Cabelos coloridos: 7 regras principais de cuidado

Pintar o cabelo pode ser muito caro. Mas deixe-nos dizer que algumas mudanças simples em sua rotina de beleza podem ajudar a protegê-la e prolongar a vida útil da tinta

- Continue depois da Publicidade -

Pintar o cabelo pode ser muito caro. Mas deixe-nos dizer que algumas mudanças simples em sua rotina de beleza podem ajudar a protegê-la e prolongar a vida útil da tinta. Preparamos sete dicas para cabelos coloridos.

 

1 – Use tinturas naturais

 

Cabelo colorido platinado com pontas vermelhas

Um dos piores inimigos do cabelo é a amônia. A maioria das tinturas contém, pois é um dos componentes que ajuda a clarear os cabelos coloridos. Nosso conselho é que você sempre opte por corantes naturais que não a contenham.

 

 

- Continue depois da Publicidade -

2 – Não pinte o cabelo constantemente

 

Cabelo comprido e rosa

 

- Continue depois da Publicidade -

Outro fator a se levar em consideração é a regularidade com que você pinta os cabelos coloridos. Recomenda-se fazê-lo a cada 2 meses, para evitar danificar excessivamente.

Embora às vezes possa ser complicado, especialmente se você tingir desde a raiz, é por isso que é importante usar os produtos mais naturais possíveis.

 

  • Veja também: Cabelo rosa: tudo sobre as mechas rosas, como escolher seu tom, tratar e fazer em casa

 

- Continue depois da Publicidade -

3 – O  condicionador será seu melhor aliado

 

Cabelo colorido ombré rosa e castanho

O condicionador (se ainda não for) vai se tornar um de seus melhores amigos e aliados.

Ele hidrata os cabelos coloridos e ajuda a desembaraçá-lo. Sendo assim, aplique após lavar os cabelos, deixe agir sobre os cabelos molhados por pelo menos 5 minutos e enxágue os cabelos.

 

 

4 – Não esqueça das máscaras para cabelos coloridos

 

Cabelo colorido pêssego

Existem máscaras com diferentes propriedades e ingredientes, mas como sempre, procure uma que hidrate bem os cabelos coloridos.

Deixe agir o tempo que for necessário, não há limitações. E então aproveite o tempo que você leva para fazer outras coisas como ler, arrumar o armário ou sair para praticar esportes.

 

 

5 – Use sérum nos cabelos coloridos

 

Cabelo curto colorido de rosa

 

O sérum é mais uma daquelas invenções maravilhosas que nunca cansamos de elogiar. Assim, você pode usá-lo de maneiras diferentes nos cabelos coloridos.

Por exemplo, você pode usá-lo do meio do cabelo até as pontas e deixá-lo agir pelo tempo que achar necessário e depois enxaguar; assim funcionará como um banho hidratante.

Você também pode gostar!

Além disso, você também pode usá-lo depois de lavar o cabelo e aplicá-lo sobre o cabelo úmido, deixando o cabelo absorvê-lo completamente.

 

6 – Calor com moderação nos cabelos coloridos

 

Cabelo rosa pastel enrolado

As altas temperaturas nunca são uma boa ideia para cabelos coloridos. Sim, também adoramos penteados elaborados que podemos fazer com secadores, porém esse tipo de utensílio estraga muito o nosso cabelo, pois seca demais e favorece o aparecimento de pontas duplas.

Use protetores térmicos ou tente não abusar de seu uso. Vida longa ao cabelo natural!

 

  • Siga o Fashion Bubbles no Google News para poder acompanhar tudo sobre beleza direto no seu smartphone. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

Conselhos de Sonia Corazza

 

A especialista lembra que toda a descoloração é agressiva, pois desestrutura a melanina do cabelo. Para colocar uma cor, é necessário retirar a melanina do fio e essa primeira etapa do processo oxidativo é extremamente importante.

“Ninguém põe um vestido Chanel por cima de um corpo sujo”, brincou Sonia. É preciso fazer esse processo de decapagem da cor de uma forma extremamente tecnológica.

Sonia enfatizou que a finalização do cabelo deve ser diária.

“Não se esqueçam que a gente está num país tropical com uma alta insolação. Nós somos um país campeão de câncer de pele no mundo. Ter cabelos coloridos com a fibra totalmente homogênea é uma capa de proteção natural ao couro cabeludo, que é pele”.

A engenheira química destacou que o câncer que mais mata no Brasil é o câncer de mama. Em segundo lugar está o câncer de pele no couro cabeludo.

“Cuidar do cabelo é questão de saúde. Toda a parte de finalização, de cuidado com a temperatura, alimentação é crucial, a gente precisa fazer a nossa parte. Não podemos esquecer que a gente fez um tratamento altamente alcalino no cabelo, então é preciso arrastar o pH do cabelo para a faixa do ácido para que ele tenha condicionamento, brilho, maleabilidade”.

Cada um precisa fazer a sua parte para manter a saúde dos fios e do couro cabeludo. Sonia listou alguns cuidados essenciais, como hidratações periódicas, alimentação e atenção também à água usada para lavar o cabelo.

“É uma bobagem muito grande lavar o cabelo com água mineral, é tudo que o cabelo não quer, os minerais atrapalham a coloração”.

 

7 – Fique longe da Escova Progressiva

 

Cabelos coloridos - Pêssego

 

Muitas mulheres com cabelos coloridos têm dúvidas sobre a escova progressiva. Então para a Wella não existe um “acordo” em relação a esse procedimento, como explicou AJ Medeiros, gerente de educação da Wella Professionals.

“Primeiro porque nós cuidamos muito da saúde das pessoas, principalmente dos nossos clientes, que são os profissionais da área. Segundo que nós sempre proporcionamos produtos para que a consumidora consiga variar os looks e tenha uma versatilidade com o cabelo.

Assim, quando você trabalha com a progressiva, automaticamente você está encapando o fio e acaba sofrendo uma impossibilidade de mudanças e alterações de cores”, disse AJ.

Além disso, Sonia Corazza lembrou também que são dois tipos de danos aos cabelos e ao couro cabeludo. “Os cabelos coloridos já estão danificados, não tem como reverter o dano feito pela escova progressiva, isso é impossível, você tirou matéria do fio. Assim, o que você deve resguardar agora é o couro cabeludo contra reações de sensibilização. É ideal que a pessoa aguarde quinze dias para fazer outro tratamento, mas os profissionais vão sempre aconselhar a não fazer escova progressiva”, alertou.

 

Sonia Corazza

 

Sonia Corazza é engenheira química especializada em Cosmetologia. Tem mais de 35 anos de experiência no mercado de cosméticos, nas áreas de Pesquisa & Desenvolvimento.

A especialista é pesquisadora científica e atua como assessora técnica de renomadas empresas no setor. Autora de diversos livros, como a obra Beleza Inteligente, Aromacologia e Mais Jovem a cada dia, entre outros, Sonia é conhecida pelo desenvolvimento de diversos trabalhos inovadores na indústria de cosméticos.

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes