Eleições 2022 quais cargos estão na disputa? Conheça a função de cada um deles

Saiba aqui quais cargos estão sendo disputados nas Eleições 2022 e descubra a real função de cada representante

Compartilhe

Ao falar sobre as Eleições 2022 quais cargos, muitas pessoas ficam confusas sobre o que cada representante faz. Assim, segundo o TSE, é preciso se educar sobre o assunto antes de chegar o dia da votação. Desse modo, confira um guia completo e tire suas dúvidas.

Eleições 2022 quais cargos, confira

Com tantos cargos diversos, é normal que haja uma confusão a respeito deles e quais serão eleitos. Dessa forma, neste ano de 2022 serão escolhidos cinco tipos de políticos. Agora, confira quais são eles na lista abaixo:

  • Presidente da República;
  • Governador;
  • Senador;
  • Deputado Federal e Estadual.

Cada um deles realiza uma gama de funções próprias e conhecê-las é de suma importância. Portanto, é preciso saber de modo exato o que esses políticos fazem para que se tome a decisão certa nas urnas.

Deputados Estaduais

Os deputados estaduais são aqueles que vão representar o povo na área estadual, na Assembleia Legislativa. Além disso, há os que atuam no âmbito distrital, isto é, na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Quais as funções desses cargos?

Ao representar a população, um deputado propõe projetos de lei que servem ao interesse dela. Ainda, é seu trabalho debater as propostas dos outros e fazer votações sobre eles. Dessa maneira, suas principais funções ligadas às leis são:

  • Legislação;
  • Propor novas leis;
  • Elaborar emendas.

Os deputados também devem ser fiscais do Poder Executivo. Assim, eles podem organizar buscas de atos suspeitos e pedir que eles se expliquem diante de uma determinada situação.

Eleições 2022 quais cargos e funções dos Deputados Federais

Os deputados federais são os que vão representar as pessoas na Câmara dos Deputados. Desse modo, eles atuam em Brasília e, assim como os estaduais, propõem novas leis. Contudo, nesse caso, elas visam melhorias para todo o país.

O que fazem esses representantes?

As funções básicas do deputado federal também giram em torno de propor e debater novas leis. Todavia, ele também realiza algumas ações cruciais, como essas por exemplo:

  • Propõe mudanças na Constituição Federal;
  • Pode aprovar ou não uma lei criada com base em uma Medida Provisória, emitida pelo Presidente;
  • Fiscalizar o Poder Executivo;
  • Monitorar as ações do governo como um todo.

Os deputados estão sempre atentos aos atos do presidente e de seus ministros. Então, podem pedir que eles se expliquem por atos suspeitos. Do mesmo modo, eles discutem as finanças da União e os gastos do Governo para o ano seguinte. 

Eles são os que identificam erros e o mau uso de verbas. Dessa forma, se acharem algo de errado, o governo precisa alterar sua proposta e apresentá-la de novo.

Espaço com diversas mesas individuais cada uma com assento, microfone e urna para votação
Foto: É essencial entender sobre as Eleições 2022 quais cargos serão ocupados e quais as funções de cada um.

Governadores

O governador é o líder político de um estado e o responsável por reger e gerir o mesmo. Por isso, suas funções são bem amplas, pensando em uma região.

Ele também lidera o Poder Executivo estadual e atua junto com os deputados estaduais e federais. Dessa maneira, todos trabalham em prol de buscar melhorias para a população.

Entenda as funções dos governadores

Os líderes têm várias funções que pedem um apoio constante da União. Desse modo, ele deve sempre defender os interesses do estado e conseguir verbas para esse último.

Esse representante lidera várias áreas do governo estadual, o que torna o seu cargo um dos mais importantes do país. Nesse sentido, ele é o responsável por cuidar de questões como:

  • A Polícia Civil e Militar, como seu comandante;
  • O funcionamento das polícias e a manutenção da segurança;
  • Por autorizar obras no estado, como estradas e rodovias;
  • O controle das finanças estaduais de acordo com a coleta de impostos e os gastos;
  • Por aprovar ou vetar os projetos de lei do seu estado;
  • Os investimentos na saúde e na educação.

Com tantos objetivos, é vital que os deputados atuem em conjunto com o governador para atingir essas metas. Além disso, percebe-se agora nas Eleições 2022 quais cargos são vitais para se votar.

Eleições 2022 quais cargos e as reais funções dos Senadores

Para saber nas Eleições 2022 quais cargos serão eleitos, não se pode esquecer do senador. Isto é, aquele que atua no Senado Federal e é considerado como a Câmara Alta do Congresso Nacional.

Eles agem no Plenário, onde debatem sobre pautas para aprovação e reprovação. Igualmente, agem de modo principal nas comissões, pequenos comitês de debate sobre temas específicos.

Os papéis dos senadores eleitos

Senadores atuam como os legisladores, ao propor leis e debater projetos criados por outros políticos. Então, após uma análise dos mesmos, indicam as mudanças que precisam para a aprovação. Além disso, são responsáveis por julgar cargos como:

  • O Ministro do Governo;
  • Procurador da República;
  • O Ministro do Supremo Tribunal Federal;
  • Comandantes das Forças Armadas;
  • Os membros do Conselho Nacional de Justiça ou do Ministério Público.

Eles também são aqueles que aprovam as escolhas do presidente para cargos importantes. Nesse sentido, eles planejam sabatinas públicas com o indicado para testar sua qualificação.

Presidente da República

Durante as Eleições 2022 quais cargos serão votados, o principal é o Presidente da República. Dessa forma, ele é a maior autoridade do país e chefe de governo e de estado.

Ele é eleito a cada quatro anos por voto popular e pode governar por no máximo oito anos, caso seja reeleito. Então, após esse período ele precisa ceder o cargo para outra pessoa.

Um cargo de gestão

O presidente é aquele que faz a gestão do Brasil e pode ele mesmo propor leis para serem feitas ou votadas. Também é sua tarefa aprovar ou vetar os projetos de lei sancionados por deputados e senadores. Além disso, cuida de assuntos vitais do país como:

  • Energia;
  • Economia;
  • Saúde;
  • Educação.

Para gerir essas áreas, ele nomeia ministros que terão funções presidenciais sobre elas. Da mesma forma, o presidente faz acordos com outros países e cuida da segurança como comandante-chefe das forças armadas.

Vídeo sobre a função de cada cargo disponível nas Eleições 2022

Eleições 2022 quais cargos e o que as pesquisas indicam

Uma pesquisa do Datafolha sobre Eleições 2022 quais cargos indica a posição de alguns dos candidatos. Nesse sentido, para a posição de presidente tem-se a seguinte porcentagem:

  • Lula: 47% dos votos;
  • Jair Bolsonaro: 32% dos votos;
  • Ciro Gomes: 7% dos votos;
  • Branco/nulo: 6% dos votos.

Para tomar sua decisão é muito importante conhecer seus candidatos e as funções que eles terão. Portanto, garanta seu título de eleitor digital, não deixe de exercer seu poder de cidadão e cumprir seu papel nas urnas eleitorais de acordo com o que julgar melhor.

Eleições 2024 quais cargos estão na disputa?

As próximas eleições acontecerão no âmbito municipal e dentre os cargos disputados tem-se o de prefeito e vereador. O que se sabe no momento é que a relação entre alguns partidos, PT e PSB, parece ficar ainda mais acirrada. De toda forma, a votação nesse período também é de extrema importância e deve ser levada a sério.

Compartilhe

Enquete BBB 2024: Davi, Isabelle ou Matteus; quem vence a Grande Final?

Alane foi a última a ser eliminada do Big Brother, e agora, Davi, Isa e Matteus estão na final! Quem receber mais votos, será o campeão. Participe da votação na enquete Fashion Bubbles e confira resultado parcial em tempo real!


Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias