Nem tudo que borbulha é champanhe!

Nem tudo que borbulha é champanhe!
Foto: Je vais me marrier

Comemorações, grandes ou pequenas, são ocasiões que merecem uma taça de champanhe. Mas na hora de comprar, você sabe diferenciar champanhe, espumante e prosecco? Alexandra Corvo, colunista do portal Veja São Paulo, explicou detalhadamente o que é cada uma dessas bebidas. Confira:

Champanhe: só é produzido dentro da região demarcada de Champagne, na França, e deve ser regulamentado pela Appelation d’Origine Champagne. Na elaboração usa-se o método champenoise, no qual a segunda fermentação acontece na garrafa. Somente são utilizadas as uvas pinot noir, pinot meunier – ambas tintas – e chardonnay – uva branca. Se for produzido apenas com uvas brancas será chamado de “Blanc de blancs”.

Asti Espumante: também é produzido numa região demarcada na zona do Piemonte na Itália. A bebida segue as normas estabelecidas pelo Consorzio per La difesa dei vini tipici Moscato d’Asti e Asti Spumante. Tanto o Asti Espumante quanto o Moscato são feitos com muscat branca, principal uva do Piemonte. No método tradicional da região acontece uma unica fermentação em cuba fechada, que é interrompida para resultar um vinho doce, bastante aromático e com baixo nível de álcool. A diferença entre o Asti Espumante e o Moscato está no processo de fermentação: o Moscato é interrompido mais cedo e tem um aspecto mais doce e menos efervescente.

Prosecco: produzido em apenas duas cidades na região italiana do Veneto e regulamentado pela Denominazione di Origine Controllata Prosecco di Valdobbiadene ou di Conegliano. Muitos pensam que a bebida tem esse nome por ser seca de fato, mas prosecco é, na verdade, o nome da uva usada, bem típica da região. Normalmente o método utilizado é o charmat.

Cava: é o nome oficial dos espumantes produzidos na Espanha. Pela legislação, é definido como “vinho espumante de qualidade produzido em uma região determinada, elaborado pelo sistema de segunda fermentação em garrafa, conhecido com método tradicional”. As regiões determinadas estão principalmente na Catalunha, mas também há algumas na Rioja e em Aragón. Existem três uvas autorizadas para produzir a bebida: parellada, xarel-lo e macabeo. O Cava pode ter graduações de açúcar diferentes.

Espumantes: são todas as bebidas que tenham espuma, elaboradas pelo método champenoise ou charmat fora das regiões com denominação.

Frisante: o que diferencia um espumante de um vinho frisante é a quantidade de bolhas (gás carbônico) numa garrafa. O volume é medido por atmosferas de pressão. O vinho frisante é menos gaseificado, tem pressão de uma a duas atmosferas. Já o espumante tem entre quatro e seis atmosferas, o que significa que a pressão dentro da garrafa é seis vezes maior do que fora dela. É por isso que a rolha estoura quando abre.

Nem tudo que borbulha é champanhe!
Foto: Vino Divino Vino

Saiba mais:

Método Champenoise: também é conhecido como classique ou traditionelle. Esse é o método obrigatoriamente usado em Champagne e nas outras regiões que produzem espumantes de qualidade, como o Brasil, por exemplo. A primeira fermentação das uvas acontece nos tanques de inox e a segunda é na garrafa.

Método Charmat: é uma opção para fazer os vinhos espumantes. Também existe uma segunda fermentação, mas ela acontece dentro dos tanques de aço inoxidável de alta pressão.

Saiba onde comprar as mehores bebidas:

A Mega  Adega A, é uma empresa com mais de 10 anos de mercado, especializada no fornecimento de bebidas para eventos. Estamos sempre inovando, para prestar um serviço com excelência na qualidade e compromisso. Oferecemos uma variedade de produtos nacionais e importados, para atender suas necessidades, e surpreender seus convidados.

Não percam tempo, antecipe sua compra. Estocamos para você, entregamos direto no local do evento, sem custo (verificar área de entrega) no dia da sua festa. Sendo a compra em sistema de 100% consignado, ou seja, após o evento as bebidas que não forem geladas, poderão ser devolvidas e terão restituição do mesmo valor de compra.

Contato: 011-2684-0887/2684-8099/6965-1055/id: 88*15819 fabrício@megaadegaa.com.br

Nem tudo que borbulha é champanhe!

Publicação: 12 de agosto de 2010

AUTOR

COMENTÁRIOS

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

Leia o post anterior:
makealisson4
Faça você mesmo – Maquiagem para o Halloween!

Make de Alisson Rodrigues O Dia das Bruxas se aproxima e nem todo mundo tem tempo de sair procurando a...

Fechar