Logo

História da Páscoa e seus Significados

História da Páscoa e seus Significados

Leia também A História do Ovo e Outros Símbolos da Páscoa e Vitrines de Páscoa.

Você sabe o que se comemora na Páscoa? Entenda os símbolos e um pouco da história da páscoa

As origens do termo

A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. O início  desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém a origem mais remota está entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem.

Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade.  Passagem de Cristo – “deste mundo para o Pai”, da “morte para a vida”, das “trevas para a luz”. Sua mais conhecida conotação religiosa se vincula aos três dias que marcam a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.

Considerada, essencialmente, a Festa da Libertação, a Páscoa é uma das festas móveis do nosso calendário, vinda logo após a Quaresma e culminando na Vigília Pascal.

História da Páscoa e seus Significados

A Páscoa entre os cristãos

Entre os primeiros cristãos, esta data celebrava a ressurreição de Jesus Cristo (quando, após a morte, sua alma voltou a se unir ao seu corpo). O festejo era realizado no domingo seguinte a lua cheia posterior ao  equinócio da Primavera (21 de março).

Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.

História da Páscoa e seus Significados

História da Páscoa e seus Significados

Segundo o Novo Testamento, Cristo é o sacrifício da Páscoa. Isso pode ser visto como uma profecia de São João Batista, no Evangelho de São João: “Eis o Cordeiro de Deus, Aquele que tira o pecado do mundo” (João, 1:29) e uma constatação de São Paulo “Purificai-vos do velho fermento, para que sejais massa nova, porque sois pães ázimos, porquanto Cristo, nossa Páscoa, foi imolado.” (1Co 5:7). Na missa, os católicos repetem a frase de João Baptista.

Jesus Cristo, desse modo, é tido pelos cristãos como o Cordeiro de Deus que foi imolado para salvação e libertação de todos do pecado. Para isso Deus teria designado sua morte exatamente no dia da Páscoa judaica para criar o paralelo entre a aliança antiga, no sangue do cordeiro imolado, e a nova aliança, no sangue do próprio Jesus imolado.

A sequência da liturgia para todos os domingos do Ano Cristão está na dependência da Páscoa, exceto os domingos do Advento, que são sempre quatro Domingos antes do Natal, não importando se cai no Domingo ou em outro dia da semana.

Como, segundo a tradição cristã sustentada no Novo Testamento, Jesus ressuscitou num Domingo, surgiu a prática de os Cristãos se reunirem aos domingos (literalmente, Dia do Senhor), e não aos sábados, como fazem os judeus (sabbath). Esta tradição foi modificada posteriormente por algumas igrejas protestantes que retornaram ao costume judeu de guardar o sábado.

A Páscoa Judaica

Entre os judeus, esta data assume um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados pelos faraós durante vários anos. Esta história encontra-se no Velho Testamento da Bíblia, no livro Êxodo. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moises, fugiram do Egito.

Nesta data, os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento) para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não sobrou tempo para fermentar o pão.

Segundo a Bíblia (Livro do Êxodo), Deus lançou 10 pragas sobre o Egito. Na última delas (Êxodo cap 12), disse Deus que todos os primogênitos egípcios seriam exterminados (com a passagem do anjo da morte por sobre suas casas), mas os de Israel seriam poupados. Para isso, o povo de Israel deveriam imolar um cordeiro, passar o sangue do cordeiro imolado sobre as portas de suas casas, e Deus passaria por elas sem ferir seus primogênitos. Todos os demais primogênitos do Egito foram mortos, do filho do Faraó aos filhos dos prisioneiros. Isso causou intenso clamor dentre o povo egípcio, que culminou com a decisão do Faraó de libertar o povo de Israel, dando início ao Êxodo de Israel para a Terra Prometida.

A Bíblia judaica institui a celebração da Páscoa em Êxodo 12, 14: Conservareis a memória daquele dia, celebrando-o como uma festa em honra do Senhor: Fareis isto de geração em geração, pois é uma instituição perpétua .

História da Páscoa e seus Significados

Entre as civilizações antigas

Historiadores encontraram informações que levam a concluir que uma festa de passagem era comemorada entre povos europeus há milhares de anos atrás. Principalmente na região do Mediterrâneo, algumas sociedades, entre elas a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março. Geralmente, esta festa era realizada na primeira lua cheia da época das flores.

