Logo

Liocel

Liocel 

O Liocel é uma fibra celulósica extraída da polpa de madeira. É a mais resistente das fibras celulósicas, tanto seca como úmida, diferente da viscose, que úmida perde de 40 a 60% de sua resistência.

O uso do Liocel não é tão difundido no mercado, pois se trata de um fio muito caro, apesar de ser um produto biológico e biodegradável.

É utilizado na fabricação de vestuário, principalmente, feminino.

“As fibras de liocel são obtidas através de uma série de processos químicos a partir da degeneração da celulose. É, portanto, considerada uma fibra artificial.

Desde o surgimento do liocel no final do século passado, inúmeros artigos e aplicações foram desenvolvidos com estas fibras, entre os quais, tecidos e malhas que proporcionam um toque amaciado e uma extrema sensação de conforto. Estas são as principais características das roupas confeccionadas com liocel.

Para a maioria destas, é possível o emprego das linhas habituais nos processos de costura, contudo, para aplicações em artigos tinturados (roupas confeccionadas para tingimento posterior) foi necessário o desenvolvimento de uma linha composta por fibras de liocel, capaz de suportar os processos químicos intrínsecos ao tingimento desta fibra.

A linha de costura composta for fibras de liocel proporciona um tingimento igualizado linha x tecido, além de uma excelente resistência, tanto a úmido quanto a seco.” (Do site Coats Corrente.)

“A empresa inglesa Courtaulds criou o liocel, um fio feito a partir da polpa da madeira, que consumiu dezesseis anos de estudos e cerca de 500 milhões de dólares.

Composto 100% de celulose, o liocel é tão confortável quanto o algodão. Com uma vantagem: é tenaz e flexível ao mesmo tempo. O selo verde é dado por causa dos solventes usados no processo de fabricação, todos biodegradáveis. É a terceira onda dos tecidos sintéticos. “  (Por Veja em Ciência Faz Moda)

Leia também: Viscose

Por Leonize Maurílio

(Leonize atua como  Compradora de Tecelagem em uma confecção no bairro do Bom Retiro. Desenvolve coleções como estilista free-lance. É  formada em Moda  pela Universidade Paulista desde 2004. Possui conhecimentos contá¡beis e administrativos e atuou em empresas de grande e médio porte por mais de 15 anos. E.mail: leonize_maurilio@hotmail.com )

Liocel

Leonize Maurílio é formada em moda pela UNIP (Universidade Paulista) desde 2004, atua como compradora de confecção e desenvolve coleções como estilista free-lancer. E.mail: leonize_maurilio@yahoo.com.br

11 Comment

  1. [...] Liocel – há algum tempo não víamos roupas de Liocel nas coleções, o que é uma pena, pois é super fresquinho e muito gostoso de se usar no calor. Fiquei feliz em ver calças e shorts deste tecido na revista e gostei bastante dos modelos na cor laranja forte, bem verão e lembrei que o tom apareceu em lindas combinações com rosa fluo no catálogo da Animale. Claro que agora quero pra mim, né? [...]

  2. ola boa tarde
    gostaria de saber como posso comprar liocel em curitiba pr

  3. Boa tarde,

    Gostaria de saber onde compro Liocel e outros tecidos organicos e biodegradáveis em BH.

    Obrigada,

  4. Gostaria de saber onde encontrar lojas que vendem Liocel em São Paulo ou Rio de Janeiro.

    Agradeço

  5. BOA TARDE,GOSTARIA DE SABER ONDE VENDE LIOCEL EM BH.OBRIGADA.

  6. Oi…

    Gostaria de saber onde encontro lojas que vende tecido de Liocel em Minas Gerais, sou de Belo Horizonte.

    Entre em contato pelo meu e-mail.

    Obrigado!

  7. Olá,
    eu sou estagiária da KHELF e sei que temos blusinhas femininas feitas de liocel à venda. Quem quiser conferir e aproveitar, estamos em todos os maiores shoppings de São Paulo.

    Bju,
    Hadassa

  8. trabalho em uma confecção eco étnca e gostaria de saber se este tecido é corretamente ecologico se é feito da madeira extraida ou reutilizada, pois tenho que convencer meus clientes de que é correto

  9. Bom dia.

    Gostaria de ser informado em quais lojas, em Brasília/DF, encontro os produtos com a fibra LIOCEL, para homens.

    Grato.

  10. Olá….
    Gosto muito do liocel, e gostaria de saber onde posso compra-lo, e parece que voces tem muitas opçoes de cores.
    Sou de Goiânia – GO.
    Entre em contato pelo meu e-mail.
    Agradeço pela atenção.
    Lúcia

    • Gostaria de saber onde posso comprar liocel estampado, no Rio de Janeiro, para confeccionar vestidos. Obrigada!

Your Commment

Email (will not be published)