Saiba como tirar manchas típicas de Festa Junina – Olha a mancha…! é mentira

Saiba como tirar manchas típicas de Festa Junina   Olha a mancha...! é mentira

Chegou o mês de Junho e nessa época todo mundo gosta de participar das típicas Festas Juninas.  Mas depois da quadrilha, sempre ficam algumas machinhas das deliciosas guloseimas dessa época.  Veja algumas dicas para deixar suas roupas limpinhas depois do arraia:

Saiba como tirar os mais diversos tipos de manchas em Como tirar manchas das roupas – Parte 1, Como tirar mancha de roupas – Parte 2 e Como tirar mancha de roupas – Parte 3.

Quentão: o primeiro passo é absorver rapidamente o excesso do líquido com um guardanapo ou lenço de papel. Apenas pressione-o sobre o local. Umedeça um pano limpo e passe na parte suja para ajudar a remover o resíduo.  Faça o processo o quanto antes, não deixe que o tecido seque, e lave a peça assim que possível.

Vinho quente: recomendamos passar gelo imediatamente no local da roupa, para evitar a absorção do vinho pelo tecido. Assim que possível, lave a roupa com Omo Progress, ele tem ingredientes ativos que agem no tecido e ajudam a retirar a mancha.

Vinho

Saiba como tirar manchas típicas de Festa Junina   Olha a mancha...! é mentira

Esta é uma mancha difícil de tirar. Aja rápido, lave na hora com água (se possível morna) e sabão. Alguns restaurantes têm sempre um pouco de talco para jogar nesta hora, mas farinha de mandioca ou polvilho também podem ajudar a absorver o liquido derramado.

Se não tiver como fazer algo na hora, ao chegar em casa esprema suco de limão e lave com água quente. Outra saída é esfregar vinho branco na mancha de vinho tinto e depois lavar com água e sabão. Se for uma roupa branca ainda há a possibilidade de lavar com alvejante sem cloro (jogue sobre a mancha) e depois deixe lave com água, sabão e alvejante à fervura por 30 minutos.

Manchas  Oleosas, Gordura ou Graxas

Você pode tentar tirar com um detergente doméstico (de cozinha), mas use um sem cor. Aplique sobre a mancha, esfregue com água, aguarde cerca de 3 minutos e ponha para lavar.

O talco também ajuda. Ele absorve parte da oleosidade. Aplique bastante talco sobre a mancha e deixe por algumas horas. Depois lave bem. Se não tiver talco, tente farinha de trigo ou ainda um papel bem absorvente, pressionando bem com para tirar o excesso.

Existem alguns produtos de pré-lavagem nas prateleiras dos supermercados que podem ajudar bastante. Olhe no verso das embalagens e procure na composição um produto chamado “tensoativo”. Ele é ótimo para tirar esse tipo de mancha. O sabão de lavar roupas também tem este tensoativo, mas em menor concentração.

Em gorduras mais concentradas, você pode molhar uma escova de roupa em uma mistura de água e amoníaco e passar sobre a mancha. Repita a operação, desta vez embebendo a escova em água e vinagre.

Batom

Saiba como tirar manchas típicas de Festa Junina   Olha a mancha...! é mentira

Primeiro passe um tecido ou uma toalha absorvente para tirar o excesso. Cuidado para não espalhar ainda mais. Lave com detergente transparente ou branco (aquele de cozinha mesmo) esfregando delicadamente.

Se não sair, tente deixar de molho com leite morno.

Se ainda não saiu passe misture removedor com um pouco de detergente neutro, esfregue a mistura na mancha suavemente e coloque para lavar.

 Esfregar com álcool sobre o tecido pode resolver o problema. Deixe um outro tecido atrás para que a mancha seja transferida para ele.

Se ainda não deu resultado tente esfregar um pouco de benzina, mas nesta fase você já está correndo o risco da benzina produzir uma outra mancha no lugar do batom. Lembre de secar com secador de cabelo enquanto você passa e não passar benzina demais.

Se ainda não saiu jogue a roupa fora (talvez seja mais difícil inventar uma desculpa para explicar o fato).

Café

Saiba como tirar manchas típicas de Festa Junina   Olha a mancha...! é mentira

Este é um problema sério. Além de o café ser meio que um corante natural, normalmente ele está quente, o que ajuda a fixar a mancha. Aja rápido e lave com água bem quente (se possível fervendo) e sabão até sair. Se não deu para lavar na hora, tente remover com um tecido molhado em glicerina (fazer o procedimento por meia hora) e depois lavar com água quente e sabão.

Cerveja

Saiba como tirar manchas típicas de Festa Junina   Olha a mancha...! é mentira

Passe algodão com álcool sobre a mancha e lave com água morna e sabão. Se não sair, tente aplicar água oxigenada sobre a mancha, aguarde alguns minutos e lave com água quente.

 

Chocolate

Saiba como tirar manchas típicas de Festa Junina   Olha a mancha...! é mentira

Tire o excesso na hora com um tecido ou com um papel bem absorvente, com cuidado para não espalhar mais a mancha. Lave imediatamente com água e sabão.

Se a mancha for antiga, deixe de molho em leite quente por umas duas horas e depois lave. Se não sair use álcool e esfregue delicadamente. Outra opção é aplicar glicerina sobra a mancha e lavar com água morna.

É muito mais difícil tirar uma mancha de fundue de chocolate se não agir na hora lavando com água e sabão. A mancha fixa muito mais com o chocolate ainda quente.

Saiba como tirar os mais diversos tipos de manchas em Como tirar manchas das roupas – Parte 1, Como tirar mancha de roupas – Parte 2 e Como tirar mancha de roupas – Parte 3.

Essas são só algumas dicas, mas você pode contar com o OMO para performance na lavagem da sua roupa.

Crédito: Omo

Porta-voz: Anelise Pineli Amaral- Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da marca Omo.

 

 

Publicação: 17 de junho de 2013

AUTOR

Denise Pitta é digital Influencer e é editora do Fashion Bubbles. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em 2006 e está entre as primeiras blogueiras brasileiras da moda. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Alana_Felix_06
Exposição #EUVISTOPELE ressalta a beleza das mulheres reais

Nesta quinta feira a exposição do movimento #EUVISTOPELE, da Dove, foi inaugurada no Shopping Pátio Higienópolis. A mostra traz fotos...

Fechar