Senac São Paulo e MAM promovem 3º edição do “Ziguezague: desfiles incríveis, oficinas transitivas, conversas transversais”

Senac São Paulo e MAM promovem 3º edição do “Ziguezague: desfiles incríveis, oficinas transitivas, conversas transversais”

Com o intuito de produzir reflexões sobre moda que dialoguem com os acontecimentos do São Paulo Fashion Week (SPFW), o Museu de Arte Moderna (MAM) e o Senac São Paulo realizam mais um “Ziguezague: desfiles incríveis, oficinas transitivas, conversas transversais”. A 3ª edição do evento ocupará o MAM, no Parque Ibirapuera, entre 17 e 20 de janeiro, paralelamente aos desfiles da temporada de outono/inverno 2008.

A iniciativa é voltada não apenas àqueles que freqüentam o prédio da Bienal mas também a todos os interessados no assunto. Serão ofertadas mostras de imagens de desfiles, debates e oficinas, que serão realizadas no ateliê e auditório do Museu. As atividades têm como objetivo promover discussões sobre cruzamentos da moda com artes visuais, filosofia, antropologia, psicanálise, comunicação e semiótica.

Esse ano, a programação segue os mesmos tópicos de atividades das edições anteriores. Na mostra “Desfiles Incríveis”, serão apresentadas imagens de grandes desfiles brasileiros para comentários de pesquisadores convidados. Em “Conversas Transversais”, serão refletidas as relações entre moda e arte. E durante as “Oficinas Transitivas”, serão ensinadas diversas técnicas e linguagens ligadas às roupas, acessórios e imagem de moda – com foco especial na experimentação em abordagens e linhas de trabalho em fotografia de moda.

“A relação entre vida e arte é um dos temas norteadores da arte contemporânea e o público presente terá acesso a uma discussão de ponta na cultura, tendo a oportunidade de aprender e criar”, enfatizou o curador do MAM, Felipe Chaimovich.

Cristiane Mesquita, pesquisadora de moda convidada pela curadoria do MAM para conceber o evento, conta que o título “Ziguezague” (termo usado para uma técnica de costura) nasceu da idéia de ir e vir, de transitar de um lugar a outro. O que se encaixa com o conceito da proposta. Pois os visitantes poderão transitar pelos espaços do local, como ir do MAM para o prédio da Bienal, da sala de desfiles para os ateliers de oficinas e do Ziguezague para o SPFW.

“Isso possibilita a invenção de linhas inspiradoras para se pensar a moda, suas tendências, apresentações e manifestações em perspectivas das mais diversas, uma vez que o movimento de ziguezaguear faz com que a volta ao lugar de origem ocorra numa outra dimensão da trajetória”, explicou.

O evento será aberto com a exibição de “Caderno de notas sobre roupas e cidades”, documentário do cineasta Win Wenders sobre o criador japonês Yohji Yamamoto, seguido de comentários da arquiteta Ludmila Brandão sobre a obra. “O filme traz de modo especialmente sensível algumas temáticas presentes na programação. E ainda aponta para a quarta edição do evento, que acontecerá em junho e contará com atrações internacionais, paralelamente à programação do MAM que integra o ano do Intercâmbio Japão-Brasil”, concluiu Cristiane.

Entre os participantes, são esperados estudantes de graduação, pós-graduação e mestrado em moda, artes, design e áreas afins; pesquisadores de moda, jornalistas, produtores e alunos de escolas atendidas pelo setor educativo do MAM, público frequentador do SPFW e interessados em geral.

O periodo de inscrições para as atividades é de 2 a 16 de janeiro, com vagas limitadas. As inscrições para os “Desfiles Incríveis” e as “Conversas Transversais” são gratuitas. Já para participar das “Oficinas Transitivas”, é cobrada a taxa de R$ 10,00.

Para saber mais, acesse o site do MAM clicando aqui ou entre em contato pelo telefone (11) 5085-1313. Confira abaixo a programação completa:

PROGRAMAÇÃO

17 de janeiro, às 10 horas
Abertura do evento

Auditório:

“CONVERSAS TRANSVERSAIS” – dias 17 e 20 de janeiro
Convidados comentam relações, intersecções, aproximações e deslocamentos entre moda e arte.

17 de janeiro, às 10h30
Exibição do filme: “Caderno de notas sobre roupas e cidades”, de Wim Wenders (16mm, 1989).
Comentários: Ludmila Brandão, arquiteta.
Mediação: Cristiane Mesquita, psicóloga.

20 de janeiro, às 13 horas
Moda e arte: diálogos e desvios – trajetória de exposições que fizeram dialogar criadores de moda e obras de artistas integrantes do acervo do MAM.
Comentários: Marco Antônio Ramos Vieira, pesquisador de moda, artes visuais e linguagem; e Ricardo Resende, curador.
Mediação: Biti Averbach, jornalista de moda.
“DESFILES INCRÍVEIS” – de 17 a 19 de janeiro
Imagens inesquecíveis de desfiles brasileiros comentados por pesquisadores. Diversos olhares e diálogos com os desfiles.

17 de janeiro, às 15 horas
Moda em processo de criação
Desfiles: G – inverno/1999, Jum Nakao – inverno/2004 e Karlla Girotto – inverno/2004.
Comentários: Charles Watson, professor de pensamento criativo e arte contemporânea; e Cláudia Marinho, artista visual, pesquisadora e designer.
Mediação: Mariana Rocha – consultora.

18 de janeiro, às 13 horas
Cada um, cada um? Liberdade e controle no corpo da moda
Desfiles: Vide Bula – inverno/2007, Cavalera – inverno/2005 e Daspu – verão/2007.
Comentários: Mirian Goldenberg, antropóloga; e Regina Favre, filósofa e terapeuta.
Mediação: Elaine Bortolanza, pesquisadora.

19 de janeiro, às 13 horas
Eles e elas – olhares sobre feminilidades e masculinidades
Desfiles: Marcelo Sommer – inverno/2005, João Pimenta – inverno/2007 e Maxime Perelmuter – verão/2007.
Comentários: Ana Paula Cavalcanti Simioni, socióloga; e Heidi Tabacof, psicanalista.
Mediação: Jorge Wakabara, jornalista de moda.
Ateliê:

“OFICINAS TRANSITIVAS” – de 18 a 20 de janeiro
Trânsito entre técnicas e linguagens diversas. Nesta edição, a fotografia é explorada em quatro diferentes perspectivas. São disponíveis 20 vagas por atividade.

18 de janeiro, das 15 às 18 horas
Linguagem Fotográfica Pessoal: Rafael Assef, artista plástico.
Oficina de fotografia inspirada em trabalhos de artistas contemporâneos. Explora o corpo como lugar de embate entre razão e emoção.

19 de janeiro, das 10 às 13 horas
Imagem-conceito: Marcio Banfi, artista plástico e stylist.
Oficina de criação de styling de moda para fotografia. Faz paralelo com a criação artística, explora materiais diversos e estimula resoluções inusitadas.

19 de janeiro, das 15 às 18 horas
Passarela Experimental: Rogério Cavalcanti, fotógrafo de moda.
Oficina de fotografia com proposta experimental na cobertura de um desfile do SPFW. Estimula olhares não convencionais para as passarelas e modelos.

20 de janeiro, às 15 horas
Moda da Rua: Denis Rodriguez, fotógrafo e editor de moda.
Oficina de edição fotográfica de moda de rua. Aborda temas como comportamento, padronização, diferenciação e tendência para a construção de álbuns fotográficos.

Evento: “Ziguezague: desfiles incríveis, oficinas transitivas, conversas transversais”
Quando: entre 17 e 20 de janeiro de 2008
Onde: Museu de Arte Moderna de São Paulo – Ateliê e Auditório
Parque do Ibirapuera, portão 3 – s/nº
São Paulo – SP – Brasil
Quanto: entrada franca para os “Desfiles Incríveis” e “Conversas Transversais”. Para as “Oficinas Transitivas”, é cobrada uma taxa no valor de R$ 10,00.
Informações: (11) 5085-1313

Notícia enviada pela pesquisadora da Unicap Patrícia Sant’Anna.

Publicação: 4 de janeiro de 2008

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
ócio-pop – um blog sobre o nada e alguma coisa de cultura pop.

O ócio-pop é um ótimo blog, recheado de matérias interessantes sobre música, moda, arte, games incríveis, fotografia, internet, propaganda e muito mais. No blog...

Fechar