Zara: Assumindo a Liderança da Fast-Fashion

Zara: Assumindo a Liderança da Fast Fashion

A Zara foi matéria da Business Week desta semana, ao publicar lucros maiores do que os da sua principal concorrente H&M. Segue um pedacinho traduzido:

O segredo da Zara? Velocidade. Com um time de design interno baseado em La Coruña, Espanha, e uma fábrica e rede de distribuição estritamente controlados, a companhia afirma que tira uma peça do desenho para a loja em apenas duas semanas. Isso permite que a Zara introduza novos itens a cada semana, o que mantém os consumidores voltando sempre para checar os últimos modelos. O sucesso da Zara é ainda mais surpreendente porque pelo menos metade das suas fábricas ficam na Europa, onde os salários são várias vezes mais altos do que na Ásia e África. Mas para manter sua rápida rotação de estoque, a companhia tem que reduzir seu prazo de transporte ao mínimo.

A abordagem fast-fashion também ajuda a Zara a reduzir sua exposição aos riscos da moda. A companhia produz lotes de roupas em quantidades tão pequenos que se por acaso é produzido um que ninguém compre – o que aconteceu num outono imprevisivelmente mais quente em 2003 – ela pode cortar suas perdas mais rápidamente e mover-se para outra tendência.

***

A Zara é um grande case de estratégia, já estudado nas principais escolas de administração. Ela adotou um modelo que contradiz as principais tendências da indústria da moda, principalmente no que se refere à terceirização do estilo e da produção. Tudo lá é decidido e produzido de forma centralizada (até as vitrines são as mesmas em todas as lojas do mundo e o layout das lojas é decidido na matriz), mas cada loja tem a liberdade de só pedir as peças que quiser.

Publicação: 7 de abril de 2006

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
122936151_b35874cd4c_m
Tate Modern, London

Page_1 Adorei essa exposição. E como estava frio e todo mundo encapuzado, parecia o Pólo Norte.

Fechar