Com que roupa? Livro com dicas de estilo para todas as ocasiões
“Até os anos 90 a moda era rígida em todo o mundo, inclusive no Brasil, mudava a cada seis meses. Hoje em dia existe uma…
“Até os anos 90 a moda era rígida em todo o mundo, inclusive no Brasil, mudava a cada seis meses. Hoje em dia existe uma liberdade de se criar o próprio estilo, seguindo tendências variadas, dependendo do seu tipo físico e do seu estilo de vida” (Hiluz e Christiane).
Já desfila nas livrarias um novo guia de estilo, assinado pelas consultoras Hiluz Del Priore e Christiane Fleury, e editado pela Casa da Palavra. “Com que roupa?” responde, em 12 capítulos, a muitas das clássicas perguntas que as mulheres fazem antes de sair de casa. O que pega mal no trabalho, qual a roupa certa para o casamento da melhor amiga, como reorganizar o seu armário, como se preparar para um encontro, como garimpar em lojas de departamento e, claro, como ser chique sem abandonar o próprio estilo são algumas das dúvidas que nunca saem de moda.
“O que o livro traz de diferente é essa mistura de dicas de visual com toques sobre etiqueta e comportamento. Ele é, afinal, um apanhando inteligente sobre todas as orientações que nós, mulheres, precisamos adquirir”, resume Hiluz, com o gabarito de quem já foi produtora de moda da Revista Claudia no Rio de Janeiro e diretora da Vogue Brasil, além de coordenadora de desfiles como os das marcas Salinas e Maria Bonita.
Para Christiane Fleury, o livro pode ajudar brasileiras de todas as idades a ousar e a sair da mesmice, mas sem errar no ponto: “A moda anda sem novidades no mundo inteiro, daí o sucesso do fenômeno ‘fast fashion’… Cabe a nós investir em detalhes, acessórios e complementos que imprimam personalidade à roupa’’, destaca Fleury, que já foi editora das revistas Claudia Moda e Elle.
Eis algumas dicas do guia “Com que roupa?’’:
1.Entrevista de emprego: evite estampas exageradas, com mais de três cores.
2.Convidada: nos casamentos tradicionais, os sapatos devem ter salto. Sapatilhas, mesmo que tenham brilhos e bordados, devem ser evitadas.
3. Noiva: Essa história de trocar de roupa para dançar na sua festa de casamento é brega.
4.Encontro: se for de dia, vista algo leve, informal e desça do salto. Lingerie bonita. Afinal, a gente nunca sabe onde o programa vai terminar.
5.Biquíni para quadril largo: cores lisas e escuras ajudam a disfarçar os centímetros.
6.Sexta-feira casual: é dia de trabalhar vestida com descontração e informalidade. Jeans pode, mas somente os modelos clássicos.
7.Óculos: peles claras combinam bem com armações escuras. Morenas e negras ficam ótimas com tons mais claros.
8.Brincos: rosto longo? Então não alongue mais ainda com modelos muito compridos e fluidos. Dê preferência a modelos mais curtos, com volume.
9.Viagem: evite sobrecarregar sua mala com roupas extras, do tipo “de repente eu uso”. Repetir roupa é permitido, principalmente em viagem.
10.Compras pela internet: na hora de pagar, prefira o cartão de crédito. É mais seguro que boleto, uma vez que as lojas virtuais já foram avaliadas pelas administradoras de cartões.
Orientações como essas são simples, mas imprescindíveis para quem quer ter um guarda-roupa perfeito (aquele que reúne roupas atualizadas, básicas e práticas, peças coringas, e mais um toque de moda). Para isso é necessário ter organização e bom-senso. Dinheiro não é tudo para quem deseja imprimir elegância.
Hiluz Del Priore e Christiane Fleury
Fonte: FSB COMUNICAÇÕES