Design e Moda: Sistemas Compatíveis?

Design e Moda: Sistemas Compatíveis?

Vista da Oca

A São Paulo Design Week parece afirmar que sim, ao adotar o formato de “semana de lançamentos e eventos” (que aconteceram em São Paulo , entre 18 e 25 de junho), como faz a moda. Enquanto o design brasileiro continua chamando a atenção fora do país – a Axis Magazine , do grupo japonês, é mais uma revista a fazer um especial sobre o design dos emergentes (Brasil e Índia) –, a 1ª Bienal do Design e a 8ª Bienal do Design Gráfico atraem mais atenção da mídia. A concentração dos eventos na mesma semana é sem dúvida benéfica para o setor, em termos de fortalecimento da imagem e do posicionamento do design nacional. Já a aproximação com a moda traz oportunidades e ameaças; por exemplo, os ciclos curtos e a efemeridade desta última devem ser objeto de ponderação e de análise; é necessário considerar, igualmente, a seguinte questão: até que ponto os objetivos de ambos os sistemas são os mesmos, para além da aceleração do consumo e das estratégias mercadológicas?

Design e Moda: Sistemas Compatíveis?

Destaques da 1ª Bienal do Design, a contemporaneidade do mobiliário de Gregori Warchavichk (Casa Modernista, 1930) e da designer francesa Charlotte Perriand, em excelente mostra especial (poltrona giratória, mesa extensível, armário e farol de carro, projetos de 1927) (Fotos: Arquivo OS)

Matéria do site de tendências:

 http://www.observatoriodesinais.com.br/

Publicação: 29 de junho de 2006

Tudo sobre: , , , , ,

COMENTÁRIOS

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

Leia o post anterior:
oscar-wilde-210x295
Sobre Dândis e Antimoda Masculina

"Oscar Wilde: o esteta, o dândi, o escandaloso, o intelectual, o sedutor, o elegante, o exótico, o bizarro, o homossexual,...

Fechar