Chá para gripe e resfriado: receita caseira fácil de fazer

A fim de aliviar os sintomas de forma natural? Veja as principais opções de chás para gripe e resfriado, modo de preparo e contraindicações

- Continue depois da Publicidade -

Você sabia que é possível aliviar sintomas como coriza e dor de garganta com opções de chá para gripe e resfriado? Afinal, as infusões são alternativas naturais que podem diminuir ou dispensar o uso de remédios.

Em seguida, você conhece as soluções caseiras que ajudam a tratar esses problemas. Ao mesmo tempo, aprenda como preparar cada uma e os cuidados ao consumir. Continue acompanhando!

 

Qual é o melhor chá para gripe?

 

Antes de mais nada, é necessário saber o que é gripe. Por definição, é uma infeção viral causada por vírus Influenza, que atinge o sistema respiratório: nariz, garganta e pulmões.

O resfriado e a gripe podem parecer muito semelhantes no início, visto que são doenças respiratórias e podem causar sintomas parecidos. Entretanto, vírus diferentes causam essas duas condições. Estão entre os sintomas em comum: nariz escorrendo ou entupido, espirros, dores no corpo e fadiga.

- Continue depois da Publicidade -

No entanto, existem nutrientes específicos que ajudam a aliviar os sintomas. Entre eles estão antioxidantes, vitaminas A, C e E, proteína, fibras, Zinco.

Assim sendo, as principais opções de chá para gripe são:

- Continue depois da Publicidade -

  • Mel com limão;
  • Alho;
  • Chá de equinácea;
  • Casca de laranja com gengibre;
  • Chá verde com limão.

Logo depois, saiba como cada um deles funciona e aprenda a preparar!

 

 

- Continue depois da Publicidade -

1. Chá de mel com limão

 

mel com limão
Fonte: Freepik

 

De acordo com uma pesquisa científica, o chá de mel com limão é uma ótima opção, pois pode aliviar a dor de garganta. O estudo também aponta que o mel é um supressor de tosse eficaz. Além disso, possui uma variedade de propriedades antibacterianas e antimicrobianas.

Já o limão é uma excelente fonte de vitamina C. O nutriente desempenha um papel central no sistema imunológico, diminuindo a inflamação e aumentando a função das células imunológicas.

Nesse sentido, aumentar a ingestão de vitamina C também pode ajudar a tratar e prevenir muitos tipos de infecções respiratórias e sistêmicas.

Mas fique atento quanto as contraindicações! O mel não é indicado para menores de 1 ano de idade. Isso porque, na maioria das vezes, contém esporos botulínicos que o sistema imunológico dos bebês não consegue combater.

 

 

2. Chá de alho

 

chá de alho
Fonte: Freepik

 

Ainda assim, chá de alho é uma excelente alternativa natural para aliviar os sintomas da gripe. Segundo estudos, o alho contém o composto alicina, que pode conter propriedades antimicrobianas.

A fim de ajudar a evitar o mau hálito do alho, é possível fazer uma mistura de vinagre de maçã e água com mel. Uma rodela de limão também pode resolver o problema.

Assim, para o preparo do chá, você pode adicionar limão e mel. Dessa forma, a infusão irá reduzir a gravidade dos sintomas do resfriado.

 

 

3. Chá de equinácea

 

equinácea
Chá de equinácea também é uma ótima opção. Fonte: Pixabay

 

Por sua vez, o chá de equinácea também é um aliado para controlar a gripe. Seus ingredientes ativos incluem flavonóides, substâncias químicas que têm vários efeitos terapêuticos no corpo. Eles podem, por exemplo, estimular o sistema imunológico e reduzir a inflamação .

Um estudo científico sugere que tomar equinácea pode diminuir o risco de desenvolver o resfriado comum em mais de 50%. Do mesmo modo, é capaz de reduzir a duração de um resfriado.

Todavia, atenção: o chá de equinácea é recomendado para adultos que não têm doenças crônicas. O ideal é consumir até três vezes ao dia, por no máximo uma semana.

 

 

4. Chá de casca de laranja com gengibre

 

laranja e gengibre
Fonte: Pixabay

 

Ao mesmo tempo, o chá de casca de laranja com gengibre está entre os remédios naturais que reduzem os sintomas da gripe. Isso porque a laranja é fonte de vitamina C, nutriente essencial para o sistema imunológico.

O consumo da vitamina C, então, ajuda a aliviar infecções do trato respiratório, incluindo o resfriado comum.

Segundo um estudo, o gengibre pode amenizar a dor de garganta causada pela gripe ou resfriado. Além disso, diminui o tempo de recuperação. Isso ocorre porque o gengibre possui compostos que podem aumentar a imunidade.

Entretanto, pode existir alergia ao gengibre. Também tenha cuidado ao usar chás e suplementos regularmente se estiver grávida, pois o gengibre causa desconforto gástrico. Interrompa o uso se isso acontecer.

Você também pode optar por marcas recomendadas pelo seu médico ou farmacêutico. Certifique-se de que os produtos que você escolher contêm gengibre real.

 

5. Chá verde com limão

 

chá verde com limão
Veja os benefícios desse chá. Fonte: Freepik

 

Além disso, uma pesquisa científica aponta que o chá verde com limão também ajuda no combate ao resfriado e gripe.

Visto que o limão possui vários nutrientes necessários para o sistema imunológico, quando misturado com chá verde, torna-se uma infusão poderosa. A combinação aumenta a imunidade e os níveis de energia.

Estudos descobriram que certos compostos do chá verde, como EGCG, podem melhorar a função imunológica e proteger contra doenças autoimunes.

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

O chá verde é uma fonte natural de cafeína, estimulante do sistema nervoso central que geralmente é usado para aumentar os níveis de energia. Ou seja, como a fadiga é predominante quando se está gripado, a infusão ajuda a dar mais disposição.

 

 

Como fazer chá para gripe?

 

Agora, visto que os benefícios dos chás já foram apresentados, vale saber como prepará-los.

 

Chá de mel com limão: modo de preparo

 

Os ingredientes são:

  • 2 colheres (sopa) de mel;
  • 1 xícara (chá) de água fervente;
  • Suco de 1 limão.

Para preparar, adicione o mel à xícara de água fervente, mexa bem até se tornar uma mistura uniforme. Logo depois, acrescente o suco puro de 1 limão. É importante colocar o suco por último a fim de garantir que a vitamina C presente na fruta seja aproveitada.

Recomenda-se tomar o chá de mel com limão de 2 a 3 vezes ao dia, no máximo.

 

 

Modo de preparo do chá de alho para gripe

 

Você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 3 dentes de alho;
  • 1 xícara (chá) de água;
  • Suco de 1/2 limão;
  • 1 colher (sopa) de mel.

Comece amassando os dentes de alho. Em seguida, adicione-os em uma panela com a água e deixe ferver por cerca de 5 minutos. Logo após, é hora de acrescentar 1/2 limão espremido e a colher de mel. Feito isso, é só tomar enquanto estiver morno.

 

Passo a passo de como preparar chá de equinácea

 

Nessa receita, você irá precisar de:

  • 1 colher de sopa de folhas secas de equinácea;
  • 1 xícara de água fervente.

O modo de preparo é muito simples: coloque a equinácea na água fervente e espere por 10 minutos. Logo depois, basta coar e está pronto!

 

Como fazer chá de casca de laranja com gengibre?

 

Para preparar esse chá, os ingredientes são básicos:

  • 1 pedaço de gengibre com cerca de 2 cm;
  • 600 ml de água filtrada ou mineral;
  • Casca de uma laranja.

Em primeiro lugar, fatie o gengibre. Logo depois, coloque em uma panela com a água e a casca da laranja. Leve ao fogo e deixe ferver por 10 minutos. Então, retire do fogo e deixe em infusão durante 5 minutos. Por fim, é só coar e está pronto para beber.

 

Passo a passo do chá verde com limão

 

Os ingredientes do chá para gripe são:

  • 1 litro de água;
  • 2 colheres (sopa) de folhas de chá verde;
  • 2 limões.

Comece fervendo 1 litro de água e, posteriormente, desligue o fogo. Logo depois, adicione o chá verde e deixe em infusão por 5 minutos. O último passo é coar o chá e adicionar o suco de limão.

Uma dica é adoçar com mel orgânico, já que o alimento é um forte aliado no controle dos sintomas gripais.

 

 

 

Cuidados ao tomar um chá para gripe

 

Entretanto, é preciso ficar atento quanto ao consumo excessivo dos chás. Conheça as contraindicações!

Nesse sentido, o chá de mel com limão não é indicado para crianças com menos de 1 ano. Do mesmo modo, diabéticos e alérgicos devem evitar o consumo. No caso do limão, quem tem problemas no estômago, como úlceras, gastrite, refluxo e hérnia de hiato deve evitar a infusão.

Já o chá de alho não é aconselhável a bebês e, consequentemente, não é indicado para mães que amamentam. Fique atento quanto ao consumo em excesso, pois pode causar reações gástricas por irritação da mucosa, reduzir a coagulação do sangue e causar hipotensão arterial.

Cuidado também ao ingerir o chá de casca de laranja com gengibre, porque há risco de ter alergia ao gengibre. Gestantes devem evitar a bebida devido ao desconforto gástrico.

Atenção sobre as contraindicações do chá verde: mulheres grávidas ou que estejam amamentando não podem consumir o chá. Além disso, pessoas com problemas nos rins ou fígado, anemia, úlceras gástricas e gastrite não devem tomar esse chá.

Da mesma forma, chá verde não deve ser consumido por quem tem problemas na tireoide. Afinal, alguns estudos indicam que a bebida pode alterar o funcionamento da glândula. Pessoas que possuem insônia também devem evitar o consumo do chá por causa de seu teor de cafeína.

 

  • Confira também Mel com canela: para que serve, benefícios e como consumir

 

Chá para gripe: conclusão

 

Mel com limão, alho, equinácea, laranja, gengibre e chá verde possuem propriedades que auxiliam no controle da gripe e do resfriado. Além disso, são alimentos fáceis de se encontrar.

Então, esses chás são indicados como receitas naturais e caseiras bem simples, o que diminui o uso de remédios. E, claro, na dúvida, vale consultar o seu médico. Assim sendo, depois de ler os benefícios, modo de preparo e contraindicações, você já sabe como aliviar esses sintomas.

Por fim, que tal acompanhar nosso canal de Saúde? Lá você encontra outros chás poderosos e remédios caseiros para tratar doenças e promover bem-estar.

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes