Os filmes indicados ao Oscar 2014 que os amantes de moda têm que assistir

Nesta última quinta-feira (16.01), a Academia das Artes Cênicas e Cinematográficas anunciou os indicados ao Oscar 2014. O bacana desta edição é que muitos dos concorrentes possuem figurinos marcantes de determinadas épocas, como “Trapaça”, encenado nos anos 70, e “O Grande Gatsby”, que se passa em meados da década de 20.

Os filmes indicados ao Oscar 2014 que os amantes de moda têm que assistirO figurino de “Trapaça”remete ao universo de glamour do final dos anos 70

Com isso, as obras vão muito além de entretenimento, sendo verdadeiras aulas de história da moda, principalmente para quem é ligado ao assunto. Além dos dois longas, outro que merece ser visto, principalmente pelo apelo fashion, é o “The Invisible Woman”, que relata um romance secreto entre Nelly Ternan e Charles Dickens entre os anos 1830 e 50.

Os filmes indicados ao Oscar 2014 que os amantes de moda têm que assistirJá “The Invisible Woman”é ambientado no século XIX

Os três filmes são indicados ao prêmio de figurino (concorrendo também com “12 Anos de Escravidão”e “O Grande Mestre”), confira abaixo detalhes sobre a construção das roupas dos personagens, além de saber mais do profissional reponsável por elas.

“O Grande Gatsby” (“The Great Gatsby”)

Os filmes indicados ao Oscar 2014 que os amantes de moda têm que assistir“O Grande Gatsby” foi inspiração para editoriais de moda e coleções

Quem comanda o time de figurinistas do longa é Catherine Martin, que já levou o prêmio de Melhor Figurino e Direção de Arte com Moulin Rouge. A ambientação de “O Grande Gatsby” foi tema de diversos ensaios de moda e até coleções, sendo uma das principais influências da última temporada. No filme, as peças foram desenvolvidas com a colaboração de Miuccia Prada.

Os filmes indicados ao Oscar 2014 que os amantes de moda têm que assistirMais do figurino de “O Grande Gatsby”

“Trapaça” (“American Hustle”)

Assinado por Michael Wilkison, o figurino aqui pretende reverenciar o glamour do final da década de 70, com roupas cuidadosamente pensadas para não serem clichês. Além das peças em si, a beleza também merece atenção dos espectadores, principalmente penteados e cortes de cabelo masculinos e femininos.

Os filmes indicados ao Oscar 2014 que os amantes de moda têm que assistirAlém da trama, o figurino de “Trapaça” tem tudo para conquistar os fashionistas

Wilkison é também quem assina como figurinista de “O Homem de Aço”, os dois últimos filmes da trilogia “Crepúsculo”, “300”e outros.

Os filmes indicados ao Oscar 2014 que os amantes de moda têm que assistir“Trapaça”deve estrear nos cinemas no dia 24 de janeiro. Confira mais filmes que estreiam em janeiro aqui

“The Invisible Woman”

Os filmes indicados ao Oscar 2014 que os amantes de moda têm que assistirOs filmes indicados ao Oscar 2014 que os amantes de moda têm que assistir – “The Invisible Woman”

Especialista em longas de época, Michael O’Connor já levou o Oscar de figurino por “A Duquesa”. Para o novo filme, porém, o profissional revelou que não estava muito familiarizado com as roupas do período. O grande desafio, segundo ele, foi fazer a protagonista, a atriz Felicity Jones, parecer muito mais jovem no ínicio da história. Para isso acontecer, O ‘Connor optou por usar tons pastel na juventude da personagem, e mais escuras ao amadurecer.

Os filmes indicados ao Oscar 2014 que os amantes de moda têm que assistirFigurino de época em “The Invisible Woman”

O filme tem estreia prevista para dia 28 de março nas salas brasileiras.

Fotos: reprodução / My Lucious Life, For a MTV, NY Daily News, National Post e Flavorwire

Publicação: 17 de janeiro de 2014

AUTOR

Graduada em jornalismo e moda, Marcela é apaixonada por tudo que envolva os universos da moda, beleza, comportamento e cinema. Adora cultura geek, mas só quando o assunto é tecnologia. Já atuou na Revista Estilo, Guia Jeanswear e All Lingeriea, além de coloborar com o Blog do Pro e revista World Fashion.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Os melhores looks e abadás nos camarotes do carnaval

Com uma camiseta, muita imaginação e samba no pé, as famosas mostraram a versatilidade do abadá na hora montar seus...

Fechar