Cuidados com a pele – Dermatologista dá dicas especiais para o inverno
Os cuidados com a pele precisam ser intensificados com a queda das temperaturas. Durante o inverno, é comum que o ressecamento e o clima…
Os cuidados com a pele precisam ser intensificados com a queda das temperaturas. Durante o inverno, é comum que o ressecamento e o clima seco causem danos à pele, que são vilões a longo prazo. Veja abaixo as dicas da dermatologista Dra. Daniela S. Pimentel, da Sociedade Brasileira de Dermatologia:
Quais cuidados com a pele precisamos ter no inverno?
Imagem via Kylie Skin / Instagram
De acordo com a Dra. Daniela S. Pimentel, hidratar muito e não esquecer do filtro solar são as dicas essenciais para quem quer manter a saúde da pele em dia.
Para driblar os problemas que surgem quando o frio chega, alguns cuidados bem simples podem salvar a pele das rachaduras e do ressecamento. Além disso, também previnem o aspecto esbranquiçado e a descamação, muito comuns nesse período.
3 dicas essenciais para manter a pele saudável no frio
Imagem via Glossier / Instagram
Para a nossa felicidade, todos os cuidados descritos pela Dra. Daniela são simples e efetivos, além de adaptáveis para qualquer bolso. Basta prestar atenção a essas 3 dicas para manter a skincare em dia e a pele cada vez mais bonita:
1. Atenção à temperatura e duração do banho
A água quente e o vapor do banho são os grandes vilões, responsáveis por tirar a proteção natural da pele. Por isso, “é importante que os banhos sejam rápidos e com a água morna”.
Outra recomendação importante da Dra. Daniela é evitar o uso de esponjas ou buchas que façam muito atrito na pele, pois também diminuem o manto lipídico, deixando a pele mais sensível. Cuidado com a esfoliação excessiva!
2. Hidratação imediata
Você sabia que o tempo entre o banho e a hidratação faz toda a diferença? Pois é! Segundo a dermatologista, há estudos que apontam que a hidratação imediata é mais efetiva para a absorção de nutrientes e para evitar o ressecamento. O ideal é hidratar em até 3 minutos após o banho.
E qual o hidratante perfeito? “Nesse caso, o ideal é que seja um hidratante específico para o tipo de pele de cada pessoa. Também indico sempre a utilização de sabonetes com PH entre 5 e 6, que é semelhante ao PH da pele“, recomenda a especialista.
Para quem não gosta da sensação do hidratante comum, a Bepantol Derma acaba de lançar o Hidratante Intenso Toque Seco. Pensado especialmente para a oleosidade da pele brasileira, ele é indicado para todos os tipos de pele e ideal para mãos, rosto e pescoço.
3. Use filtro solar com cor
Não é só porque esfriou que você pode abandonar o protetor, viu? Até mesmo no inverno e quando não há sol, o uso do filtro solar é imprescindível.
A médica explica que além dos raios UV, a maioria das luzes “visíveis” podem causar manchas na pele, o verdadeiro terror das mulheres. Ela completa: “o que pouco se fala é que, atualmente, os filtros solares com adição de cor acabam por proteger mais contra a luz visível. Logo, o paciente que se sentir confortável deve utilizar a opção com cor para ter um reforço para proteger a pele”.
Assim, você hidrata, protege e ainda aproveita a cobertura do filtro solar. Hoje em dia existem inúmeras opções, desde os mais levinhos até aqueles que são verdadeiras bases!
Hoje em dia existem inúmeras opções para todas as cores e tipos de pele, basta escolher o seu preferido!
Uma super dica para quem ainda não tem o protetor com cor é o Pigmento La Roche-Posay Anthelios Color Dose. São gotas concentradas de cor com antioxidante que servem para adaptar o protetor solar ao seu tom de pele. Basta misturar e pronto! A novidade foi lançada há algum tempo pela La Roche-Posay e já conquistou muitas adeptas pelo mundo.
- Gostou? Então dá uma forcinha e segue a gente no Instagram: @fashionbubblesoficial e @denisepitta.