A importância do sono para o desenvolvimento saudável dos bebês

Dormir é considerado um dos hábitos mais importantes para a saúde, não só física, mas mental e emocional dos bebês

Assim como para os adultos, dormir bem proporciona ao organismo dos bebês um completo bem-estar ao longo da vida. Conheça mais sobre a importância do bom sono do bebê.

No entanto, temos a sensação de que, enquanto o bebê dorme, “não acontece nada”, seja apenas um momento de descanso, não é mesmo? A verdade, é que durante o sono acontecem muitas coisas boas aos nossos pequenos.

 

Qual a importância do sono do bebê?

 

Foto: Freepik

 

Dormir é considerado um dos hábitos mais importantes para a saúde, não só física, mas mental e emocional. Isso porque o descanso reparador rende horas de atividades produtivas e faz com que o bebê esbanje energia e criatividade.

Além disso, dormir é um hábito que se deve adquirir desde o nascimento e que vai se ajustando com o tempo.

Um recém-nascido, por exemplo, pode chegar a dormir aproximadamente 18 horas por dia.

A seguir, apresentamos alguns dados que relacionam uma boa qualidade de sono do bebcom o desenvolvimento saudável dos bebês:

  • Enquanto o bebê dorme, ele se recupera da agitação do dia, restabelecendo suas forças e, de uma forma tranquila, adapta-se ao mundo fora da barriga da mamãe.
  • Durante o sono do bebê, são liberados hormônios que ajudam o bebê a crescer e ter um desenvolvimento neurológico adequado para cada idade, o que influencia diretamente no amadurecimento do sistema nervoso central.
  • Outros benefícios da boa qualidade do sono são a melhora da memória e o amadurecimento cerebral.
  • Dessa forma, nos primeiros meses de vida, o bebê terá uma série de estímulos e experiências para ver e aprender. Nesse cenário, uma boa noite de sono ajudará o bebê a assimilar mais rapidamente tudo o que viveu durante o dia, contribuindo para que o pequeno tenha um desenvolvimento saudável e feliz.

 

Dicas para que o bebê durma como um anjinho

 

 

Dormir é um fator fundamental para o desenvolvimento físico, mental e emocional dos bebês. O sono faz parte da natureza humana, mas isso não quer dizer que seja fácil criar uma rotina saudável, ainda mais para os bebês.

Durante as primeiras semanas, os recém-nascidos podem dormir entre 16 e 20 horas por dia ou em intervalos de 3 a 4 horas.

Mas quanto tempo os bebês deveriam dormir e como é possível criar um hábito saudável? Para que seu bebê tenha um sono seguro e tranquilo desde os primeiros dias, siga as dicas abaixo:

 

Sono do bebê: crie bons hábitos

 

  • Em primeiro lugar, é preciso saber como é o sono normal do bebê e quais são suas características. Nos primeiros dias de vida, deve-se deixar o bebê dormir a livre demanda e, à medida que ele vai crescendo, deve-se ensiná-lo que a noite foi feita para dormir e o dia para fazer atividades.
  • Para ajudar o bebê a aprender a diferença entre a noite e o dia, mantenha a iluminação do quarto bem fraca durante a noite e forte durante o dia.
  • Sempre alimente o bebê e troque a fralda antes de colocá-lo para dormir.
  • Os recém-nascidos passam muito tempo deitados de costas enquanto dormem, por isso é importante ficarem bastante tempo de bruços ou serem colocados em pé quando estão acordados.
  • Evite acordar o bebê quando não é necessário. Para isso, escolha uma fralda confortável, que o mantenha sequinho durante muito tempo.
  • O recém-nascido deverá ser alimentado, aproximadamente, a cada três horas ao longo do dia. Mas não se preocupe, pois com o tempo os intervalos entre as refeições vão se espaçando e o bebê passa a dormir mais durante a noite (com alguns cochilos durante o dia).

 

Dicas para colocar o bebê para dormir mais confortável

 

Foto: Freepik

 

  • Ponha o bebê de costas em um colchão firme.
  • Tire do berço os travesseiros, os bichinhos de pelúcia e os cobertores desnecessários para evitar qualquer risco de asfixia.
  • Vista o bebê com uma roupa adequada para o clima. Se estiver calor, por exemplo, deixá-lo com muita roupa pode fazer com que o bebê sue demais, fique irritado e não consiga adormecer. Considere que os bebês geralmente precisam usar uma peça de roupa a mais que os adultos, sendo uma camiseta com um pijaminha de algodão suficiente para a maioria dos climas.
  • Use cortinas para tapar a luz da manhã e instale reguladores de intensidade de luz no quarto do bebê. Isso criará um ambiente aconchegante. Reduza a luz quando estiver quase na hora de colocar o bebê para dormir e diminua ainda mais a intensidade de luz na hora de colocá-lo efetivamente para dormir.
  • Mantenha a temperatura do quarto em aproximadamente 22 graus Celsius.

