Ensaio da Mangueira para o Carnaval 2023.

Carnaval 2023: dia, local e preço dos ensaios abertos de samba, em São Paulo e no Rio

Para quem está em clima de Carnaval 2023, Silvio Sallowicz fez um roteiro dos ensaios abertos das escolas de samba do Rio-São Paulo

Compartilhe

O Carnaval é, com certeza, a festa mais conhecida do país, atraindo turistas de todo o mundo, que chegam para acompanhar de perto a folia. A boa notícia é que mesmo faltando aproximadamente dois meses para a festa de Carnaval 2023, já é possível curtir dias de muita diversão e samba no pé, visitando as quadras das escolas de samba.

Afinal, as escolas começam a se preparar com meses de antecedência e são comuns os ensaios abertos ao público, tanto para levantar fundos para a agremiação como para aproximar a comunidade do Carnaval.

Ensaios abertos de escola de samba

“São eventos completos, com comida, bebida, roda de samba e até shows de artistas, além de, é claro, a chance de ver bem de pertinho uma prévia do desfile de escolas icônicas e premiadas”, diz Silvio Sallowicz, especialista em turismo e CEO da Duo & Ecco, empresa referência em eventos e turismo de incentivo.

Portanto, para quem gostou da ideia, Sallowicz dá todas as dicas sobre como e onde assistir os ensaios abertos de seis das principais escolas de samba de São Paulo e do Rio:

Duas mulheres sambando na escola de samba para o carnaval 2023.

Onde e quanto custa assistir um ensaio de escola de samba?

A seguir, trouxemos informações sobre as 6 maiores escolas de samba do país: Vai-Vai, Rosas de Ouro, Mocidade Alegre, Mangueira, Portela e Beija-Flor, confira:

1. Vai-Vai

Fundada no Bixiga, a Vai-Vai, berço do samba paulista, é a maior vencedora do Carnaval de São Paulo, com quinze títulos.

Os ensaios abertos da escola para o carnaval de 2023 acontecem na Quadra do Sindicato dos Bancários, bem próxima à Praça da Sé, e os ingressos custam, em média, 20 reais. 

Endereço: Rua Tabatinguera, 192 – Centro, São Paulo. 

Instagram: @vaivaioficial

2. Rosas de Ouro

A Rosas de Ouro é uma das mais jovens do grupo especial de São Paulo, natural da Brasilândia. Assim, com apenas 51 anos de existência, já faturou nove títulos na avenida.

Além dos ensaios abertos, que sempre acontecem na quadra da escola e custam, em média, 15 reais, a Rosas de Ouro fez recentemente a primeira edição da Feijoada em Azul e Rosa, evento que combina o bufê do delicioso prato típico com muito samba no pé. 

Endereço: Rua Coronel Euclides Machado, 1066 – Jardim das Graças, São Paulo. 

Instagram: @rosasdeouro.ensaios

3. Mocidade Alegre

Conhecida como “a morada do samba”, a Mocidade Alegre, natural do Bairro do Limão, na zona norte paulistana, foi fundada em 1968 e já foi campeã do grupo especial dez vezes.

Além disso, o diferencial da agremiação é que ela também faz alguns eventos abertos na rua, onde não se cobra entrada. Por outro lado, já para os ensaios na quadra, sempre aos domingos às 18h, o ingresso custa 15 reais, mas só é cobrado de quem chegar após às 19h.

Endereço: Rua Samaritá, 1020 – Jardim das Laranjeiras, São Paulo

Instagram: @mocidadealegre

4. Mangueira

Tradicional por seus famosos sambistas, incluindo o eterno Cartola, a Estação Primeira de Mangueira, com seus 94 anos de história, é considerada uma das escolas de samba mais famosas do mundo.

Portanto, os ingressos para os ensaios podem ser adquiridos no site https://ingresso.mangueira.com.br/

Endereço: Rua Visconde de Niterói, 1450 – Mangueira, Rio de Janeiro

Instagram: @mangueira_oficial

5. Portela

Maior campeã da história do Carnaval carioca, a Portela está preparando um desfile muito especial para comemorar seu centenário, que vai acontecer em 2023.

Seguindo uma série de ensaios-show chamados de ‘Portela Convida 2023’, a escola recebe outras escolas para eventos antes do Carnaval. Os ingressos, que começam no valor de 10 reais, podem ser encontrados no site https://www.ingresse.com/

Endereço: Rua Clara Nunes, 81 – Madureira, Rio de Janeiro

Instagram: @oficialportela

6. Beija-Flor

Por fim, natural de Nilópolis, município na região metropolitana do Rio, a escola participa há anos do desfile no sambódromo. Aliás, a Beija-Flor é a grande campeã do Carnaval recente do Rio, com oito títulos desde o ano 2000.

Os ensaios abertos da Azul e Branca acontecem na quadra da escola sempre  às quintas, a partir das 21h e os ingressos custam a partir de 20 reais. 

Endereço: Rua Pracinha Wallace Paes Leme, 1025 – Centro, Nilópolis

Instagram: @beijafloroficial

Sobre a Duo & Ecco

Com atuação no Brasil e no mercado internacional, a empresa é referência em viagens de incentivo, eventos corporativos, premiações de colaboradores e live marketing.

Desta forma, no mercado brasileiro, sua reputação é reconhecida amplamente, sendo que faturou 22 Prêmios Caio, conhecido como o Oscar brasileiro das viagens de incentivo.

É a empresa pioneira em seu modelo de negócios, com a inovação como pilar central de seus negócios, e também a primeira do segmento a receber a certificação internacional SITE Crystal Awards.

Além disso, no DNA do grupo está a inovação e a personalização, além da empatia e do apoio à diversidade e à inclusão. Recentemente, as viagens de capacitação executiva entraram no portfólio de serviços.

Com grande reputação e credibilidade, a empresa comemora seus 27 anos com o lançamento de uma marca única, a Duo & Ecco, fusão das duas organizações fundadas pelo CEO Silvio Sallowicz e seu sócio Gerson Palmeira.

Em conclusão, a atenção aos detalhes, a criatividade e o planejamento impecável são características que a Duo & Ecco adota para criar experiências memoráveis.

  • Em seguida, leia também Horóscopo 2023: previsões para cada signo, números e dias da sorte

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias