Livro – O estranho na moda de Silvana Holzmeister

Livro   O estranho na moda de Silvana Holzmeister

O Estranho na moda: a imagem nos anos 1990 lança um olhar sobre as imagens de moda da segunda metade do século XX. Quase sempre perturbadoras e transgressoras, elas mudaram o conceito de corpo e de beleza, chamando a atenção para a imperfeição. Nessa década, o luxo passou a ser decadente.

O conceito de “estranho”, que a pesquisa evidencia, mostra-se extremamente atual, sendo notável sua recorrência em desfiles, editoriais, campanhas…

O lançamento é, sem dúvida, de grande interesse para todo aquele que aprecia ler o conteúdo das imagens para além da superfície.

Na escolha das imagens representativas da época, a autora mostrou-se especialmente seletiva. A expressividade destas combina-se a um texto fluído, através do qual as informações e repertórios instigam reflexões. As imagens foram cedidas por importantes nomes da fotografia de moda nacional e internacional, como Corinne Day, Michael Baumgarten, Sean Ellis, Andréa Giacobbe, Cristiano Madureira e Paschoal Rodrigues.

Silvana concilia o olhar de uma profissional da moda – com sólida experiência nas principais revistas brasileiras -, a um rico discurso, fruto de sua trajetória acadêmica. Não é sempre que conseguimos encontrar títulos que saibam conjugar tão bem a moda, que circula na mídia, com uma argumentação teórica de notável qualidade.

Algumas vertentes estéticas analisadas pela autora são:

Heroin chic, Bonecas, Ciborgues e Morte.

O movimento iniciado em Londres e que ficou conhecido como heroin chic utiliza elementos que remetem ao uso abusivo de drogas – em especial a heroína – e à anorexia. Começou como uma experimentação de linguagem com um pequeno grupo de fotógrafos, em especial Corinne Day, que clicava as amigas em cenários urbanos de periferia. Uma delas viria a se tornar ícone da década e uma das modelos mais importantes da atualidade: Kate Moss.

O capítulo intitulado Bonecas: simulacro fashion mostra como a moda critica a si  mesma ao transformar suas modelos em seres inanimados, quase objetos. A partir de exemplos publicados em diversas revistas, é possível traçar paralelos com o romance O paraíso das damas (Au bonheur des dames), escrito por Émile Zola entre 1882 e 1883, e com a posição social ocupada pelas mulheres no século XIX.

Ciborgue: uma metáfora pós-moderna traz outra face do jogo animado-inanimado, composta de organismos híbridos, mecanização e pesquisas com novas texturas e superfícies. Especialmente as manifestações da moda em torno das bonecas e dos ciborgues despertam um mal-estar “inexplicável”, vindo de algo familiar.

Da mesma forma, a morte é um tema recorrente no trabalho de vários fotógrafos e estilistas com desdobramentos como o suicídio e a femme fatale. Subliminar ao impacto da imagem, está a transitoriedade – processo intrínseco à moda uma vez que, para que surja uma nova tendência, a anterior precisa morrer.

Ao propor uma reflexão sobre a imagem adotada pela moda nos anos 1990, que transformou em glamour o antiglamour, o livro pretende oferecer um entendimento desse processo, sua relação com fatos histórico-socioculturais e o uso do corpo como suporte para  experimentações – que resultaram numa revolução na linguagem de moda contemporânea.

Sobre a autora:

Silvana Holzmeister – Capixaba, jornalista há 18 anos, sendo 12 como especialista em Moda. É Editora de Projetos Especiais da Vogue. Atuou como editora-chefe da L’Officiel e editora de Moda e Cultura do jornal A Gazeta. Mestre em Moda, Cultura e Arte pelo Centro Universitário Senac SP. Especialista em Moda e Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi. Professora de Moda e Jornalismo de Moda, do Istituto Europeo di Design IED.  Já atuou na Pós-Graduação online da Anhembi Morumbi e no IBModa. Em Vitória-ES criou e coordenou os cursos superior e pós-graduação em Moda da Universidade Vila Velha.

Sobre a editora:

Fundada em 2006, a Estação das Letras e Cores tem como proposta publicar obras de referência para provocar a reflexão, o conhecimento e a pesquisa nas áreas de moda, design e artes. Seu catálogo reúne títulos assinados por especialistas de renome nacional e internacional tais como: Gilda Chataignier, Carol Garcia, Andrea Semprini, Fausto Viana, Mara Rubia Sant’Anna, Nizia Villaça,. Mirian Goldenberg, Doroteia Baduy Pires; Ana Claudia de Oliveira, Kathia Castilho, Francesco Morace e Flávio Sabrá entre outros.

Livro   O estranho na moda de Silvana Holzmeister

Lançamento:

Dia 13 de outubro, entre 18h30 às 21h30, acontecerá o lançamento do livro:

O estranho na moda na Livraria da Vila – Lorena – Al. Lorena,  1731 – Jardim Paulista – São Paulo.

Tel. 11 3062 1063

Via Ferraz Moda Inteligência de Moda

Publicação: 13 de outubro de 2010

COMENTÁRIOS

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

Leia o post anterior:
Parede é para enfeitar

Adoro quadrinhos diversos, espelhos, chifres e penduricalhos para embelezar a parede. Invente a sua! baci

Fechar