Marília Carneiro – A grande figurinista da Rede Globo

Marília Carneiro   A grande figurinista da Rede Globo
Marília Carneiro com suas personagens de novela

Marília Carneiro, figurinista da Rede Globo, faz parceria com a Grendene

Marília Carneiro é figurinista da Rede Globo há trinta e sete anos. Carioca, ela estudou filosofia e comunicação, chegou a trabalhar na Tribuna da Imprensa, mas acabou seguindo outros caminhos.

Começou como figurinista no filme O Homem que Comprou o Mundo, de Eduardo Coutinho, e não parou mais. Na época de seu primeiro filme, não se especializou em figurino por que a área não existia ainda. Sua relação com moda continuou crescendo, abriu uma loja no Rio e viajava para a Europa para comprar roupas e trazer influências. Duas lojas depois e lá estava Marília na Rede Globo. Estreou com a novela Ossos de Barão, de 1973.

Marília Carneiro   A grande figurinista da Rede Globo

Ossos de Barão, primeira novela de Marília Carneiro Via Telegramaturgia

A figurinista revolucionou a produção da emissora, que só trabalhava com peças feitas exclusivamente para novelas.  Ela passou a selecionar roupas prontas para serem usadas nas telenovelas, dando mais agilidade à produção.

Marília já foi responsável pelo figurino de quase 30 novelas, oito minisséries e mais programas humorísticos.  E agora faz parceria com a Grendene, que será divulgada pela MM Conteúdo, empresa de brand content da jornalista Mauren Motta.

Marília Carneiro   A grande figurinista da Rede Globo

Jaqueline, personagem de Ti-ti-ti interpretada por Cláudia Raia, produção de Marília Carneiro

Batizado de Moda de Novela, o projeto mostra que a teledramaturgia é a grande referência de moda no país.

O projeto de divulgação de Moda de Novela contempla uma série de ações, como por exemplo, um site com dicas de moda e tendências para a mulher moderna. Alimentado pela MM Conteúdo, o site tem consultoria de Marília Carneiro. Além disso, a figurinista ainda é responsável pela assinatura de uma coluna semanal no site da marca.

Outra ação é a realização de como talk shows com a presença da figurinista, para aproximar a consumidora da Grendha à marca.

Marília participou também de um editorial de moda com produção da MM Conteúdo que retrata seus personagens mais marcantes como Laura (interpretada por Cláudia Abreu em Celebridade), Julia Matos (interpretada por Sônia Braga em Dancin’ Days), Dafne (interpretada por Flávia Alessandra em Caras e Bocas), entre outros.

Marília Carneiro   A grande figurinista da Rede GloboMarília Carneiro   A grande figurinista da Rede Globo
A figurinista com a inesquecível Júlia Matos, de Dancin Days e a personagem original

Na releitura a personagem Julia Matos ganhou um top dourado de paetês e uma rasteirinha mais adequada para não machucar os pés de quem quer brilhar na pista até amanhecer. A malvada Laura, de Celebridade, veio numa leitura mais cotidiana, incrementada pelo boá de penas de avestruz. Para a lúdica Darlene, também de Celebridade, a aposta foi no look Denim Total.

Marília Carneiro   A grande figurinista da Rede Globo Marília Carneiro   A grande figurinista da Rede Globo
Marília Carneiro brinca com Laura e Darlene da novela Celebridades

Já Dafne, de Caras e Bocas, foi totalmente pensada a partir do minimalismo adornado pelas bijouterias grandes, que estão em alta. E no visual exagerado chique de Jaqueline, em Ti-ti-ti, as transparências ganharam vez, criando uma sobreposição com o macacão estampado. Nos pés todas elas usaram sandálias da coleção de verão da Grendha.

Marília Carneiro   A grande figurinista da Rede GloboMarília Carneiro   A grande figurinista da Rede Globo

A figurinista posa com Dafne, de Caras de Bocas e Jaqueline, de Ti-ti-ti

Para visualizar todas as fotos, acesse FLICKR

Fonte: Memória Globo

Saiba mais sobre a carreira e a vida da Marília Carneiro

“Assim como os outros componentes de cena, o figurino tem uma importância fundamental para dar veracidade ao mostrado. Se nos filmes de época ele chama a atenção de cara, em trabalhos com enredos atuais ele demanda  uma atenção especial para não ficar aquela impressão de descuido. Entre os figurinistas do cinema brasileiro está o talento de Marília Carneiro.

Nascida no Rio de Janeiro, Marília Carneiro desenvolveu uma carreira importante como figurinista em várias novelas da Rede Globo. Segundo  depoimento no seu livro “No Camarim das Oito”, quem a levou para a tv foi a atriz Dina Sfat, que na época era cliente da butique que Marília tinha em Ipanema. A inesquecível atriz ia protagonizar a novela “Os Ossos do Barão” (1973) e pediu para o diretor Daniel Filho  contratar Marília para vestir sua personagem. Pronto, nascia aí uma figurinista de sucesso e prestigiada e uma parceria para sempre com Daniel Filho, em novelas de sucesso como “Dancin Days” e “O Dono do Mundo” e seriados como “Malu Mulher” e “A Vida Como Ela É”.

Na tela do Globo, Marília Carneiro assinaria ainda o figurino de momentos luminosos como as novelas “O Rebu”, “Gabriela” e “Saramandaia”, minisséries como “Lampião e Maria Bonita”,  “Rabo de Saia” e “Anos Rebeldes”,  seriados como “Malu Mulher”, “Ciranda Cirandinha” e “Mulher,  e o inesquecível “TV Pirata”.

No palco, além de peças teatrais, assinou shows de grandes nomes como Tom Jobim, Gal Costa e Roberto Carlos.

Filha de banqueiro, Marília Carneiro é irmã da atriz Maria Lúcia Dahl e foi casada com o cineasta e iluminador Mário Carneiro. Com formação em História da Arte, Marília Carneiro tornou-se um nome de ponta no seu ofício e já vão mais de 30 anos que bate o ponto em produções importantes da Globo.

No cinema, Marília Carneiro estreou como atriz no filme “Capitu”, dirigido por Paulo César Saraceni em 1968. Foi sua única experiência na arte da interpretação, já que no filme seguinte, “O Homem que comprou o mundo” (1969), de Eduardo Coutinho, faz sua estréia como figurinista. No livro “No Camarim das Oito”, Marília, que além da tv fez inúmeros trabalhos também para o teatro, revela que “o figurino cinematográfico é o mais difícil de todos”.

No mesmo livro, Marília conta a passagem da morte de seu pai durante a tarde do Reveillon de 1966, em que ela reagiu contra o terno que vestiram nele e o vestiu de jeans, camiseta e alpargatas. “Eu havia tomado o comando daquela cena triste. Foi o meu primeiro figurino”.”

(Leia matéria completa no blog Mulheres do Cinema Brasileiro)

Marília Carneiro   A grande figurinista da Rede Globo

Maríria  fez o visual da personagem Jade da novela o Clone – Veja matéria da Revista Veja

Quer ser figurinista?

Dica do Oficina de Estilo

Marília Carneiro   A grande figurinista da Rede Globo

Publicação: 20 de setembro de 2010

AUTOR

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
CitroenLacoste
Citroën aposta em parcerias com grifes mundialmente famosas

Depois de lançar um carro estilizado pela Yves Saint Laurent, agora a Citroën divulgou o resultado das parcerias com as...

Fechar