Shampoo a seco: como funciona e como usar corretamente?

Na eterna correria e no ritmo alucinado da vida, às vezes não dá tempo de lavar os cabelos. É aí que entra o shampoo a seco…

- Continue depois da Publicidade -

O shampoo a seco é bastante popular entre as mulheres ocupadas. Quais são as vantagens desse produto, como funciona exatamente e como deve ser utilizado para obter o efeito desejado?

O shampoo a seco é apreciado não apenas por mulheres ao redor do mundo, mas também por cabeleireiros que trabalham com esse produto diariamente, por exemplo, em desfiles de moda.

Os cosméticos são uma ótima alternativa quando não temos tempo para lavar os cabelos e precisamos de uma solução rápida. Os ingredientes nele contidos absorvem o excesso de sebo e proporcionam uma melhora imediata.

 

shampoo a seco

 

O shampoo a seco também adiciona volume, por isso funciona bem para pessoas que têm cabelos finos e ralos.

- Continue depois da Publicidade -

Apesar de inúmeras vantagens, o produto requer uma aplicação habilidosa. Pois se aplicado incorretamente, pode causar muitos danos e o efeito pode ser errado.

Como funciona um shampoo a seco, como usá-lo e como escolher o produto certo? Aconselhamo-lo passo a passo.

 

- Continue depois da Publicidade -

Como funciona o shampoo a seco?

 

O shampoo a seco é um produto para o cabelo na forma de um aerossol na forma de um pó. Contém ingredientes que absorvem o excesso de sebo e limpam o couro cabeludo do excesso de poeira e outras sujeiras depositadas durante o dia.

 

shampoo a seco

 

- Continue depois da Publicidade -

É usado para refrescar os cabelos e melhorar rapidamente a aparência. Se você tem problemas com cabelos oleosos, um shampoo a seco eliminará esse problema por um tempo.

Sendo assim, vale a pena pegar um frasco desse produto e ter sempre com você em caso de emergência. A composição do shampoo seco inclui:

  • óleos essenciais;
  • vitaminas nutricionais;
  • extratos vegetais.

Esse produto para o cabelo também reduz os odores desagradáveis. No entanto, lembre-se de que ele não cumpre a mesma função de um shampoo comum. Isso significa que ele neutraliza temporariamente as impurezas na cabeça que ainda permanecem lá.

 

 

Shampoo a seco: como usar para obter o efeito desejado?

 

shampoo a seco

 

Usar um shampoo a seco não é uma grande filosofia, mas você deve saber exatamente como fazê-lo, pois o uso indevido pode fazer mais mal do que bem. Veja como usar:

  1. Antes de aplicar o produto, deve-se pentear bem os cabelos para que o produto cubra uniformemente o couro cabeludo.
  2. Agite o frasco para misturar os ingredientes e borrife o cabelo pela raiz a uma curta distância.
  3. Para melhor absorção, massageie suavemente o produto e aguarde 1-2 minutos para que o shampoo absorva o sebo.
  4. A última etapa é inclinar a cabeça para baixo e escovar o cabelo completamente.

Se você quiser adicionar volume com um shampoo a seco, use de maneira um pouco diferente:

  1. Incline a cabeça para baixo;
  2. Sacuda o cosmético e borrife no cabelo em um movimento circular.
  3. Depois de levantar a cabeça, repita esta ação novamente.
  4. Você não precisa pentear o cabelo, basta usar um pente ou os dedos para pentear o cabelo.

O shampoo a seco não deve substituir o clássico shampoo, pois não limpa o couro cabeludo, apenas o refresca por poucas horas. Portanto, no dia seguinte após o uso do produto, deve-se lavar bem os cabelos com um shampoo clássico para evitar oleosidade excessiva, que pode resultar no uso excessivo de shampoo seco.

 

 

Qual shampoo a seco escolher?

 

Você também pode gostar!

shampoo a seco

 

Existem muitos produtos disponíveis no mercado que diferem principalmente na cor e, portanto, no desempenho. Nas prateleiras das lojas você encontra shampoos secos com pó branco, transparentes ou coloridos. Quais são as diferenças nos efeitos?

Os shampoos secos com pó branco são indicados para cabelos claros, tanto naturais quanto descoloridos. Assim, além de refrescantes, neutralizam o tom amarelado e mascaram suavemente as raízes.

Os produtos incolores são a opção mais segura e adequados para todos os tipos de cabelo, independentemente da cor, pois não deixam resíduos visíveis.

A última alternativa que não só melhora a aparência do cabelo como também realça sutilmente sua cor são os shampoos secos pigmentados.

 

 

Com que frequência usar o shampoo a seco?

 

shampoo a seco

 

O shampoo a seco não é um substituto para o shampoo normal. Eles têm finalidades diferentes. Assim, o uso excessivo pode afetar negativamente a saúde do couro cabeludo e do cabelo.

Então, quando as partículas secas do shampoo se acumulam no couro cabeludo ao longo do tempo, elas obstruem os folículos capilares e inibem a renovação celular. Isso pode levar ao crescimento excessivo de bactérias e leveduras que causam foliculite e caspa.

Importante! A foliculite, ou inflamação dos folículos pilosos, leva ao aparecimento de acne vermelha e pústulas.

Além disso, os tricologistas recomendam lavar o cabelo pelo menos 2 vezes por semana, independentemente do tipo de cabelo. Você não pode usar shampoo a seco com frequência, 1-2 vezes por semana é o suficiente.

 

 

Vantagens do shampoo a seco

 

  • Conveniência – Primeiramente, o produto não ocupa espaço na bolsa e pode ser utilizado em locais onde não haja acesso à água;
  • Facilidade de uso – Nenhuma habilidade específica é necessária – apenas leia as instruções sobre como usar o shampoo seco;
  • Rapidez – Para uma “lavagem” a seco, você precisará de apenas alguns minutos e um mínimo de ferramentas – apenas uma escova.

  • Depois confira: Cabelos finos: 7 erros mais comuns e como evitá-los. Além disso, veja também: o passo a passo de como cuidar de cabelos oleosos

Desvantagens

 

shampoo a seco

 

Um shampoo a seco não tem nada a ver com a limpeza do couro cabeludo. Sua principal tarefa é mascarar a sujeira.

Se você não escolher o produto certo ou abusar dele, é provável que apareça ressecamento, descamação, caspa e coceira; outra desvantagem do uso frequente é o entupimento dos poros.

 

  • Siga o Fashion Bubbles no  Google News para poder acompanhar tudo sobre beleza direto no seu smartphone. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

O produto “obstrui” os poros, o que interfere na troca normal de ar e, como resultado, leva à queda do cabelo e retardo do crescimento do cabelo.

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também