Dicas de sono para crianças mais velhas

 

Mas se seu tesouro já for grandinho, e ainda tiver dificuldades para criar uma rotina de sono, abaixo damos algumas dicas:

  • Inicie uma rotina relaxante: vestir o pijama, escovar os dentes e lavar o rosto toda noite fará com que ele aprenda que essas são as atividades que se devem fazer antes de ir dormir. Resista à tentação de agitar seu filho com mais brincadeiras perto da hora de dormir.
  • Seja coerente: mantenha a mesma rotina todos os dias. Quando chegar a hora de ir dormir, seu filho saberá que é isso que ele deve fazer.
  • Deixe-o à vontade: permita que ele leve para a cama o bichinho de pelúcia ou o cobertor preferido. Ofereça água à criança e acenda o abajur antes de sair do quarto. Assim, ela terá menos desculpas para sair da cama.
  • Faça uma pausa antes de atender ao seu chamado: toda vez que seu filho chamar você, espere uns segundos antes de responder e lembre-o que é hora de dormir. Se você for ao quarto dele, não acenda a luz e seja breve.
  • Tenha paciência: ensinar ao seu filho bons hábitos de sono não acontece da noite para o dia. Faça sempre as mesmas coisas antes de dormir e o seu filho acabará aprendendo a seguir o plano.

 

5 motivos por que o bebê acorda durante a noite

 

 

Como os papais de primeira viagem imaginam, colocar o bebê para dormir e conseguir que ele tenha uma boa noite de sono pode ser um verdadeiro desafio. Desenvolver bons hábitos na hora de dormir é fundamental, principalmente em torno dos quatro meses.

Também sabemos que, mesmo criando uma boa rotina de sono do bebê, alguns fatores aleatórios podem fazer com que os bebês acordem durante a noite, principalmente no primeiro ano de vida.

 

Estes são os 5 principais motivos que podem fazer com que seu bebê acorde durante a noite:

 

  • Alimentar o bebê para que ele durma: se você acostumá-lo assim, a última coisa que o pequeno se lembrará de ter feito é mamar, seja o peito da mãe ou a mamadeira. Dessa forma, quando acordar, o bebê achará que a única forma de voltar a dormir é mamando.
  • Períodos de sono prolongados durante o dia: assim como os adultos, se os bebês dormirem muito durante o dia, acordarão mais facilmente durante a noite.
  • Trocas de fraldas noturnas: se os pais sempre acordam o bebê para trocar a fralda, o pequeno se acostuma a chorar toda vez que percebe que está molhado. Para evitar isso, escolha uma fralda confortável, que o mantenha sequinho durante muito tempo, como a nova Pampers Confort Sec.
  • Brincar com o bebê durante a noite: se toda vez que o pequeno chora os pais o entretêm, ele se acostuma e assume que essa reação dos pais é normal e desejável. O bebê deve saber separar os momentos do dia, diferenciando as horas para brincar das horas para dormir.
  • Choro provocado pela “angustia da separação”: pode se manifestar entre os seis meses e os dois anos de idade. Essa angustia pode aparecer quando a criança sente a falta da mãe. Toda vez que o bebê percebe a ausência da mãe (como quando acorda no berço durante a noite), pode começar a chorar. Nesse momento, é importante que a mamãe vá até o bebê, o acalme e o ajude a voltar a dormir.

No sono do bebê, em geral, as causas podem ser bem variadas, mas há algumas razões mais comuns e, por isso, queremos apresentá-las com detalhes para ajudar você a evitar futuros problemas de sono do bebê com seu pequeno, já que é melhor preveni-los do que enfrentá-los.

 

Primeiros passos com fralda

 

 

Entre os 7 e os 10 meses, os bebês começam a linda fase do engatinhar. Depois, em algum momento no início do segundo ano de vida, a maioria dos bebês dá seus primeiros passos e viram oficialmente bebês grandinhos.

Atenção à mobilidade

 

Aprender a andar abre um novo mundo para o bebê. Mas, para que nada impeça suas novas descobertas, é fundamental que os bebês usem roupas confortáveis e fraldas que possibilitem todos os movimentos que desejem fazer. Por esse motivo, as fraldas volumosas não ajudam em nada nesse processo.

Pensando nisso, escolha uma fralda que ofereça conforto e mobilidade ao bebê, como a nova Pampers Confort Sec. A nova fralda conta com os revolucionários Extra Sec Pods, 3 canais ultra-absorventes localizados na parte central que absorvem até 27 vezes seu peso líquido, distribuem o xixi de maneira uniforme por toda a extensão da fralda e mantêm o bebê até 2 vezes mais sequinho*, deixando a fralda menos volumosa e fazendo com que o xixi desapareça.

 

Cada um em seu caminho

 

A forma como seu filho anda contará muito em sua personalidade. Ele é cauteloso e pensa antes de agir? Ele é audacioso e destemido? Não importa como consegue, uma vez que ele ficar em pé, já estará pronto!

A alegria da conquista o impulsiona de um dia para o outro e logo você terá que correr para alcançá-lo. Observe como ele tenta subir uma superfície inclinada ou como se comporta em uma superfície diferente, como a grama. Tudo é novidade para você e para o seu bebê.

Related Post

Nesse processo de aprender a andar, é importante que o bebê ande por ambientes seguros (sem esquinas e cantos pontiagudos) e sobre uma superfície estável. Além disso, não se esqueça de que o calçado dele deve ser confortável para ajudá-lo a ter equilíbrio.

 

Nova Pampers Confort Sec

 

Por conhecer a importância do sono e para ajudar nesse processo de evolução e crescimento dos bebês, a Pampers oferece às mamães e aos papais brasileiros uma nova fralda, que mantém os bebês até 2 vezes mais sequinhos*, proporcionando um sono sem interrupções.

A Nova Pampers Confort Sec conta com os revolucionários Extra Sec Pods, 3 canais ultra-absorventes localizados na parte central que absorvem até 27 vezes seu peso líquido e distribuem o xixi de maneira uniforme por toda a extensão da fralda, deixando-a menos volumosa e fazendo com que o xixi desapareça.

 

 

Após o sucesso do relançamento de Pampers Premium Care, com a inclusão da tecnologia exclusiva e inovadora dos canais ultra-absorventes Extra Sec Pods, Pampers traz outra novidade ao Brasil para oferecer mais uma experiência aprimorada para os bebês.

Em Agosto, a tecnologia dos Extra Sec Pods chegou à fralda Pampers mais vendida no País. A nova Pampers Confort Sec (antiga Total Confort) mantêm o bebê até duas vezes mais sequinho, fazendo com que o xixi desapareça*.

 

Adeus à fralda caída

 

Com novo nome, embalagem renovada e tecnologia revolucionária, a  Pampers Confort Sec dá continuidade a uma nova geração de fraldas que retêm e distribuem o xixi uniformemente por toda a extensão da fralda.

Assim como nosso recente lançamento da Premium Care, a nova Pampers Confort Sec com Extra Sec Pods também faz parte da nova geração de fraldas do mercado – muito mais sequinhas e tecnológicas.

A fralda fica tão seca que as mamães e os papais vão achar que é mágica e que o xixi realmente desaparece, graças aos canais ultrabsorventes que retêm o líquido.

“Trabalhamos para oferecer cada vez mais às famílias brasileiras tecnologia e conforto aprimorados, em prol do desenvolvimento feliz e saudável dos bebês.

Temos certeza de que os brasileiros vão dizer adeus à fralda caída com essa incrível inovação, que deixará os bebês mais felizes e mais bem dispostos para aprender após uma noite de sono tranquila e sem interrupções”, afirma Laura Vicentini, Diretora Pampers no Brasil.

 

Fraldas comuns x Pampers

 

Sua estrutura faz com que o xixi fique concentrado em apenas uma área da fralda, o que normalmente deixa o bebê molhado e a fralda caída, que incomoda o bebê.

Os Extra Sec Pods distribuem o xixi uniformemente para manter o bebê até 2 vezes mais sequinho*, sem deixar o líquido vazar ou a fralda cair.

Como o xixi é concentrado em uma área específica, a fralda pode ceder e inchar quando está cheia de líquido. A distribuição uniforme ajuda a reduzir o volume da fralda.

São compostas por um volumoso núcleo de fibras de celulose, que podem sair da fralda e deixar o bebê mais molhado.

Apresentam uma camada adicional de proteção e um núcleo fino de absorção que ajuda a distribuir e bloquear a umidade em toda a extensão da fralda, proporcionando até 12 horas de proteção** para a pele do bebê.

O corpo da fralda é de espessura média.  O corpo da fralda é mais fino, graças aos materiais superabsorventes, oferecendo excelente absorção e mais conforto para o bebê.

Sobre a Pampers®

 

Pampers é uma marca registrada da Procter & Gamble (NYSE:PG), sendo a maior marca global da empresa e a marca de fraldas de bebê mais vendida do mundo. Nosso negócio, criado pela Pampers, é inspirado em bebês e crianças.

Para obter mais informações sobre as fraldas Pampers e a Rede de Pais da Pampers, acesse www.pampers.com.br.

 

Sobre a Procter & Gamble

 

A P&G atende pessoas ao redor do mundo por meio de um dos portfólios mais fortes de marcas líderes, confiáveis e de qualidade, incluindo Always®, Ariel®, Bounty®, Downy®, Febreze®, Gillette®, Head & Shoulders®, Oral-B®, Pampers®, Pantene®, Tide® e Vicks®. A comunidade da P&G opera em aproximadamente 70 países.

Acesse www.pg.com para encontrar as notícias mais recentes e informações detalhadas sobre a P&G e suas marcas.

 

NOVA PAMPERS CONFORT SEC COM EXTRA SEC PODS

Conheça um pouco da história por trás da pesquisa sobre esta nova geração de fraldas criada pela Pampers:

  • Após vários anos de desenvolvimento, as novas fraldas Pampers Confort Sec trazem os revolucionários EXTRA SEC PODS, uma tecnologia exclusiva da Pampers.
  • Esse novo modelo, criado inicialmente em 2011, representa 4 anos de estudo de materiais, fabricação de fraldas e pesquisas com os consumidores.
  • No total, mais de 614 mil horas/pessoa de pesquisa em 4 continentes (América do Norte, América Latina, Europa Ocidental e Ásia) foram dedicadas à criação da nova fralda com Extra Sec Pods.
  • Para este projeto, a Pampers realizou 35 testes com consumidores em 7 países. Cerca de 9 mil bebês usaram a nova fralda durante as pesquisas sobre o produto.
  • Trinta novas patentes da tecnologia Extra Sec Pods foram registradas; sendo que um total de mais de 85 patentes relacionadas ao novo modelo de núcleo absorvente foram concedidas ou estão pendentes.
  • Em pesquisas, que incluem desde imagens 360 graus para avaliar o ajuste da precisão da fralda até tomografia computadorizada; para acompanhar o fluxo de fluidos dentro da fralda. Os pesquisadores do projeto utilizaram os equipamentos disponíveis mais sofisticados para que pesquisadores, técnicos e médicos aprimorassem o ajuste e o conforto da fralda para o bebê.

Conheça as principais características da nova geração de fraldas Confort Sec com Extra Sec Pods e seus diferenciais quando comparadas às fraldas comuns:

Agora, as mamães e os papais brasileiros vão encontrar a fralda Pampers Total Confort com um novo nome e uma experiência melhorada para o sono do bebê.

A Nova Pampers Confort Sec com os revolucionários Extra Sec Pods, uma nova geração de fraldas que retém e distribui o xixi uniformemente por toda a extensão da fralda, mantém o bebê 2 vezes mais sequinho* e faz com que o xixi desapareça.

Os revolucionários Extra Sec Pods são 3 canais ultra-absorventes localizados na parte central da fralda que absorvem até 27 vezes seu peso líquido; e distribuem o xixi de maneira uniforme por toda sua extensão, deixando-a menos volumosa e sem cair.

Os Extra Sec Pods trabalham como câmaras em conjunto para absorver o xixi, semelhante a um sistema de tubulação de água que coleta a água da chuva em uma cisterna.

Os 3 canais ultra-absorventes distribuem o xixi para as câmaras, onde ele fica armazenado longe da pele do bebê. Essa distribuição ocorre de maneira uniforme, ajudando que o bebê se mantenha até 2 vezes mais sequinho*, reduzindo o volume entre as pernas dos bebês.

*vs. fraldas comuns sem Extra Sec Pods.
**pode variar de acordo com os hábitos e características do bebê.

www.pampers.com.br | 0800 701 5515

Fashion Bubbles: Redação Fashion Bubbles - Portal com 17 anos e cerca de 20 mil artigos publicados. Um dos primeiros blogs de Moda do Brasil, no ar desde janeiro de 2006. Moda, beleza, entretenimento, tendências e muita inspiração nos mais diversos assuntos, como decoração, alimentação saudável e muito mais!

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais