Luiz Inácio da Silva, o ex-presidente do Brasil conhecido como Lula, se casou com a socióloga Rosângela Silva, a Janja. O casamento aconteceu na quarta-feira, 18 de maio, no bairro Morumbi, em São Paulo.

A cerimônia começou por volta das 19h, mas seus detalhes foram pouco revelados. Esse é o 3º casamento de Lula. Sua primeira esposa foi Maria de Lourdes da Silva. Em 1974, ele se casou com Marisa Letícia Lula da Silva, que faleceu vítima de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) em 2017.

Veja em seguida tudo sobre o casamento de Lula e Janja, vestido da noiva, festa da celebração e lista de convidados:

Casamento Lula e Janja: vestido da noiva

Foto do vestido da noiva Janja, casamento com Lula.
Assim estava a noiva de Lula, a socióloga Rosângela Silva, a Janja. Fonte: Instagram @lulaoficial

Janja se casou com o ex-presidente Lula (PT) vestindo um longo modelo assinado pela estilista Helô Rocha.

O vestido escolhido pela noiva é feito em organza, um tipo de tecido de seda. Na cor off white, ainda mais, a peça é coberta por artesanato potiguar, que são bordados produzidos por cidadãos de Timbaúba dos Batistas, um município da região do Seridó, sertão do Rio Grande do Norte.

Esse bordados, assim que costurados à roupa, recebem um acabamento na etapa final: pontos de luz para trazer mais sofisticação.

Antes de tudo, o vestido começou a ser produzido em janeiro, e Janja o experimentou pelo menos 4 vezes antes da cerimônia. O valor da peça não foi divulgado, mas Helô Rocha assina vestidos de noiva que foram usados por várias famosas, como Ísis Valverde e Preta Gil.

A festa de casamento

Foto dos pombinhos.
Veja os detalhes da festa em seguida: Fonte: Instagram @lulaoficial

  • Logo depois, nos siga no Google News e acompanhe as novidades direto do seu smartphone. Basta clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

A festa de casamento de Lula e Janja aconteceu na quarta-feira, 18/05, em um buffet no Brooklin, na zona sul de São Paulo. Os convidados puderam curtir a celebração madrugada adentro, pois ela estava prevista acabar às 3h30.

Fontes revelaram ao UOL que a cerimônia seguiu os protocolos tradicionais. Lula, então, chegou ao local às 18h25, Janja, às 19h27. Os pombinhos saíram por volta da 0h15. Eles não falaram com a imprensa. Não teve tumulto, e a celebração seguiu para os convidados.

Segundo o biógrafo do Lula, Fernando Morais, os recém-casados fizeram votos religiosos iguais, lidos por ambos.

Outro convidado revelou ao UOL que o ex-presidente e Janja se emocionaram em diversas ocasiões. Assim que acabou a festa, os dois foram para uma sala exclusiva e os convidados, para o espaço de jantar. Além disso, teve valsa dos noivos e também corte do bolo.

Falando em bolo, o da festa do casamento de Lula e Janja era branco, de 4 andares e com as iniciais dos noivos, L e J.

Os convidados tiveram os celulares confiscados. Somente três médicos que foram convidados podiam ficar os dispositivos móveis. As fontes do UOL revelaram que Janja organizou o casamento com a ajuda das amigas. Elas decidiram os detalhes em 15 reuniões e 4 meses de preparação.

  • Ao mesmo tempo, leia Micro Wedding: saiba tudo sobre a tendência intimista

Casamento Lula e Janja: lista de convidados

Foto do Lula e da Janja.
Fonte: Instagram @lulaoficial

  • Logo após, leia Anel de noivado: 12 anéis das celebridades para se inspirar

Rolou um grande mistério sobre os convidados do casamento de Lula e Janja. Afinal, foram entre 100 e 150 pessoas, incluindo figuras políticas e artistas amigos dos pombinhos.

Todos receberam convites em papel com um QR Code, que direcionava os convidados para um site onde deviam confirmar a presença.

Confira em seguida alguns convidados do evento:

  • Franklin Martins, ex-ministro, e sua esposa, Mônica Amorim;
  • Marco Aurélio de Carvalho, advogado;
  • Dom Angélico Sândalo Bernardino, bispo emérito de Blumenau (SC) e amigo de Lula;
  • Gleisi Hoffmann (PR), presidente nacional do PT;
  • Dilma ROusseff (PT), ex-presidente;
  • Geraldo Alckmin (PSB), ex-governador de São Paulo;
  • Fernando Haddad (PT), pré-candidato ao governo de São Paulo, e sua esposa, Ana Estela;
  • Flávio Dino (PSB), governador do Maranhão;
  • Fátima Bezerra (PT), governadora do Rio Grande do Norte;
  • Paulo Câmara (PSB), governador de Pernambuco;
  • Marcelo Freixo, pré-candidato ao governo do Rio;
  • Cristiano Zanin e Valeska Zanin, advogados do Lula na Lava Jato e no processo da ONU;
  • Alexandre Padilha (PT-SP), deputado federal;
  • Benedita da Silva (PT-RJ), ex-governadora e deputada federal, e o marido Antonio Pitanga;
  • Wellington Dias (PT), ex-governador do Piauí;
  • Fernando Morais, biógrafo do ex-presidente Lula;
  • Marta Suplicy, secretária municipal de Relações Internacionais de São Paulo;
  • Claudia Troiano, secretária de Lula;
  • Paulo Okamoto, membro da diretoria do Instituto Lula;
  • José Seripieri Junior, empresário;
  • Augusto de Arruda Botelho, advogado, e a esposa, Ana Cláudia Michels.

Enfim, entre os artista convidados, estão a apresentadora Bela Gil e seu marido, João Paulo Demasi; Os cantores Duda Beat, Gilberto Fil, Teresa Cristina, Daniela Mercurty; o apresentador Paulo Vieira com a namorada; e o ex-BBB Gilberto José, conhecido como Gil do Vigor, com sua mãe.

Noite de Núpcias dos recém-casados

Após o casamento, os pombinhos Lula e Janja curtiram lua de mel no hotel Grand Mercure Ibirapuera, na Vila Clementino, Zona Sul de São Paulo. Este hotel 5 estrelas é usado há anos pelos petistas para reuniões e hospedagens, afinal.

Os recém-casados ocuparam uma suíte nupcial, de preço mínimo R$ 3 mil. Mas o valor final pode variar a depender dos mimos escolhidos pelos hóspedes: chocolates, flores e comes e bebes.

Lula e Janja

Assim que Lula deixou a prisão, em 2019, Janja e o ex-presidente assumiram publicamente o relacionamento.

O namoro teria começado em dezembro de 2017. Todavia, em maio do ano seguinte, ele foi preso pela Operação Lava Jato, em Curitiba, onde Janja morava. A socióloga visitou o ex-presidente na Superintendência da Polícia Federal todas as semanas.

O casamento dos dois foi anunciado em abril de 2022. Assim sendo, o ex-presidente Lula, em entrevista à rádio Jangadeiro BandNewsFm, afirmou:

“Vou casar agora no mês de maio para dizer ao povo brasileiro: eu confio tanto no Brasil, que aos 76 anos de idade vou casar. Porque eu amo a pessoa que eu vou casar e porque eu amo meu país. E sobretudo porque eu amo esse povo, porque esse povo é responsável por tudo o que aconteceu na minha vida”.

Luiz Inácio da Silva

Por último, você gostou do vestido, da festa e dos convidados do casamento de Lula e Janja? Você pode, aliás, conferir mais dicas e inspirações na nossa categoria Casamento. Enfim, nos acompanhe por lá também!