foto de praia de Fernando de Noronha

Fernando de Noronha: um paraíso no meio do Oceano Atlântico

Tudo sobre Fernando de Noronha, um arquipélago vulcânico localizado a 360 quilômetros da costa brasileira e a 545 quilômetros de Recife

Compartilhe

Fernando de Noronha está localizado a 360 quilômetros da costa brasileira e a 545 quilômetros de Recife, capital de Pernambuco, estado ao qual pertence. Um arquipélago vulcânico, trata-se de uma verdadeira pérola do Atlântico.

É formado por 21 ilhas, mas apenas a principal é habitada. Nela, se encontra um importante aeroporto que ocupa quase toda a largura da ilha. Há ainda um grande número de opções para que os turistas possam desfrutar de todos os tipos de comodidades.

Em seguida, você descobre o que tem para fazer em Fernando de Noronha, importante destino que atrai turistas de todas as partes do mundo. O local é, sem dúvida, uma opção muito interessante para descobrir paisagens de tirar o fôlego e praias deslumbrantes!

Como chegar a Fernando de Noronha?

Existem opções para chegar a Fernando de Noronha por via marítima, em barcos menores e privados, só que a opção mais utilizada é por via aérea. É possível partir dos aeroportos de Natal ou de Recife, pois há voos regulares das companhias Gol e Azul, com duração aproximada de uma hora.

Quando você estiver prestes a pousar, prepare suas câmeras para tirar algumas fotos aéreas da ilha principal, porque ela realmente merece isso!

vista aérea do mar de Fernando de Noronha com barco navegando
Fonte: Roberto Silva/Getty Images/Canva

Há também opções para chegar à ilha com cruzeiros que desembarcam entre outubro e fevereiro. Os navios escolhem este destino como parada obrigatória em suas rotas, devido ao grande porto e seu atrativo para os passageiros.

Uma vez na ilha, você pode viajar em um ônibus que cobre todas as praias e o centro da cidade, em táxis, ou alugar os famosos bugies para ter a liberdade de escolher seu destino. Além disso, outra opção interessante é alugar uma bicicleta para desfrutar ao máximo da paisagem.

Quanto tempo ficar em Fernando de Noronha?

Embora não haja tempo estipulado para curtir os pacotes de Fernando de Noronha, o ideal é ficar pelo menos 5 dias para justificar uma viagem tão longa. Contudo, 7 seria o número perfeito para conhecer cada canto e aproveitar ao máximo as atividades que há para fazer.

Quanto à época do ano, é possível ir em qualquer momento, uma vez que o clima é quente em todas as estações. No entanto, entre março e julho acontece a precipitação mais forte e, portanto, não é recomendado.

mulher de costas na praia usadndo chapéu, cropped e shorts branco
Fonte: Photos Danny/Getty Images/Canva

Entre agosto a outubro é a melhor época para mergulhar, quando o mar está calmo, enquanto novembro a março é ideal para os surfistas. A época mais movimentada para os visitantes da ilha é em dezembro, para as festas de Natal e Ano Novo. Nesse mês, o custo de uma estadia em Fernando de Noronha pacotes se torna mais caro.

Combiná-lo com outro destino

Uma boa opção para aproveitar ao máximo sua viagem para a ilha é combiná-la com um destino de praia como Recife ou Natal. Ambos os lugares possuem boas instalações hoteleiras e são muito procurados por turistas do mundo todo.

Como os voos para Noronha partem de lá, ficar alguns dias para visitar outras praias pode ser um grande plano. Perto de Recife você pode visitar João Pessoa, que também tem belas praias, e Pipa pode ser outro destino atraente para aqueles que decidem ficar em Natal.

Hotéis em Fernando de Noronha

No que diz respeito aos hotéis em Fernando de Noronha, até alguns anos eles eram muito pequenos e familiares. Entretanto, com a chegada de novos turistas, o conforto nas hospedagens da ilha aumentou.

Apesar de aqueles que escolhem este destino priorizarem o contato com a natureza e estarem dispostos a sacrificar certos luxos, tudo melhorou acentuadamente nos últimos anos.

Amigos brindando na beira de piscina de hotel em Fernando de Noronha
Fonte: Unsplash

Há três opções de hospedagem na ilha: na Vila dos Remédios, que é o centro principal e onde estão localizados os principais restaurantes; na Vila Floresta Nova, que fica perto da Vila dos Remédios; ou na Vila do Trinta, que fica perto do porto, mas um pouco longe do centro histórico.

Quando estiver em Fernando de Noronha, tenha em mente que não é um destino barato e, se você quiser economizar um pouco, você tem que diminuir suas expectativas de luxo e conforto.

Gastronomia

A alimentação em Fernando de Noronha é bastante simples e saudável. Ela se baseia principalmente em produtos colhidos do mar.

A particularidade da gastronomia deste lugar é que as influências portuguesas e africanas estão entrelaçadas, devido a sua proximidade com o continente africano. Além dos frutos do mar, há muita carne de porco e frango nos pratos, o que é muito típico da gastronomia brasileira.

Vida noturna

Fernando de Noronha é uma ilha tranquila e a vida noturna não é tão intensa como em outros destinos brasileiros. Além disso, o número de turistas que pode receber é muito limitado, por causa do pequeno número de hotéis oferecidos. Ou seja, você provavelmente se lembrará dos rostos das pessoas com que cruzará durante sua estada!

No entanto, a vida noturna de Noronha tem tudo a ver com jantar fora, explorar o centrinho e dançar samba ou forró nos bares. Como recomendação, neste destino há muito bons coquetéis e bebidas frescas para aproveitar ao máximo as noites quentes.

Praias

Por último, mas não menos importante, as praias de Fernando de Noronha são a principal atração da ilha e o verdadeiro motivo do esforço para chegar lá.

Embora fosse muito difícil recomendar apenas uma, a que tem o maior número de visitantes é a Praia do Sancho. Uma baía que pode ser alcançada por escadas e oferece uma vista incrível do mar límpido cercado por morros rochosos, formando uma verdadeira forma de ferradura.

mulher de biquíni flutuando no Buraco do Galego em Fernando de Noronha
Fonte: Photos Danny/Getty Images/Canva

Similar à baía de Sancho é a Praia do Cachorro. A diferença é que ela é menor e tem piscinas naturais formadas pelas rochas no mar. Também vale a pena mencionar e muito agradável de se visitar: Praia Cacimba do Padre, Conceição, Praia do Boldró e Baía dos Golfinhos.

Estas são algumas das muitas opções que Fernando de Noronha oferece para desfrutar de um dos verdadeiros paraísos que o Brasil tem e que oferece a particularidade de ser um destino turístico com muita aventura para toda a família.

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias