Mais dicas de viagem a Paris: hotéis, restaurantes, metrôs e outras dicas

Mais dicas de viagem a Paris: hotéis, restaurantes, metrôs e outras dicas

Resposta ao leitor do Fashion Bubbles que me deixou uma mensagem sobre a matéria de Paris.

Caro Adilson,

Obrigado por sua mensagem. Parabéns pelo aniversário de casamento, tenho a impressão de que a celebração já se iniciou com a definição de onde, quando e como irão comemorar. Acho que Paris foi a escolha perfeita para este tipo de celebração.

Tendo em vista seu comentário entendo que você tenha lido as matérias que publiquei no Fashion Bubbles conforme seguem os link abaixo:

Dicas de Viagem a Paris – Parte 1/2

Dicas de Viagem a Paris – Parte 2/2

Baseado nas perguntas que você me fez, seguem algumas dicas:

1. Planejamento e temporada

Acho que você está correto em planejar sua viagem com muita antecedência. Avalie exatamente os dias que você irá, bem como planeje sua estada. Final de ano as passagens aéreas e hotéis costumam ficar mais caros e também pode ser uma época de muito frio. O inverno passado foi crítico para Paris pelo impacto das nevascas.

2. Euros e traveller check

Veja a melhor época de comprar Euros e se possível já vá comprando a moeda no decorrer do ano. Pode ser interessante levar traveller check. É mais seguro e você se protege da possível desvalorização do real, evitando surpresas no cartão de crédito. Bancos e Casa de Câmbio disponibilizam a compra de traveller checks (cheque viagem).

3. Metro Pass

Os metrôs oferecem passes diários, semanais dentre outros planos. O Paris Visit Pass oferece a possibilidade de utilização de um único cartão para até 5 dias consecutivos em todos os sistemas de transportes públicos: metrô, trem, ônibus, etc. Este pode ser a melhor opção, entretanto vale a pena você comprar um guia (ex.: Folha de São Paulo) para saber o que irão visitar. Os passes cobrem algumas regiões: 1 a 3 ou de 1 a 6 e para que você se locomova para regiões além da 6 pode lhe custar mais. Crianças de 4  a 11 anos podem ser isentas de pagamento. Paris é dividida por bairros e muitas vezes nos concentramos naqueles mais populares. Com Metrô / Trem você consegue inclusive ir a Versailles.

4. Giverny & Versalles

São lugares extremamente recomendáveis: Em Giverny está localizada a casa de Claude Monet e  o famoso jardim que o inspirou nas suas obras mais conhecidas. Versailles é indiscutível, um lugar para se conhecer principalmente após a reforma. Considerado um dos maiores do mundo, o Palácio de Versalhes possui 700 quartos, 1.250 lareiras e 700 hectares de parque. É um dos pontos turísticos mais visitados da França, recebe em média oito milhões de turistas por ano e fica a três quarteirões da estação ferroviária. Tem um enorme valor histórico, foi construído pelo rei Luis XIV – o Rei Sol, a partir de 1664, foi por mais de um século modelo de residência real na Europa, e por muitas vezes foi copiado (museu do Ipiranga – inspirado em menor proporção). Há passeios combinados com ônibus te pegando e deixando no hotel por até $240 dollares americanos, entretanto vocês podem fazer tudo isso usando metrô e trem.

Mais dicas de viagem a Paris: hotéis, restaurantes, metrôs e outras dicas

Versalles

Mais dicas de viagem a Paris: hotéis, restaurantes, metrôs e outras dicas

Giverny

5. Hotéis

Na Europa os hotéis são muito caros e não apresentam serviços de qualidade a preços acessíveis como nos Estados Unidos. Sugiro que vocês gastem um pouco mais, mas fiquem localizados próximos da região central, uma vez que ganhará tempo e muita coisa se pode fazer a pé. Ficar longe dos centros turísticos pode custar tempo e dinheiro quando vocês decidirem ficar mais tempo nas ruas. Um taxi pode tirar-lhes toda economia de hotel, caso fiquem muito longe. Será um desafio encontrar um bom hotel por EUR 50.00 a diária, entretanto há muitos disponíveis dos quais nunca fiquei para poder recomendar. Acho que um bom critério seria utilizar uma rede americana de hotéis, pois normalmente prestam bons serviços em qualquer nível de hotel.

Consultando na internet eu encontrei nomes como: Comfort Inn Sanit Pierre, Cronstadt, Comfort Hotel Lamarck, Victoria, Bresil Opera, Altona, Riviera, dentre outros. Entretanto vale a pena verificar com sua agencia de viagem. O último hotel que eu fiquei e apreciei muito a localização, quartos, café da manhã foi o Etoille Saint Honorre da rede Best Western, entretanto a tarifa mínima está EUR 130.

6. Restaurantes

Em Paris come-se muito bem e há refeições para todos os tipos de bolsos. Caso você não esteja disposto a gastar muito, evite os lugares muito turísticos, cheque os cardápios disponíveis na entrada para não se surpreender. Vinhos são mais baratos do que águas, então peça sempre água da torneira. Aproveite para fazer um bom café da manhã no hotel, fazer um lanche a tarde e jantar em um restaurante.

Conheça também o Conexão Paris,  blog informativo sobre o que está acontecendo em Paris agora e muitas dicas interessantes.

Bon voyage!

Carlos Alberto Alves e Silva
Fashion Bubbbles
carlos@fashionbubbles.com

Mais dicas de viagem a Paris: hotéis, restaurantes, metrôs e outras dicas

Boa noite Carlos,

Estou planejando ir à Paris no final desse ano com minha esposa, para comemorarmos nosso aniversário de casamento e gostaria de saber quais restaurantes posso frequentar, gastando pouco e comendo bem. Para me locomover é melhor utilizar o ônibus ou metrô? Já ouvi falar no “red bus” que passa em todos os pontos turísticos, você recomenda? Quais hotéis posso me hospedar a um preço razoável, em torno de 50 euros a diária? E quanto a violência, quais lugares devo evitar? Já me falaram também do jardim Claude Monet, próximo de Paris, disseram que um lugar maravilhoso e inesquecível, você recomenda que visitemos? Para ir até esse lugar é melhor de ônibus ou há algum trem que passa por lá?

Um abraço!

Adilson

Mais Imagens de Paris

Mais dicas de viagem a Paris: hotéis, restaurantes, metrôs e outras dicas

Versalles

Mais dicas de viagem a Paris: hotéis, restaurantes, metrôs e outras dicas

Versalles

Mais dicas de viagem a Paris: hotéis, restaurantes, metrôs e outras dicas

Giverny

Leia também:

Dicas de Viagem a Paris – Parte 1/2

Dicas de Viagem a Paris – Parte 2/2

Publicação: 21 de dezembro de 2009

AUTOR

Psicanalista e economista, com pós-graduação em Administração pela USP e Marketing pela ESPM. Tem MBA em Gestão Internacional pela Thunderbird School of Global Management‚ Arizona‚ USA e formação nas áreas de Psicologia e Filosofia.

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
moma
Museum of Moderna Art – MoMA

Finalmente fui conhecer o novo prédio, inaugurado há dois anos (nas últimas vezes que estive em NY as filas estavam...

Fechar