Fiat lança tecnologia para manter os motoristas conectados às redes sociais

Fiat lança tecnologia para manter os motoristas conectados às redes sociais

Quem não gosta de carro, não é mesmo? Automóvel, para nós, nunca foi apenas um meio de transporte, longe disso – bem longe disso.

A Fiat sempre surpreendeu, apostando em design que a primeira vista sempre me deu aquele “susto”. Foi assim quando vi pela primeira vez o Uno em 1984, ou o Pálio em 1996. Não só pelo design, mas também pelas inovações: o primeiro carro com conexão bluetooth para celular foi o Stilo em 2004, e primeiro carro com motor tetrafuel foi o Siena em 2006. Até o primeiro carro nacional com Air-Bag foi o Fiat Tipo.

Agora se prepare: em 2013 a Fiat arrebenta novamente. O PUNTO deve sair com uma aposta que vai ser bem interessante.

Depois de ter entrado na primeira rede social, o mundo deixou de ser o mesmo. Só no Facebook temos um bilhão de usuários, e a Fiat aposta nesse nicho. A proposta do carro é fazer conexões com as redes sociais a partir do celular – tudo por comando de voz, sem tirar a mão do volante, com o maior conforto e segurança.

Como estamos cada vez mais conectados (confesso que mais conectado do que gostaria e por muito mais tempo), a ideia é aproveitar o tempo enquanto estamos no trânsito – que nos idos de 2012 – era completamente desperdiçado.

Fiat lança tecnologia para manter os motoristas conectados às redes sociais

Fiat lança tecnologia para manter os motoristas conectados às redes sociais

Pioneira em inovação e na democratização de novas tecnologias, a Fiat aproveita a chegada do Novo Punto para lançar o serviço Fiat Social Drive. Criado e desenvolvido pela Agência Fiat, que reúne profissionais da AgênciaClick Isobar e da Leo Burnett Tailor Made, o Fiat Social Drive é uma ferramenta inédita que permite ao motorista se conectar com suas redes sociais por áudio, enquanto dirige, sem tirar as mãos do volante, garantindo a segurança.

“Olhando para o consumidor, é inegável o papel que as redes sociais exercem hoje. Todos querem estar conectados, o tempo todo. E por que não no carro? Levamos este desafio a nossos parceiros e o resultado é o Fiat Social Drive, uma forma pioneira de conexão que garante a segurança do motorista”, afirma João Batista Ciaco, Diretor de Publicidade e Marketing de Relacionamento da Fiat.

O serviço funciona com qualquer celular com a função Bluetooth que se conecta ao Blue&Me do carro, sistema de comando de voz lançado pela montadora em 2007, também com o Punto. É preciso apenas criar uma conta no site da ferramenta (www.fiat.com.br/socialdrive), escolher os amigos com quem deseja se conectar e indicar as informações que quer receber de cada um. Entre as publicações que o serviço lê estão aniversariantes do dia, eventos, mensagens e mudanças de relacionamento no Facebook, DMs, mentions e unfollows no Twitter, check-ins no Foursquare e notícias de alguns dos principais portais.

“Um carro lindo, esportivo e avançado nos inspirou a fazer uma campanha igualmente tecnológica. A parceria Leo e Click influenciou na maneira de pensar o produto e até no jeito de apresentar o carro ao consumidor”, diz Marcelo Reis, VP de Criação da Leo Burnett Tailor Made. Foram cinco meses para o desenvolvimento e testes do serviço, e uma equipe de 25 pessoas diretamente envolvidas. Entre os desafios estava encontrar uma tecnologia de leitura de texto em português coloquial, proporcionando uma experiência mais próxima da realidade. “Esse é um projeto totalmente pioneiro e democrático, que reforça um dos pilares da marca Fiat, o de inovação. Foi pensando na segurança do motorista e na conectividade que o próprio Punto traz que chegamos neste modelo de serviço tecnológico e social.”, diz Eduardo Battiston, Diretor de Criação Executivo da AgênciaClick Isobar.

A Fiat é tradicionalmente conhecida como pioneira na adoção de novas tecnologias. Colocou no mercado o primeiro carro movido a álcool (ainda o 147, em 1979), o primeiro carro nacional equipado com air-bag (Fiat Tipo, 1996), primeiro carro com conexão bluetooth para celular (Stilo, 2004), primeiro carro com motor tetrafuel (Siena, 2006), entre outros exemplos, como o sistema Locker, disponível na linha Adventure (2008). Em 2011, a montadora lançou o aplicativo Eco:Drive no Brasil, que permite ao usuário analisar as rotas e converter todas as informações de consumo de combustível, nível de CO2 emitido e a economia alcançada.

Fiat lança tecnologia para manter os motoristas conectados às redes sociais

Fiat lança tecnologia para manter os motoristas conectados às redes sociais Fiat lança tecnologia para manter os motoristas conectados às redes sociais

Ficha Técnica // FIAT SOCIAL DRIVE:

VP de Criação: Raphael Vasconcellos (AgênciaClick Isobar); Marcelo Reis (Leo Burnett Tailor Made)

Diretor de Criação Executivo: Eduardo Battiston (AgênciaClick Isobar); Guilherme Jahara (Leo Burnett Tailor Made)

Criação: Bruno Barbieri e Diogo Valim (AgênciaClick Isobar); Julio D’Alfonso e Murilo Melo (Leo Burnett Tailor Made)

Design: Bruno Oyama, Felipe Accorsi, Eduardo Rodarte e Eduardo Marzionna (AgênciaClick Isobar)

Ilustração: Gustavo Bockos (AgênciaClick Isobar)

Motion Design: Fabio del Rio, Lucas Lourenço e Fabrício Lucio (AgênciaClick Isobar)

Tecnologia: Marcos Paulo Santos Falcão e Luis Leão (AgênciaClick Isobar)

Planejamento: Bertrand Cocallemen e Armando Ferreira Areias (AgênciaClick Isobar); Marcello Magalhães, Tiago Lara, Manuela Gambagorte e Marco Farah (Leo Burnett Tailor Made)

Atendimento: Claudio Souza, Ernane Melo, Paula Sotto Maior, Flaviano Guerra, Maira Zaclis, Eduardo Maruxo, Cristiane Molnar e Isabela Fagundes Pereira (AgênciaClick Isobar); Cíntia Mourão, Daniela Ferreira, Flávio Moscatelli e Eduardo Crepaldi (Leo Burnett Tailor Made)

Mídia: Rose Campiani, Guilherme Horácio, Nadia Freitas e Amanda Coutinho (AgênciaClick Isobar); Fernando Sales, Daniela Franco, Leonardo Gomes, Thais Gallucci e Fábio Requer (Leo Burnett Tailor Made)

Produção: Priscila Moscovich (AgênciaClick Isobar)

Trilha Sonora: Ritmika

Solução de telefonia: Nuswit

Fiat lança tecnologia para manter os motoristas conectados às redes sociais

Fiat lança tecnologia para manter os motoristas conectados às redes sociais Fiat lança tecnologia para manter os motoristas conectados às redes sociais

Por Vinicius Moura

Publicação: 18 de outubro de 2012

AUTOR

Vinicius é empresário do setor de auto-peças.

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
joias artesanais (24)
Joias artesanais com conceito de arte – Conheça o trabalho de Lucas Shirts

Joias artesanais, únicas e super exclusivas, nascem pelas mãos de Lucas Shirts há mais de quatro anos. São anéis, pulseiras,...

Fechar