Empreendedorismo e sucesso – Conheça a trajetória de Silvio Santos

Empreendedorismo e sucesso   Conheça a trajetória de Silvio Santos

Um dos rostos mais conhecidos e influentes da televisão brasileira completou 80 anos no último domingo (12). Batizado como Senor Abravanel, para os íntimos e não íntimos, atende por Silvio Santos. Carismático e querido, ele tem uma história marcada por empreendedorismo e sucesso.

Conheça Silvio Santos

Filho da turca Rebeca e do grego Alberto, Senor que nasceu em 1930 no bairro da Lapa no Rio de Janeiro, teve uma infância bastante humilde ao lado de seus cinco irmãos: Beatriz, Perla, Sara, Léo e Henrique. Uma das grandes diversões durante a infância era acompanhar Leo, o seu irmão mais novo, ao cinema. Certo dia, Silvio acordou gripado e foi proibido de sair de casa – no outro dia ele descobriu que o cinema que frequentava com irmão havia pegado fogo.

De acordo com o site do SBT, “foi durante as eleições de 1946 que Silvio, aos 14 anos, teve a ideia de vender capas para títulos de eleitor nas ruas do Rio de Janeiro. Um dia, enquanto ele andava pela Avenida Rio Branco, no centro da cidade, o jovem observou um homem que vendia com facilidade algumas capinhas de plástico. Silvio descobriu o local em que o vendedor reabastecia seu estoque de produtos e percebeu que ele obtinha lucro com isso. Ele comprou uma carteirinha e revendeu dizendo que era a última. Depois, ele foi comprando outras e continuou usando a mesma tática de dizer que não havia mais no estoque.

Assim começou sua vida de empreendedor, trabalhando como camelô nas ruas do Rio de Janeiro, mas não deixou de frequentar a escola. Mais adiante, se formou em Contabilidade. Além dos porta-títulos, ele também vendeu canetas – foi nessa época que Silvio começou a mostrar seu dom para a comunicação. Ele aprendeu a manipular moedas e baralhos para chamar a atenção das pessoas. Para fugir dos guardas, trabalhava apenas no horário de almoço deles e contava sempre com a ajuda de Léo, seu irmão, para saber da chegada do ‘rapa’.”

Empreendedorismo e sucesso   Conheça a trajetória de Silvio Santos
Via Página do Silvio Santos

Aos 18 anos ele se viu obrigado a parar o trabalho como camelô para servir o exército. Nesta mesma época, em seus momentos de folga, Silvio prestava serviço voluntário a uma rádio em Niterói. Para voltar ao Rio de Janeiro, era necessário utilizar uma barca que liga a cidade à capital – uma viagem curta, porém silenciosa. Foi em uma dessas viagens que ele teve a ideia de trazer mais animação durante o percurso.  Silvio se demite da rádio para investir em aparelhagem, tornando-se assim corretor de anúncios e uma espécie de ‘animador’ durante o percurso Rio-Niterói. Com o sucesso, ele montou a sua própria barca em que organizava bingos e vendia refrigerantes e cervejas, reforçando ainda mais o seu espírito empreendedor.

“A reviravolta na vida de Senor Abravanel ocorreu quando a embarcação em que trabalhava sofreu um acidente e foi parar em um estaleiro, impedindo-o de exercer sua função. Devido a isso, um dos diretores de uma marca de cervejas o convidou para passar alguns dias em São Paulo e ele logo começou a apresentar espetáculos em bares e a fazer sorteios em caravanas de artistas e circos. Sua fama chamou a atenção da TV Paulista, que o convidou para comandar o programa Vamos Brincar de Forca (1962), adaptando seu trabalho cotidiano para a telinha. O sucesso da atração lhe garantiu cada vez mais espaço na TV, expandindo e aprimorando o Programa Silvio Santos. A emissora em que trabalhava foi comprada pela Rede Globo e ele continuou pagando pelo aluguel de seu horário aos domingos, lucrando com os anúncios que vendia a outras empresas. Em 1976 deixou a Globo e se mudou para Tupi, enquanto lutava politicamente para obter direitos de abrir seu próprio canal de televisão”, segundo informações do Jornal Brasil.