Entre os povos da antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera era de extrema importância, pois estava ligado a maiores chances de sobrevivência em função do rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos.

Origem dos Símbolos da Páscoa

História da Páscoa e seus Significados

É sugerido por alguns historiadores que muitos dos atuais símbolos ligados à Páscoa (especialmente os ovos de chocolate, ovos coloridos e o coelhinho da Páscoa) são resquícios culturais da festividade de primavera em honra de Eostre que, depois, foram assimilados às celebrações cristãs do Pessach, depois da cristianização dos pagãos germânicos. Contudo, já os persas, romanos, judeus e armênios tinham o hábito de oferecer e receber ovos coloridos por esta época.

Ishtar tinha alguns rituais de caráter sexual, uma vez que era a deusa da fertilidade, outros rituais tinham a ver com libações e outras ofertas corporais.

Um ritual importante ocorria no equinócio da primavera, onde os participantes pintavam e decoravam ovos (símbolo da fertilidade) e os escondiam e enterravam em tocas nos campos. Este ritual foi adaptado pela Igreja Católica no principio do 1º milênio depois de Cristo, fundindo-a com outra festa popular da altura chamada de Páscoa.

Mesmo assim, o ritual da decoração dos ovos de Páscoa mantém-se um pouco por todo o mundo nesta festa, quando ocorre o equinócio da primavera.

O Ovo de Páscoa

A existência da vida está intimamente ligada ao ovo, que simboliza o nascimento.

História da Páscoa e seus Significados

O Coelhinho da Páscoa

Por serem animais com capacidade de gerar grandes ninhadas, sua imagem simboliza a capacidade da Igreja de produzir novos discípulos constantemente.

A Cruz da Ressurreição

Traduz, ao mesmo tempo, sofrimento e ressurreição.

O Cordeiro

Simboliza Cristo, que é o cordeiro de Deus, e se sacrificou em favor de todo o rebanho.

O Pão e o Vinho

Na ceia do senhor, Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao seu amor. Representando o seu corpo e sangue, eles são dados aos seus discípulos, para celebrar a vida eterna.

O Círio

É a grande vela que se acende na Aleluia. Quer dizer: “Cristo, a luz dos povos”. Alfa e Ômega nela gravadas querem dizer: “Deus é o princípio e o fim de tudo”.

Saiba como calcular a data da Páscoa aqui.

Veja a palavra “Páscoa” em várias línguas e outras curiosidades na Wikipédia.

História da Páscoa e seus Significados

Curiosidades e contradições sobre a Páscoa

Em uma perspectiva histórica da formação das crenças cristãs, alguns estudiosos apontam que o cristianismo, ao florescer em sociedades marcadas pelo politeísmo e por várias narrativas míticas, acabou incorporando a idéia de imortalidade presente em outras manifestações religiosas. De acordo com os pesquisadores M. Goguel, C. Guignebert, e A. Loisy, a morte trágica seguida do processo de ressurreição vinculada a Jesus em muito se assemelha às histórias de outros deuses como Osíris, Attis e Adônis.

Estudos mais recentes apontam que essa associação entre a páscoa cristã e outras narrativas mitológicas está equivocada. A própria concepção de mundo e as funções pelas quais o processo de morte e ressurreição assumem nas crenças orientais e greco-romanas não podem ser vistas da mesma maneira que na construção do ideário cristão. O estudioso A. D. Nock aponta para o fato de que no cristianismo a crença na veracidade da história bíblica é uma chave fundamental de seu pensamento ausente na maioria das religiões que coexistiram na Antigüidade.

Interpretações mais vinculadas à própria cultura judaica e à narrativa Bíblica apontam a Páscoa como uma nova resignificação da festividade de libertação dos hebreus do cativeiro egípcio. Nessa visão, a libertação do cativeiro, enquanto um episódio de redenção do povo hebreu, se equipararia à renovação do Cristo que concedeu uma nova esperança aos cristãos. Apesar de a narrativa bíblica afirmar que o episódio da ressurreição foi próximo à festa judaica, a definição do dia da Páscoa causou uma contenda junto aos representantes da Igreja.

