Uma Revolução Chamada Google – Entenda o Google Wave e outras Ferramentas

Uma Revolução Chamada Google   Entenda o Google Wave e outras Ferramentas
Não adianta dizer que não, atualmente um dos primeiros passos para iniciar uma pesquisa é acessar o Google. Segundo o site GoogleBrasil em menos de meio segundo temos diversas páginas tratando do que procuramos. Mas e quando o assunto é o próprio Google, onde fazer a busca? Precisa responder? Quem melhor pra falar sobre “o líder absoluto das buscas no país” senão ele mesmo? A quantidade de links que resultaram da pesquisa: “aproximadamente 2.030.000.000 em 0,09 segundos”, e baseado em alguns deles esse texto foi escrito.

Criado por Larry Page e Sergey Brin em 1998, o “Google corresponde atualmente a 95% das buscas da Internet brasileira e 71% da norte americana” (Pesquisa realizada por Serasa Experian Hitwise). Seus concorrentes mais populares “Yahoo! Search e Bing têm as seguintes médias de acessos: 1,86% e 1,69%, respectivamente” Geek. A diferença dos números de visitas dos sites pode ser percebida facilmente.

O sucesso da empresa já se transformou em livro, “Google Fala” de Janet Lowe, jornalista e escritora que conta em 314 páginas “quem são os rapazes e quão importante e grandioso, nos desafios e temores que encerra, é o Google”. Lowe comenta que um importante traço presente nos criadores da ferramenta é que “acima de tudo, acreditam em si mesmos e seguem as próprias ideias”. E que idéias! Quem não pensou em algo como “Não dá para fazer o que eles fizeram?”, não, “até porque eles já fizeram”. Com o tempo e (muitas) novas idéias, foram criados novos aplicativos que enriqueceram ainda mais a navegação e ampliando o alcance da comunicação e interação.

Uma Revolução Chamada Google   Entenda o Google Wave e outras Ferramentas

Imagem do site Informática HSW
Veja algumas das ferramentas do Google:

  • Google Earth: permite que você visualize imagens de satélite, mapas, terreno, construções em 3D, das galáxias do espaço exterior aos cânions do oceano.
  • Google Tradutor: traduz textos e disponibiliza a sua página da web em outros idiomas instantaneamente.
  • Google Agenda: acompanhe todos os eventos importantes da sua vida em um único lugar gratuitamente.
  • Google Docs: importa documentos, planilhas e apresentações existentes além de armazenar documentos on-line com segurança que podem ser compartilhados com várias pessoas.
  • Google Livros: pesquisas que podem ser feitas em livros (o Google está digitalizando livros do mundo inteiro, em alguns casos o livro está disponível na íntegra) e também  descubra novos textos.
  • Google Reader: verifica constantemente a existência de novo conteúdo nos seus sites de notícias e blogs preferidos.

Essas são algumas das ferramentas vinculadas ao Google que proporcionam diversificação na Web. A última novidade é o lançamento do Google Wave, que promete trazer mudanças pois como está descrito no site Bernabauer “foca na informação e não no meio”.

Uma Revolução Chamada Google   Entenda o Google Wave e outras Ferramentas

Logotipo do Google Wave – Imagem do site Virgin Tech

Sobre o Google Wave

O Google Wave é uma maneira de unir numa única plataforma fotos, textos, vídeos, mapas, blogs, chats, redes de relacionamento permitindo que um grupo, (Wave), crie, discuta, compartilhe, assuntos variados simultaneamente.
De acordo com o site IB Times “o líder da equipe que criou o ‘Google Wave’, Lars Rasmussen explicou em seu blog como a ferramenta cria um novo conceito de comunicação”.

Google Reader

O Google Reader é uma ferramenta que tem como função ler Feeds. Segundo a descrição da Wikipedia, “Feed é um formato de dados usado em formas de comunicação com conteúdo atualizado freqüentemente, como sites de notícias ou blogs. Distribuidores de informação, blogueiros ou canais de notícias disponibilizam um feed no formato de um link ao qual usuários podem se inscrever”.
Após se cadastrar basta adicionar em sua página do Google Reader links correspondentes a seus interesses. O Reader é atualizado automaticamente toda vez que uma nova notícia é veiculada nos sites adicionados. É uma maneira simples de se manter informado sem precisar abrir muitas janelas, já que estão todas organizadas numa mesma página. Além disso, segundo o site Wikipedia “os usuários podem realizar o download de até 2000 itens para ser lidos offline, na falta de uma rede ativa, por exemplo.”

O fenômeno Google

Mais do que agilizar as pesquisas e filtrar os resultados, o Google é uma ferramenta “que permite visualizar tendências de consumo, políticas, comportamentos”. Esse fenômeno se chama “zeitgeist”, que em alemão significa algo como “espírito de uma época”. “O Google Zeitgeist rastreia todas as buscas feitas no site e faz um ranking. Ele não cria a onda, mas a mede, e com boa precisão, já que, por dia, o Google recebe cerca de 200 milhões de consultas e pode procurar links em cinco bilhões de páginas em dois centésimos de segundo”.

Por Maria Zelada

Publicação: 30 de outubro de 2009

COMENTÁRIOS

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

Leia o post anterior:
eradogelodvd2
Aproveite o feriado de Halloween para ver desenhos “assustadoramente” divertidos !

  Com graça e simplicidade, estas histórias encantam os pequenos espectadores da família.   Imagem do site   Bloglog  

Fechar