Fauna Galeria inaugura seu espaço expositivo com mostra individual de Alexandre Sequeira

Fauna Galeria inaugura seu espaço expositivo com mostra individual de Alexandre Sequeira

Fotógrafo paraense exibe 10 fotografias e 8 tecidos serigrafados da série Nazaré de Mocajuba, com retratos dos moradores da cidade homônima, no Pará. Em cartaz de 11 de junho a 10 de julho.
 
A Fauna Galeria inaugura seu espaço expositivo no dia 10 de junho, às 19 horas, com a mostra “Nazaré de Mocajuba”, do fotógrafo paraense Alexandre Sequeira. Na individual são exibidas 10 fotografias e 8 retratos em tamanho real impressos em diferentes tecidos, realizados na vila de 200 habitantes que empresta título à mostra, localizada às margens do Rio Mocajuba, no Estado do Pará.
 
Desde a primeira viagem à vila, ainda nos anos 1990, Alexandre dedicou-se a retratar sistematicamente o lugar e seus habitantes, porém o caminho para essa exposição foi aberto pelo pedido de uma moradora que precisava de um retrato seu para um documento. “A partir desse momento veio uma avalanche de pedidos dessas pessoas, que raramente se viram em um registro fotográfico”, conta Alexandre transformado no retratista da vila.

 Fauna Galeria inaugura seu espaço expositivo com mostra individual de Alexandre Sequeira

 “Luz e televisão chegaram lá somente neste milênio, o que deu à localidade o ar nostálgico de um espaço perdido no tempo”, diz o artista.
 
Segundo Alexandre, os moradores da vila pediam para serem fotografados ou mostravam fotos antigas que ele levava a Belém para serem restauradas. As conversas e a convivência com a população local facilitaram seu acesso a casa dos moradores, o que permitiu um contato bastante íntimo. “Foi assim que pude ver as cortinas de tecidos velhos, desgastados e esgarçados, que faziam o papel de porta, e as imagens que tremulavam nelas com a passagem das pessoas na contraluz”, declara.
 
“Resolvi fotografá-las e fazer a ampliação em tamanho real, transpondo as imagens para fotolitos e trabalhando a reprodução em serigrafia”, conta. Os primeiros a verem o resultado foram os próprios moradores, que emprestaram os tecidos de suas casas. “Estou muito comovida para usar palavras poucas. Chorei pelo mergulho e pelo encontro com o meu sentido de lugar”, declara Alessandra Nogueira, que visitou a exposição em Belém (PA).
 
A pesquisa de Alexandre parte do uso da relação do homem com seu retrato e de seu respectivo deslocamento para uma nova mídia. Seus procedimentos de captação de imagens e sua exposição na vila inauguram um elo poético entre a representação fotográfica e sua impressão em um suporte carregado de afeto, agregando valores sentimentais à estética de cada uma das peças. Em respeito a essa relação das personagens com os tecidos, as obras expostas na galeria não estarão à venda, servindo apenas como introdução a um universo particular de valores e de memórias.

Fauna Galeria inaugura seu espaço expositivo com mostra individual de Alexandre SequeiraFauna Galeria inaugura seu espaço expositivo com mostra individual de Alexandre Sequeira 

Sobre o artista

Alexandre Romariz Sequeira nasceu em 1961, em Belém do Pará. Formado em Arquitetura pela UFPA em 1983, é mestrando em Arte e Tecnologia na UFMG. Já recebeu o Prêmio Aquisição no Arte Pará de 2003, expôs na Bienal de Gravura de Santo André (SP), na Bienal de Arte Naif de Piracicaba (SP), na galeria Gravura Brasileira (SP), em mostras na França e Bélgica e no Centro Cultural Engrame, no Canadá. Teve seu trabalho citado na revista Frieze, importante publicação inglesa sobre arte contemporânea. Em 2007, foi selecionado para realizar Nazaré de Mocajuba em São Paulo, dentro do projeto Portfólio do Itaú Cultural.

 
Fauna Galeria

A Fauna Galeria é o mais novo espaço para a jovem arte contemporânea de São Paulo. Localizada num antigo sobrado no Jardim América, a galeria tem projeto do escritório Piratininga e é dirigida pela publicitária Caru Magano e a designer Patricia Cataldi, idealizadoras da loja do MAB (Museu de Arte Brasileira da FAAP).  No segundo semestre estão programadas exposições individuais dos artistas Fernando Lombardi e Patricia Magano e uma coletiva de fotógrafos brasileiros e estrangeiros com curadoria de Armando Prado.

Fauna Galeria inaugura seu espaço expositivo com mostra individual de Alexandre Sequeira 

Fauna Galeria inaugura seu espaço expositivo com mostra individual de Alexandre Sequeira

 SERVIÇO:
 
Evento: mostra individual Nazaré de Mocajuba do fotógrafo Alexandre Sequeira
Local: Fauna Galeria
Abertura: 10 de junho, quinta-feira, das 19 às 23 horas
Período expositivo: de 11 de junho a 10 de julho
Endereço: Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 470, Jardim América, São Paulo, SP
Horários de abertura: de 2ª a 6ª, das 10 às 19h; aos sábados, das 11 às 17h
Entrada gratuita
Classificação: Livre
Fauna Galeria

Adelante Comunicação Cultural

Publicação: 8 de junho de 2010

AUTOR

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
phillip-flick-450x280
A Era da Velocidade – Qualidade x Quantidade

Times Square, em Nova York/Foto de Philipp Klinger O esquecimento, filho do descaso, é um atalho para a ineficiência, mãe...

Fechar