No ano de 325, durante o Concílio de Nicéia houve a primeira tentativa de se estabelecer uma data que desse fim às contendas com respeito ao dia da Páscoa. Mesmo tentando resolver a questão, só no século XVI – com a adoção do calendário gregoriano – as dificuldades de se precisar a data da páscoa foram amenizadas. A data ficou estipulada no primeiro domingo, após a primeira Lua cheia do Equinócio da Primavera, entre os dias 21 de março e 25 de abril.

Mesmo sendo alvo de tantas explicações e contendas, a Páscoa marca um período de renovação entre os cristãos onde a morte de Jesus deve ser lembrada com resignação e alegria. Ao mesmo tempo, trás ao cristãos a renovação de todo um conjunto de valores fundamentais à sua prática religiosa.
Por Rainer Sousa do Brasil Escola.

História da Páscoa e seus Significados

Fontes: Sua Pesquisa.com , Brasil Escola , Wikipédia , Arteducação.

Leia também A História do Ovo e Outros Símbolos da Páscoa e Vitrines de Páscoa.

Você sabe o que se comemora na Páscoa? Entenda os símbolos e um pouco da história da páscoa

Leia também: Vitrines de páscoa coloridas e divertidas.

E mais fotos de Vitrines  no Pinterest e mais matérias de páscoa em Vitrines de Páscoa.

História da Páscoa e seus Significados

Denise é editora do Fashion Bubbles. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas empresas de moda e teve marca própria de lingeries, a Lility. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda. Meu perfil no G+

159 Comment

  1. Good web site! I really love how it is easy on my eyes and the data are well written. I am wondering how I might be notified whenever a new post has been made. I’ve subscribed to your RSS which must do the trick! Have a great day! dgedeceegfbg

  2. Someone essentially help to make significantly posts I might state. This is the first time I frequented your web page and so far? I surprised with the research you made to create this actual submit amazing. Magnificent activity! kkckbbdfccgd

  3. amei muitoo obrigado

  4. A pascoa e uma data comemorativa que todos gostam, eu adoro por que eu ganho mtmtm chocolate quando chega a pascoa min da ate do de barriga mas mesmo assim eu adoro a pascoa*-* ksksk

  5. marca a entrada de jesus na cidade de jerusalem

  6. Páscoa é momento de fazer reflexao de vida, deixar que o Cristo Ressuscitado transforme o homem velho e um novo.

  7. e muito grande

  8. Na quaresma respeite o sofrimento da quele que morreu de braços abertos.

  9. Deus é o princípio e o fim de tudo.

    Deus é o principio e o fim de tudo

  10. É o momento mais precioso em nossas vidas , pois Jesus morreu por nós e devemos respeitar o ser maior que vem do alto. Sem ele nada somos , nada podemos , nada conseguimos. Momento que devemos abrir as portas do nosso coração para que ele possa fazer morada, limpando nossas mãos e tirando dos corações tudo aquilo que está de errado. Senhor, quem entrarar no santuário para te louvar?

  11. PASCOA é a RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO, por isso devemos vive-la e respeitar-lá e aplicá -la na sala de aula

  12. [...] ver o que vai encantar, é uma vitrine mais romântica? Divertida? Engraçada? Como posso atrelar os símbolos da páscoa e seus significados como renascimento e passagem ao meu [...]

  13. [...] Leia também A História do Ovo e Outros Símbolos da Páscoa e História da Páscoa e seus Significados. [...]

  14. EU ACHO QUE A PASCOA E MUNTO ENPORTANTE

  15. eu acho que a pascoa e uma data muito importante

  16. eu acho que a pascoa e uma data muito importante

  17. nossa este site foi um show na minha sala todos me aplaudiram agradeço muito a quem fez este site porque ganhei 10 em historia obrigado estou muito feliz s2

  18. esse saite e muito bom e maravilhoso e me ajudou muitoo no meu muito trabalho escolar por esse saite minha nota foi 10 por muito obrigado por existe

  19. muito bom

  20. yeees :) kkkkkkkk

  21. devemos te repeito todos os dia a cristo jesus, não só no mês da semana santa pq
    todos os dia são santos bas vc crer……..

  22. yeees ,! ;*

  23. esta chegando a pascoa eba e o dia mais legal e o que eu mais gosto

  24. esse saite me ajudou muito no meu trabalho escolar

    • esse aite me ajudou mesmoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    • esse saite me ajudou muito no trabalho escolar esse saite e muito bom

  25. 2012155295295292595292595295299529292925

  26. muito legal

  27. Esta chegando a pascoa!….

  28. Esta chegando a pascoa!….

  29. “para nossa alegria” cadeia neli…

  30. Yep.

  31. eu achei muito bom esses simbolos da pascua.

  32. a d o r e i . . . ! ! !

  33. Lí o artigo acima, gostei da recomendação e comprei os livros do prof. Magalhães. Realmente são ótimo, edificantes com uma grande informação para a Igreja nos dias atuais. Parabéns e também recomendo a todos.
    abraços,
    Ester

  34. O melhor livro que ja li sobre esse assunto é do professor, teólogo e exegeta Marcelo Marques Magalhães. Fiel ao judaísmo, ao grego koiné e ao hebraico, com as questões da Santa Ceia, ligada ao ritual judaico do Sêder e a Ceia em 1Coríntios. Ele lançou outro excelente livro que indico a todos: Israel a Igreja e o Pentecoste. A verdadeira história do pentecoste judaico, do cristão e os modernos movimeto pentecostais.
    Abraços galera!

  35. ótimo tirei exatamente o que eu queria, acho que todos dever ião seguir a Bíblia corretamente. A gora eu sei que a verdadeira páscoa foi começa no dia 14 de janeiro e encera no dia 20 do mesmo mês isso de acordo com o que Deus disse!

  36. adoreiiiiiiiiiiiii achei o que eu queria obrigadooooooo pela ajuda

  37. EMEIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

  38. [...] também História da Páscoa e seus Significados e Vitrines de [...]

  39. achei legal mas ñ me interecou muito porque ñ achei oque queria

  40. cade o girasol,a uva,o peixe,e o sino

  41. desejo uma feliz pascoa para todos.

  42. BEM COMPLETO E RESUMIDO….!

  43. eu amo á pascoa e agora que eu vi aquela mensagem é que eu fou gosta mesmo
    a
    m
    o
    a
    pascoaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  44. caracoles eu tive que copia pra faser um trabalho da pascoa

  45. Ameei parabéiins *–*

  46. Obrigada!! Eu estava fazendo um trabalho e precisava muito disso…

  47. EU ACHO BACANA A PÁSCOA

  48. MEU EU TO PESQUISANDO SOBRE O PEIXE – contando que também está faltando – E QUE IMAGENS MAIS MONTADAS!!

  49. nao tem o que eu quero este site nao presta

  50. A dorei muito saber + um pouco da pascoa

  51. massa

  52. oi a pascoa é uma burrice mais
    porém celebra a resurreicão de jesus cristo.

  53. “amei o texto,me revelou varias duvidas k eu nao sabia.”bjs

  54. eu achei muito legal mesmo mais não falou realmente o que eu queria

  55. eu aprendir mtas coisas sobre a pascóa

  56. gostei mais ñ tinha o que eu queria que era o significado do cristo na páscoa !!

  57. foi muito chata rsrsrsrsrs
    .

  58. adroooo q site legal

  59. so presisava de um para fazer meu trabalho

  60. a pascoa é um momento de muitas prosperidades,
    e muitas felisidades.

  61. ADOREI MUITOOOO!!!!!!!!!!!11

  62. Acesse o site www. dynamus.com.br ou me passe um e-mail : marcos_ferreira1970@hotmail.com. Te passo todos os detalhes. Um abraço fraternal.

  63. eu tenho um trabalho de religião eu gostei dos significados e da história

  64. Olá querido amigo Henrique de Castro. Saudações! procure na net o nome: Marcelo Magalhães, ele tem dois excelentes livros: Páscoa o judaísmo e no cristianismo editado pela http://www.dynamus.com.br e: Israel a Igreja e o Pentecoste, editado pela oxigeniobooks. qualquer coisa estou a disposição. Um grande abraço fraternal em Cristo.

  65. olha achei legal mais fauto falar mais um pouco dos simbulos

  66. Olá querido amigo Henrique de Castro. Saudações! procure na net o nome: Marcelo Magalhães, ele tem dois excelentes livros: Páscoa o judaísmo e no cristianismo editado pela http://www.dynamus.com.br e: Israel a Igreja e o Pentecoste, editado pela oxigeniobooks. qualquer coisa estou a disposição. Um grande abraço fraternal…

  67. Olá querido amigo Henrique de Castro. Saudações! procure na net o nome: Marcelo Magalhães, ele tem dois excelentes livros: Pácoa o judaísmo e no cristianismo editado pela http://www.dynamus.com.br e: Israel a Igreja e o Pentecoste, editado pela oxigeniobooks. qualquer coisa estou a disposição. Um grande abraço fraternal…

  68. Recomendo um excelente livro, muito didático, todo escrito diretamente da cultura judaica, fiél aos originais grego e hebraico do professor e teólogo Marcelo Magalhães editado pela http://www.dynamus.com.br

    • Marcos,que livro todo escrito é esse?
      Por favor me fala o nome!Pois adoro livros todo escritos.
      Obrigado pela atençao!
      Henrique

      • Olá querido amigo Henrique de Castro. Saudações! procure na net o nome: Marcelo Magalhães, ele tem dois excelentes livros: Páscoa o judaísmo e no cristianismo editado pela http://www.dynamus.com.br e: Israel a Igreja e o Pentecoste, editado pela oxigeniobooks. qualquer coisa estou a disposição. Um grande abraço fraternal… vc pode falar com o filho dele no e-mail: von.rad@hotmail.com

    • Muito obrigada,por estar me ajudando,mas eu queria que vc me informaçe o nome do livro.por favor me ajue

  69. [...] também: História da Páscoa e seus significados Vitrines de Páscoa Feliz Páscoa [...]

  70. a pascoa e para se lebra que jesus esta no nossos coração.

  71. ADOREI…

    • adorei,voce e idiota

  72. amei!!!
    mas nao tem mais simbolos nao?

  73. Euu gostoo muitoo de páscooa ! maiis nãão poodemoos esqueceer quee a páscoa queer dizeer sobre a morte de Jesus sobree o sangue do CORDEIRO ! jESUS EU TEE AMOO D++++++++++ ! E AGRADEÇOO A TDOO QUEE O SENHOOR FEEZ POOR MIIM !

    • eu tambem acho isso.

    • Q.. isso, sem noçao
      eh claro q nao eh a morte de Cristo
      eh sua ressurreiçao….. Pascoa eh renascimento,
      o segundo natal, q tem q ser comemorado adorando a Cristo…..
      nao eh MORTE ela ja nao esxiste, Cristo vive…Cristo vive
      Aleluia!!!!!!!

  74. ADOREIIIIII!!!

  75. Acheii Legal mais não dizia o que eu queria

  76. [red] EU ADORO A PÁSCOA

    • teu cú

  77. GOSTEI DA HITORIA

  78. vou emfiar o pau no cu

    • Coitado, Deus tem algo tremendo para fazer em sua vida. Você faz parte desta maravilhosa PÁSCOA!
      NOS TE AMAMOS.

  79. eu queria saber porque o peixe nao tem em lugar nbenhum

  80. teu cu emfiou na minha penba

    • aa chupa meu pau bem gostoso e senta

    • sai da vida desse jovem satanas do inferno

  81. É BOM SABER QUE PASCOA NÃO SE RESUME APENAS EM OVOS DE PASCOA E COMPRA DELES MAS TEM TODO UM CONTEXTO BEM INTERRESSANTE POR TRAS DA HISTORIA

  82. eu amo a pascoa

  83. parabens adorei conhese a istoria

  84. Bom…+ faltou falar um pouco mais sobre os símbolos…

  85. interessante,mas um pouco vago sobre os simbolos,realmente é tão pouco o que se tem para falar sobre eles?Estou em dúvida.

  86. viadagem nao tem nada a ver com q eu pesquiso

  87. eu achei muito interessante a história da páscoa

  88. eu estava precisando!

  89. MMMMMMMMMMMMMMMMMMMTT bom era isso q eu queria ! vvvllw! =D

  90. para deus tudo é possivel e para mim tamb´[em

  91. arte ja e bom e ainda nas unhas m comvenceu nao sou mulher mais gostei. sempre mando minha namorada pintar as unhas, agora vou mandar e mais

    bjao xauuuuu t mais !!!!!

    Victor Hugo R. Silva

  92. eu gostei de mas !!!

  93. Olha achei muito interessante mais eu queria coisa mais a ve com a história da páscoa de quando ela começou na onde e etc .. isso que vocês colocaram tem a ve muitas coisas mais ainda falta um pouquinho para chegar aonde quero o pessoal do site estão de parabéns adorei muito este site mais a minha opinião é que vocês tem que colocar coisas mais a ve e não nada a vê
    Obrigada pela ajuda vocês me ajudaram no trabalho de escola que precisava volto amanhã para ver se melhoro um pouco mais beijos e abraços espero que tire um 10 no meu trabalho a galera aqui adoraram valeu ..

  94. brigado adorei asua pagina na heb

  95. [violet] isso e uma historia de quando deus se ressusitou por isso eu acho muito bonita essa histori de ressusitação de cristo

  96. Ou você não gosta de estudar ou esse assunto não estava lhe interessando no momento,pois esse assunto esta completo para quem está pesquisando o assunto Páscoa.Se liga estude e pesquise mais sobre o que lhe interessa…não critique para não ser criticada,acho q você não estava pesquisando esse assunto…

  97. po eu gostei de significado. vc nao.stefanyy

  98. oie td bem eu gosto muito da pá´scoa pq ela represemta um sgnificado muito emprotamte para todos .E pq e muitobom comer chocolate. xauu beijocasssss.

  99. Gostei da pesquisa. Jesus está voltando! Um abraço e Feliz Páscoa a todos nós.

  100. Boa Noite Td bem??? Por favor eu queria saber qual eh o significado da páscoa Certo………. se vc quiser mim add no orkut e no msn o meu (msn) e assim maik.betania@hotmail.com e o (orkut) E iagobetania@hotmail.com mim add por favor xau bjs!! fican com deus

  101. Adorei a resposta da pesquisa que fiz a respeito da Páscoa, na verdade sabemos que a Páscoa é a ressurreição de Cristo que deve acontecer em nós a cada dia ,renovando em nós o amor ao próximo. Então meu desejo à todos é de uma feliz Páscoa!Rita

  102. oi meu nome e grazielle moro em barreira tenho 11 anos e gostei
    bjos…………………………………………………………

  103. eu adorei esse comentario ele é dimais e Feliz Páscoa para todos

  104. eu adorei esse comentario ele é dimais e Feliz Pásco para todos

  105. EUUUUUUUUUUUUUU ADORO A PASCOA

  106. gostei muito e bem real

  107. essa fonte de pesquisa e muito maneiro e irado eu tire nota dez no trabalho da catequese eu tenho 1O deixa eu ir que minha mae Xuxa esta me chamdo

  108. a páscoa é muito interessante, gostei dos textos e significados da pascoa
    mais axo que ainda falta alguns neh, como o girassol, os sinos, etc.

  109. apascoa é muito bom para os homes
    os homes adora o ovo da pascoa
    eu sou crente

  110. eu gostei muito desta historia

  111. oi eu sou luana, e eu gostei desta historia,
    e fiz o meu trabalho com isso, gostei muito.

  112. oi nossos nomes sao ana e mylena,nos gostariamos que vcs falasem do significado da pascoa serio..
    obrigada.

    • obrigado ajudou muito!!
      =^.^=

  113. eu gostei porque se eu nao tiveçe vindo aqui eu nao tinha feito o meu trabalho da páscoa muito intereçante

  114. Encontrei e utilizei o material que estava precisando sobre a Páscoa neste espaço, e fiquei bastante feliz. Aproveitei para postar um pedacinho deste conteúdo num blog que estou iniciando para minha escola “nova” (www.escolamunicipalportugal.blogspot.com). Obrigado!
    Sucesso!!!

  115. EU AMEI É LINDOA PASCOA

  116. ola eu sou a luize e eu gosto muito da pascoa esse texto eu achei muito legal e interesante
    beijssssssssssssssss xau

  117. ***GOSTEI MUITO DE SABER MUITO COM AS INFORMAÇÕES
    QUE OBTIVE NESTE TEXTO SOBRE A PÁSCOA FIQUEI SABENDO QUE PÁSCOA
    NÃO E APENAS COELHO E OVOS E SIM QUE O VERDADEIRO SIGNIFICADO
    E A MORTE E A VOLTA DE CRISTO***!!!!!!!!!!

  118. nooussa..aleeluia acheei algumaa coisa pro trabaalho da minha maãna ! huueh’
    beijoos .’da Liceh Piqenah .
    add laá ~>kutt:aliceseabra@hotmail.com
    mns:alicerseabra@hotmail.com

  119. oi eu goxto muito da paxkoa porke rexebemox prexentex girox ainda na paxkoa paxada rexebi 47 xutiax pk eu a foder kom o meu namorado rompo-ox todox e eu ja xupei a pila do rodrigo k e o meu namorado e ele ja xupou a minha pita xau

  120. seu estudo foi muito profunto,e o sue conteudo extraonidario.

  121. nossa eu adorei esse site,muito legal !!
    Fala bastante de site,fala muito de coisas históricas.

    PARABENS!!!
    bjus para toda essa
    editora!!

  122. a páscoa deve sempre ser comemorada pelos povos assim como o natal,portanto vamos celebrar a libertação e a salvação do povo de Deus…

  123. gostei muito

  124. Ameeeeeeeeeeeei, muito obrigado, isso vai servir muito pro meu trabalho

  125. eu achei muito interesante e muito emocionamte vcs ha razaram mais to tem uma coisa n~conseguir emprimir pra levar pro colegia hai agora vou ficar sem nota na escolar …

  126. PARABÉNS!!!INFORMAÇÕES RIQUISSÍMAS…USAREI EM MINHA CATEQUESE COM ADULTOS.UM GRANDE ABRAÇO!!!

  127. Noussaa..adorei o conteúdo deste site!!
    Tenho apenas 14 anos, mas encontreei tudo q precisava para um trabalho escolaar..’
    Continuem assim..
    _Que sempree venho aki pesquisaar..’

    bjÔs..’

    da Barby~º ?

  128. [green]pàscoa è tempo de comer muuuuuuuuuuuiiiiiiiiiitoooooooooooooooo chocolate.

  129. muito lindo adorei vcs sao de mais muitoo lindo

  130. para mim pascoa é para comer muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiittttttttttttttoooooooooooooooo chocolate e pronto.

  131. adorei esses comentarios barabens pra todos ha eu vou tirar dez no trabalho de pesquisa valeu fashonbubbles

    ha qeum quiser me add vou deixar meu msn ta

    jennefer_araujo13@hotmail.com

    eu tenho 14 anos sed tenho um gatinho por ai me add
    ta bjssssssssssssssssssssssssssss xau

  132. eu gosto muito da pascoa por isso eu queria que você me falasse o significado do sirio pascal…….
    beijos

  133. ola meu nome e anderson ivan

    e adoro a pasoa

  134. OLA PARA TODOS EU SOU EVANGELICA E GOSTO MUITO DA PASCOA PQ NOS FAZ RELEMBRAR DE MUITAS COISAS EU GOSTEI MUITO DAS PESQUISAS. EU ESTOU FAZENDO UMA PESQUISA SOBREA VPASCOA E ACHEI TUDO O QUE EU PRECISAVA.
    SUPER BJS PARA VCS
    ME ADICIONA:MSN E ORKUT
    KEREN-RACHEL@HOTMAIL.COM

  135. oi meu nome e bruna graziele
    eu gostaria que vc colocava as letras colorinda
    beijossssssssssssssss
    bruna

    ah se vc quere me add no meu msn e bru_nha88@hotmail.com

    e no meuorkut e bru_nha8@bol.com.br

  136. Excelente material de informação. A pesquisa foi muito bem feita por ser abrangente e contemplar diferentes épocas e religiões. Parabéns. Vou guardar nos meus “favoritos”!

  137. [...] Leia também História da Páscoa e seus Significados. [...]

  138. a pascoa e muito bom para mim e para as pessoas isso e meu cometario

    • eu amo a páscoa,mas é só por causa dos ovos de páscoa caros e bons que eu ganho!!!!!!!!!!!!!!!!rsrsrsrs

Your Commment

Email (will not be published)