Você sabia que a cebola é uma ferramenta que ajuda na limpeza da casa? Além de servir como um tempero marcante na gastronomia, este legume é um truque para manter as panelas e a grelha sempre brilhando.

Embora quando o assunto seja sabor, a cebola divida opiniões, não há como negar a versatilidade deste alimento. Afinal, ele serve também para remover ferrugem, tirar manchas de roupas, repelir insetos, entre outros.

Quer saber como? Então continue lendo e guarde bem todas as dicas!

1. Limpa grelhas, panelas e frigideiras

Pessoa limpando a grelha com a cebola.
Fonte: Canva

Quem é dona de casa sabe a dificuldade que é manter esses itens sempre limpos, especialmente quando há gordura envolvida. Porém, o que costuma ser uma tortura após um final de semana cheio de diversão, pode se transformar em uma simples tarefa.

Isso porque tudo que você precisa para realizar a limpeza de grelhas, panelas e frigideiras custa menos de um real: uma cebola. Para que a mágica aconteça, basta seguir o passo a passo:

  1. Esfregue uma cebola descascada na panela ou grelha suja;
  2. Em seguida, adicione água morna e deixe de molho por cerca de 20 minutos para ajudar a amolecer a sujeira;
  3. Por fim, basta lavá-la normalmente e pronto!

Esse método pode ser utilizado para lavar os três tipos de utensílios. Além disso, vale destacar que a cebola possui propriedades antimicrobianas, ou seja, mata qualquer tipo de micróbio que tenha ficado na superfície do item.

2. Remove ferrugem

Ferramenta enferrujada.
Fonte: Canva

Ninguém merece ver uma cadeira, mesa ou porta enferrujada, não é mesmo? Além de envelhecer o móvel, também estraga a decoração do ambiente. Por isso, quanto antes removê-la, menos dor de cabeça. Afinal, com o passar do tempo a ferrugem pode se espalhar e corroer ainda mais o interior do item.

Além disso, a técnica de utilizar a cebola para tirar a ferrugem serve também para objetos pequenos como talheres, tesoura e ferramentas. Basta seguir o passo a passo:

Materiais:

  • 1/2 cebola
  • Graxa
  • Pano limpo

Passo a passo:

  1. Utilize uma das metades para esfregar, com a parte interna, o item enferrujado;
  2. Em seguida aplique um pouco de graxa sobre a peça a restaurar e deixe agir por 5 minutos;
  3. Por fim, basta utilizar o pano limpo para esfregar até que a ferrugem tenha saído por completo.

  • Aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

3. Tira sujeira do exaustor

Pessoa de luvas irá limpar o exaustor usando cebola.
Fonte: Canva

Especialmente quem mora em apartamento pequeno, possui exaustor. O equipamento ajuda a diminuir a fumaça que fica presa dentro da cozinha. Porém, após algumas semanas de uso, é possível reparar os primeiros sinais de sujeira.

Para não ter que contratar uma empresa especializada e gastar uma verdadeira fortuna, é possível utilizar nada mais do que uma cebola para acabar com a sujeira do exaustor. Portanto, veja a lista de materiais e o passo a passo:

Materiais:

  • 1/2 cebola ralada
  • Bicarbonato de sódio
  • 250ml de água
  • Pano úmido

Passo a passo:

  • Em primeiro lugar, misture a cebola com o bicarbonato e a água;
  • Adicione a solução em um borrifador e espalhe pela grade do exaustor;
  • Deixe agir por 30min;
  • Por fim, utilize um pano úmido para remover a sujeira.

4. Remove manchas

Mulher olhando mancha na camiseta.
Fonte: Canva

Só quem já manchou uma roupa preferida sabe a frustração que é. Porém, ao invés de jogá-la fora ou pintá-la de outra cor, saiba que é possível remover essa mancha utilizando cebola!

Esse benefício do legume é causa por uma substância chamada peróxido de carbono, que é encontrada em suas propriedades. Como resultado, ela é capaz de penetrar nos tecidos sem manchá-los. Além disso, vale relembrar a capacidade antimicrobiana da cebola.

Confira o passo a passo:

  1. Em primeiro lugar, será necessário ralar metade de uma cebola;
  2. Depois, aplique o legume ralado sobre a mancha e deixe agir por 10 minutos;
  3. Por fim, basta colocar a roupa na máquina de lavar, normalmente.

Este último passo é importante para remover o forte cheiro da cebola.

5. Remove as energias ruins

Mulher descascando cebola.
Fonte: Canva

As energias de uma casa refletem diretamente na vida emocional e até física dos moradores. Por isso, utilizar métodos que as afastam de dentro do lar, é sempre muito importante. Mas, você sabia que é possível utilizar a cebola para isso?

Isso porque além de ingrediente para receitas, o alimento oferece uma série de propriedades medicinais.

Você já deve ter ouvido pessoas mais velhas falarem sobre os perigos de deixar uma cebola aberta na geladeira, não é mesmo? Isso porque o legume é um “sugador” de coisas ruins. Por isso, existe a tradição de sempre que uma pessoa ficar doente, é colocado uma rodela de cebola na meia durante a noite.

O objetivo é que esse alimento sugue o vírus ou bactéria que está no corpo e no dia seguinte você se desfaça desse pedaço de cebola para se livrar de uma gripe ou resfriado.

Esta mesma técnica é utilizada para purificar o ambiente. Porém, existem duas formas de o fazer:

  1. Em primeiro lugar, espalhar fatias de cebola pelos cômodos da casa, especialmente quando o clima parecer mais pesado e aguarde até uma hora antes de jogá-las fora;
  2. Por outro lado, há quem prefira queimar as cascas do legume para evitar o desperdício. Para isso, é necessário colocar um punhado de cascas em uma panela com algumas gostas de álcool. Em seguida, basta ligar o fogo e espalhar a fumaça pela casa.

6. É repelente

Cebola atua como repelente.
Fonte: Canva

Lugares mais afastados do centro urbanos e regiões quentes sobrem com a quantidade de insetos dentro e fora de casa. Por isso, afastá-los é muito mais do que um conforto, mas também uma forma de se prevenir contra agentes de doenças.

Sendo assim, a cebola ganha mais uma utilizada no lar brasileiro, que embora não esteja relacionado à limpeza, é bastante útil.

Estudos internacionais avaliaram que repelentes que possuem propriedades da cebola são bastante eficazes e apresentaram um excelente resultado. Portanto, usar técnicas mais simples também pode resolver o problema.

Para isso, existem duas formas de usar o legume:

  1. Ralar uma cebola, colocá-la de molho na água quente por 12h e depois borrifar em locais onde os insetos costumam passar;
  2. Picar a cebola e deixá-la no caminho dos insetos.

7. Acaba com o odor de tinta

Mulher pintando a parede de amarelo.
Fonte: Canva

Quem está construindo ou reformando sabe que o cheiro de tinta é muito desagradável e chega a dor dor de cabeça em algumas pessoas. Por isso, utilizar a cebola para acabar com esse problema é uma solução simples, prática e, o melhor, sem ter que gastar muito.

Portanto, se você está com a parede recém pintada, confira esse passo a passo:

  1. Em primeiro lugar, corte algumas fatias de cebola e coloque-as de molho em uma tigela com água morna;
  2. Agora, coloque a mistura no cômodo com cheiro de tinta e mantenha janelas e portas fechadas;
  3. Por fim, no dia seguinte, jogue fora o líquido e repare que o cheiro de tinta terá ido embora.

Conclusão

A cebola é muito mais do que um simples alimentos que é consumido em muitos lares brasileiros. O legume possui uma série de utilidades e, dentre elas, a de limpar vários itens e móveis dentro de casa.

Portanto, não há porque pagar uma fortuna em produtos de limpeza quando é possível aproveitar uma única cebola para solucionar o problema.