Páscoa

Fontes: Sua Pesquisa.com , Brasil Escola , Wikipédia , Arteducação.

Leia também História da Páscoa e seus Significados e Vitrines de Páscoa.

A História do Ovo e Outros Símbolos da Páscoa

Denise é editora do Fashion Bubbles. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas empresas de moda e teve marca própria de lingeries, a Lility. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda. Meu perfil no G+

63 Comment

  1. [...] também A História do Ovo e Outros Símbolos da Páscoa e História da Páscoa e seus [...]

  2. [...] também A História do Ovo e Outros Símbolos da Páscoa e Vitrines de [...]

  3. Me fez ver o quanto diabólico representa este símbolo (ovos e coelho)… pagão da páscoa.
    Esperanca de vida melhor e de fertilidade?
    Meu Deus!!!

    • to com tigo dani.

    • aff amor, vc é inteligente: Ñ RECRIMINE o q vc ñ aceita, guarde pr vc o q vc acha q faz mal… Afinal, em algum momento vc já os comeu… vc ñ é hipocrita ^_^

  4. (A) História e curiosidades sobre o Ovo da Páscoa! Curiosidades!

  5. gostei kkk

  6. meu ajudou muito com meu trabralho

  7. [...] http://www.fashionbubbles.com/festas-tematicas/a-historia-do-ovo-e-outros-simbolos-da-pascoa/ Share this:TwitterFacebookGostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso [...]

  8. gostii

  9. Legal…mto bom!!!

  10. muito legal agora poso fazer meu estriper

  11. Páscoa é festa judaica. Para os Cristãos, todos os símbolos pascais já se cumpriram em Cristo.

    A palavra PÁSCOA significa PASSAGEM. A Páscoa tem a ver com a passagem de uma situação de prisão para a liberdade.

    Se a Páscoa ainda não tivesse se cumprido em Cristo, teríamos como símbolo verdadeiro da Páscoa, o cordeiro e ervas amargosas, e não coelhos, ovos e chocolates.

    A figura do coelho vem da Babilônia, onde representava a deusa da fertilidade Ishtar. No culto a essa deusa existia a figura do ovo em seu altar para ser levado para casa. A partir do momento que a Igreja Cartaginesa foi firmando acordos políticos com os imperadores romanos Constantino e Teodósio, passaram a se encher de pessoas de diversas religiões, diziam-se cristas por interesse político. Esta igreja tornou-se a oficial do império romano, assimilou costumes e símbolos diversos pagãos de seus novos membros. A festa judaica da Páscoa foi incorporada na igreja, mas o Cordeiro Pascal foi substituído pelo Coelho, um animal imundo, segundo a lei mosaica. Uma Mistura de Judaísmo e Mitologia Babilônica. No século XVIII a igreja do antigo Império Romano consagrou o ovo como símbolo da páscoa, alegando como motivo suficiente para isto, a tradição. Transformá-lo em chocolate foi apenas mais um passo do mundo comercial, isso foi feito primeiro pelos franceses e o resto já conhecemos.

  12. neeim achei naadaa :S

  13. e muito legal eu adorei e estou fazendo o meu trabalho

  14. olha eu simplesmente adorei ficou super completo e com todas as informações necessárias mas agora galera se não gostou então porque leu

    PS:Eu não estou criticando ninguém

  15. eu quero isso para o colegio botem algum ovos e cestas ae caralho….?

  16. muito deZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ!!!!!!!

  17. ai eu nao gostei porque eu ja vi a historia do ovo e nao era essa, so q nao me recordo bem o significado ao certo, mais tudo bem valeu a intenção ne ?!

  18. nós gostamo pois aprendemos e tiramos duvidas que tinham a respeito dos símbolos da pascóa adoramos os ovos de todas as maneiras parabéns ass:maisa e mayara!?

  19. eu acho muinto bom chocolate e que nao gosta nunca foi criança

  20. oi eu amor ovo da pascoa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk BEIJOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOSSSSSSSSSSSSSSSSS……….

  21. mosa que lindo

  22. e verdade

  23. tem jente que nem ler como eu kkkkkkkkkkkkkkkkk

  24. eu particularmente gostei muito. e principalmente achei o q procurava!

    • Estou fazendo uma pesquisa para apresentar um ceminário na escola. só que ainda nao consegui entender o significado dos ovos de coelhinhos na páscoa.Entedi que o coelho reperesenta uma nova vida,que representa a fertilidade, enfim..
      se alguém puder me ajudar, pode mandar para meu i-mail.
      HILLARY_BECK@HOTMAIL.COM
      MT OBRIGADA!

  25. que coisa ruim não achei nada eu queria eu quero todos os sinbolos

  26. naum vi graça em nada disso…
    seus coisas feias

  27. o site é muito bom,estou fazendo uma pesquisa para a escola e achei tudo e mais um pouco do que eu precisava,o site é incrivel achei muita coisa legal as figuras são lindas e a historia é nota 10 o site é nota 1000.

  28. uma palavra ODIEI

  29. e legau essa istoria do ovo showwwwwwwwww legau nota 10

  30. legualo

  31. e muito legal !!!!!!!!!!!!!!!

  32. oii
    eu gostei muito

  33. eu odiei esta pesquisa nao encontrei nada,mais do que os ovos da pascoa

    • seu burro(a)e clarro que e sobre ovos de pascoa…aff e cada hum que me aparece.

      • O que temtudo isso haver com Jesus, mudança de vida, arrependimento dos pecados, nascer de novo? Nada! Só distorce o verdadeiro sentido da Páscoa. Mas as pessoas gostam de serem tapeadas. Dizem que apenas uma simbologia. Sim. Uma simbologia que mudo o verdadeiro sentido.

  34. foi horrivel nada de interessante nisso os cristao odiaram

  35. EI DA UM OVO DESCE PRAMIM EIGOSTI DO TEXTO ACHEI TUDO OQUE EU QUERIA

  36. É ORRIVEL EU NÃO ACHEI NADA DOQUE EU QUERIA ALÉM DO MAIS O TEXTO É LEGAL…..!!!

  37. A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.

    Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.

  38. é orrível!!!!!!!!!!!!não achei o que queria e alen do mais é muito grande assim não dá para ler só para quem gosta

  39. eu achei muito bom esse “resuminho” mi ajudo muito e agora eu não vou mais tirar c na prova de religião

  40. a internet facilita o nosso trabalho

  41. q deliciosos …adorei..lindos..parabens..

  42. muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuittttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
    lllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllleeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeegggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaallllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll

  43. a história dos ovos de páscoa…Adorei, muito interessante as suas informaçôes, realmente bem explicativo. Estou na Italia e aqui usa-se a galinha como simbolo da pascoa, Vc saberia me dizer onde surguiu a galinha como simbolo, e qual o seu significado.
    Obrigada.

    muito bem explicado…fazendo com que…
    cada um que pesquisar saia bem informado !Festa pagã com conotações luciferianas , que lamentavelmente têem invadido nossos lares, é comum vermos cristãos trazendo para dentro dos seus lares este simbolo , o coelho representando fertilidade , eo ovo de chocolate inventado pelos franceses em substituição aos ovos pintados , a pascoa cátolica instituida em 325dC pelo imperador Romano constantino, Roma a Grande Prostituta APOCALIPSE 17.
    A verdadeira pascoa é comemorada ,como simbolo de salvação dos povos(Morte e Ressurreição) do dono da VIDA nosso SENHOR E SALVADOR ” JESUS CRISTO O JUSTO”.
    Gostei muito da matéria, me trouxe muitas informações novas, e interessantes. Principalmente sobre o chocolate, e sua origem e significado.
    Mas não ficou claro a relação dos ovos, e do chocolate com a religião. Na verdade essa relação está ligada as religiões pagãs, pois na cultura judaico-cristã, a páscoa está muito mais ligada a figura do cordeiro.
    Para os judeus a páscoa representa a libertação da escravidão do Egito, e a salvação do povo que ocorreu através da morte de um cordeiro, e seu sangue usado para marcar as portas das casas, salvando os israelitas da morte que assolava os primogênitos egípcios.(conforme vemos na Bíblia Sagrada, em êxodo capítulo 12)
    Já para os Cristãos a páscoa, significa a libertação da escravidão do pecado, e a salvação é através do derramamento do sangue de Jesus(o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Bíblia Sagrada,Evangelho de João 1:29 e Epístola de I João 1:7.
    Nada consta a respeito de ovos ou coelhos.
    Adorei as informações obtidas.
    Isso facilita muito as pesquisas pedidas na escola.
    Enfim adorei os comentaríos…

    Parabéns…
    isso facilita mais os trabalhos de aula que nós os estudantes fazem…isso foi bem legal

  44. muito boa sua pesquisa e ilustração, eu estou afzendo um video sobre outros significados complementares a esses , inclusive outros símbolos referentes a data.

    Creio que essa sua pesquisa, além da belas ilustrações, sugiro que faças um video pra poder compartilhar com outras mídias e segmentos.

    parabéns

  45. trabalho de pascoas
    ovo passar casa abril

  46. Adorei, muito interessante as suas informaçôes, realmente bem explicativo. Estou na Italia e aqui usa-se a galinha como simbolo da pascoa, Vc saberia me dizer onde surguiu a galinha como simbolo, e qual o seu significado.
    Obrigada.

  47. gostaria de ganhar um ovo sesse

  48. Adorei as informações obtidas.
    Isso facilita muito as pesquisas pedidas na escola.
    Enfim adorei os comentaríos…

  49. horrivel o meu trabalho mas vcs estao de parabens porque a resposta do meu trabalho era todo esse assunto aew

  50. Festa pagã com conotações luciferianas , que lamentavelmente têem invadido nossos lares, é comum vermos cristãos trazendo para dentro dos seus lares este simbolo , o coelho representando fertilidade , eo ovo de chocolate inventado pelos franceses em substituição aos ovos pintados , a pascoa cátolica instituida em 325dC pelo imperador Romano constantino, Roma a Grande Prostituta APOCALIPSE 17.
    A verdadeira pascoa é comemorada ,como simbolo de salvação dos povos(Morte e Ressurreição) do dono da VIDA nosso SENHOR E SALVADOR ” JESUS CRISTO O JUSTO”.

  51. Gostei muito da matéria, me trouxe muitas informações novas, e interessantes. Principalmente sobre o chocolate, e sua origem e significado.
    Mas não ficou claro a relação dos ovos, e do chocolate com a religião. Na verdade essa relação está ligada as religiões pagãs, pois na cultura judaico-cristã, a páscoa está muito mais ligada a figura do cordeiro.
    Para os judeus a páscoa representa a libertação da escravidão do Egito, e a salvação do povo que ocorreu através da morte de um cordeiro, e seu sangue usado para marcar as portas das casas, salvando os israelitas da morte que assolava os primogênitos egípcios.(conforme vemos na Bíblia Sagrada, em êxodo capítulo 12)
    Já para os Cristãos a páscoa, significa a libertação da escravidão do pecado, e a salvação é através do derramamento do sangue de Jesus(o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Bíblia Sagrada,Evangelho de João 1:29 e Epístola de I João 1:7.
    Nada consta a respeito de ovos ou coelhos.

  52. otimo resumo, as fotos sao belissimas deveriam ser mais divulgadas nas escolas publicas brasileiras,principalmente as nordestinas alagoanas de dificil acesso.

  53. Adorei, muito interessante mesmo. E bem explicativo também. Fiz Minha pesquisa escolar apartir daqui!
    bjs

  54. Muito…legal…
    a história dos ovos de páscoa…
    muito bem explicado…fazendo com que…
    cada um que pesquisar saia bem informado !
    Parabéns…
    isso facilita mais os trabalhos de aula que nós os estudantes fazem…

  55. [...] também A História do Ovo e Outros Símbolos da Páscoa e História da Páscoa e seus [...]

  56. [...] também A História do Ovo e Outros Símbolos da Páscoa [...]

Your Commment

Email (will not be published)