Leia também:Vida de Silvio Santos vai virar filme e o apresentador estreia novo programa no SBT.

Empreendedorismo e sucesso   Conheça a trajetória de Silvio Santos Empreendedorismo e sucesso   Conheça a trajetória de Silvio Santos
Fotos: SBTpedia e Fotos Raras

Discurso de Silvio Santos no aniversário de 30 anos do SBT
No último dia 19 de agosto, o Sistema Brasileiro de Televisão comemorou o 30º aniversário. O canal está no ar desde 1981 e é famoso pelos programas de auditório, pela série Chaves, que virou um clássico no Brasil e pelos programas populares. Durante a comemoração, no discurso aos funcionários da emissora, Silvio Santos disse que o SBT e os demais canais nunca vão conseguir bater de frente com a audiência que a TV Globo já conquistou, além disso ele fala de sua trajetória e o que é preciso para se tornar um empresário de sucesso.

Assista ao vídeo em que ele responde a perguntas dos funcionários do SBT:

 

O “homem do Baú”

O Baú da Felicidade chega à vida de Silvio Santos por volta de 1948, quando o seu amigo Manoel da Nóbrega estava passando com uma complexa situação financeira. Com a sua habilidade nata para o empreendorismo,  juntamente com a sua dedicação, o “Homem do Baú”, como ficaria conhecido anos depois, viu que  a empresa se tornaria um grande negócio se fosse bem administrada. Com a situação estabilizada, Manoel percebe o empenho do amigo e dá o Baú da Felicidade de presente para Silvio.

“A firma começou a funcionar no dia 16 de fevereiro de 1959, na rua 13 de maio, 714, sala 2, no Bairro Boa Vista em São Paulo. Para promover o Baú, Silvio fazia shows no circo e aproveitava para vender os carnês, dessa forma a empresa ficou conhecida em todos os bairros de São Paulo. O Baú foi crescendo, junto com ele suas propostas e mercadorias, até se tornar a potência que é hoje”, de acordo com informações do site do SBT.

Família Abravanel

Em 1962 Silvio se casa com uma moça que conhece na Rádio Nacional, Cidinha, com quem tem duas filhas Cíntia e Silvia. Na década de 70, um câncer de estômago se alastra em Cidinha e o apresentador se torna viúvo.

Anos mais tarde, ele se casa com Iris Pássaro, uma ex-funcionária do Baú da Felicidade. A união gerou mais quatro filhas: Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata.

SBT e Silvio

De acordo com o Jornal Brasil, o SBT surge quando “o presidente Ernesto Geisel, em 22 de outubro de 1975, assinou o decreto 76.488 outorgando a Silvio Santos o canal 11 do Rio de Janeiro, chamado de TVS, que passou a transmitir simultaneamente seu programa apresentado na Tupi. Com a falência da Tupi, em 1980, a atração de Silvio foi transferida para a Record, da qual chegou a ser proprietário de 50%. No entanto, ele planejava ter uma rede nacional e uma programação completa. De sua amizade com a então primeira-dama Dulce Figueiredo, viúva do ex-presidente João Baptista de Oliveira Figueiredo, nasceu um lobby que o autorizou a operar o canal 4 de São Paulo, que passou a ser a TVS paulista. Com as emissoras no Rio e em São Paulo, o SBT começou a ser desenhado. Logo a rede se expandiu através de afiliações e a nova marca passou a ser usada em toda a rede no fim da década de 80”

Empreendedorismo e sucesso   Conheça a trajetória de Silvio Santos
Via   Das Stimmt

Sucesso

Se em 1969, ano em que o homem pisava na Lua, Silvio batia 40,4% pontos e a audiência comprovava o seu sucesso. Anos depois, em 1993, o Programa Silvio Santos, que completava 31, anos entrava para o Guinness Book como um dos programas mais duradouros da televisão brasileira.

Outras ações que lhe renderam ainda mais consagração e sucesso na tv brasileira foram o início da campanha do Teleton em 1998 e o programa “Show do Milhão” no ano seguinte.

Dificuldades

Agosto de 2001 foi uma época tenebrosa para a família Abravanel. Patrícia , filha do apresentador com Iris, foi sequestrada e passou sete dias no cativeiro. Após soltá-la, o sequestrador invadiu a casa de Silvio Santos, em São Paulo, e fez o apresentador refém por cerca de sete horas.

Crise financeira

Há pouco mais de um mês veio à tona a notícia do rombo no banco PanAmericano, que tem como um dos principais acionistas o Grupo Silvio Santos.

O banco que atua como principalmente em operações de crédito consignado e veículos, sofreu uma fraude na contabilidade. De acordo com o portal da Folha, o motivo que o teria levado a crise foi o fato de que “os recursos para empréstimos não vêm de depósitos feitos por correntistas, mas da venda de carteiras de crédito para grandes bancos. E o banco [PanAmericano] havia vendido carteiras de crédito para cerca de dez grandes instituições bancárias, mas não havia contabilizado parte dessas operações no seu balanço. Ou seja, vendeu um bem, usou o dinheiro, mas continuou contabilizando esse bem no seu patrimônio.”

Por conta disso, surgiram diversos rumores que o PanAmericano viesse a quebrar, e para sanar a crise e acabar com supotas especulações, o principal acionista e controlador, neste caso, o Grupo Silvio Santos, assumiu a dívida e colocou R$ 2,7 bilhões para conter os prejuízos do banco.

Via O Globo, Meio Norte e Folha

Empreendedorismo e sucesso   Conheça a trajetória de Silvio Santos Empreendedorismo e sucesso   Conheça a trajetória de Silvio Santos
Foto: Silvio Santos aos 18 servindo o exército (esquerda) e mais ao início de sua carreria (direita) Via site do SBT e Msn Entretenimento

Empreendedorismo e sucesso   Conheça a trajetória de Silvio Santos Empreendedorismo e sucesso   Conheça a trajetória de Silvio Santos
Foto: Abertura do programa do Silvio Santos de 1961 (esquerda) e o Baú da felicidade (direita)
Via site do SBT e IstoÉ Dinheiro

Empreendedorismo e sucesso   Conheça a trajetória de Silvio Santos Foto: Na estreia de “A praça é Nossa” Via SBT

Empreendedorismo e sucesso   Conheça a trajetória de Silvio Santos Empreendedorismo e sucesso   Conheça a trajetória de Silvio Santos Foto: A chave do sucesso de audiência está na irreverência e carisma de Silvio Santos Via Muitos posts e Msn Entretenimento

Empreendedorismo e sucesso   Conheça a trajetória de Silvio Santos
Foto: Silvio Santos eternizou a frase “Quem quer dinheiro?” na televisão brasileira Via
Msn Entretenimento

Empreendedorismo e sucesso   Conheça a trajetória de Silvio Santos Empreendedorismo e sucesso   Conheça a trajetória de Silvio Santos Empreendedorismo e sucesso   Conheça a trajetória de Silvio Santos
Foto: Família Abravanel – Cidinha (esquerda), Silvio e Iris (centro) e as seis filhas (direita) Via Glossario de Noticias e
SBT

Empreendedorismo e sucesso   Conheça a trajetória de Silvio Santos
Via Amigos de Freud

Via Msn Entretenimento, Jornal Brasile SBT

*Foto abertura – Via Msn Entretenimento

Leia também: Vida de Silvio Santos vai virar filme e o apresentador estreia novo programa no SBT.

Silvio Santos no inicio de carreira

Silvio Santos na primeira exibição de “A Praça é Nossa”

A frase que o apresentador eternizou “Quem quer dinheiro”

Publicação: 15 de dezembro de 2010

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
53-grammy-awards
Você no Grammy 2011 – Não tem preço!

A 53ª edição do Grammy Awards, premiação mais importante da música norte-americana, está agendada para acontecer no dia 13 de...

Fechar